/
/
Geração Z: os grandes influenciadores do consumo moderno

Geração Z: os grandes influenciadores do consumo moderno

Com a ascensão do público Z no cenário de compras, é preciso que as marcas ofereçam atendimentos, produtos e serviços que se ajustem às necessidades e preferências dos mesmos

Você, alguma vez, já ouviu falar sobre a geração Z? Bom, eu aposto que sim. De todo modo, para entender melhor, essa linhagem, também conhecida como Gen Z, corresponde às pessoas nascidas durante o advento da Internet e do crescimento de novas tecnologias digitais.

Essa tão falada geração, caracterizada pela alta conectividade virtual, tem dominado, com seus gostos, hábitos, ideias e tendências, os mais diversos cenários sociais, principalmente em relação aos nichos de consumo online e físico.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Geração Z vai às compras

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que a Gen Z possui comportamentos aquisitivos diferentes das demais linhagens (X, Y e Baby Boomers).

“A geração Z tem como padrão um viés mais minimalista e focado em sustentabilidade, inclusão e diversidade, sempre levando em consideração o fator tempo e urgência em suas tomadas de decisão”, comenta Yan Yuri, especialista em Novos Negócios e Marketing Digital na Solução Consultoria Empresarial.

Os hábitos de consumo da geração Z são muito específicos e autênticos. Logo, para acompanhá-los, é preciso investir nas medidas certas.

De acordo com Yan Yuri, para realizar um acompanhamento eficiente, é fundamental que as marcas estejam conectadas com as redes sociais do momento, seja para gerar relacionamento ou para elaborar uma análise mercadológica.

Além de acompanhar os gostos e padrões da Gen Z, é preciso que as empresas mantenham uma boa comunicação com os mesmos. E para isso, uma das melhores maneiras é apostar em diferentes meios, como redes sociais, chatbots, aplicativos, SMS, influenciadores e assistência omnichannel. Apesar disso,é preciso ter em mente que somente a presença digital da marca pode não ser o suficiente. Hoje o consumidor faz questão de um atendimento personalizado.

Descobrindo as informações

Agora que foi dito como conquistar a Gen Z, é necessário compreender de que forma as marcas podem descobrir todas essas informações.

“Em primeiro lugar, as empresas têm que ter um olhar curioso e aberto para entender quais lições essa geração tem a compartilhar. Quais as séries, programas de TV, mídias sociais e estilos musicais elas estão consumindo? E o que esses conteúdos representam? Quais mensagens eles passam? É preciso estar aberto para captar tais gostos e expressá-los de uma forma verdadeira na marca”, esclarece Mayara Boaretto, sócia-fundadora da Iamani, empresa de chás orgânicos.

Além disso, também é fundamental que as instituições contem com fontes internas de dados, seja de vendas, navegações, programas de fidelidade e até enquetes e pesquisas com a base de clientes. “Um programa bem administrado de CRM pode gerar muitos dados, identificar comportamentos e ocasionar insights de negócios”, conclui.

Conheça o Mundo do CX

Desafios para conquistar a geração Z

Apesar dos ensinamentos apontados, conquistar a geração Z não é uma missão rápida e muito menos fácil. Para Yan Yuri, o fato dessa linhagem não ser apegada em questões materiais e mudar de ideia tão rapidamente, se tornam dois grandes empecilhos na hora de cativá-los.

Já para Silvio Sallowicz, CEO da Duo e Ecco, dois grandes obstáculos para encantar a Gen Z são os fatores comunicabilidade e conectividade.

“A geração Z é composta por jovens multitarefas, expostos a incontáveis informações durante todo o dia. Eles são exigentes, gostam de muita rapidez e pouca complicação na hora de comprar algo. No caso, a comunicação com esse público precisa ser surpreendente e desafiadora, e os profissionais de marketing têm necessidade de se conectar a eles em termos específicos, para que não pareçam assustadores ou invasivos demais”, discorre o executivo da Duo e Ecco.

Como pode ser observado, conquistar a Gen Z não é uma tarefa fácil, contudo, os benefícios dessa conquista são de grande importância para as marcas.

Conforme explica Silvio Sallowicz, cativar essa linhagem irá ajudar diretamente as empresas em quesitos financeiros e comunicativos. Isso porque tal público, em breve, irá ultrapassar a geração Y em número de consumidores, além de que os mesmos estão iniciando a vida profissional e, em um curto período de tempo, se tornarão o principal grupo no mercado de trabalho. “Ademais, a geração Z tem muito poder de barganha com os seus pais e, por isso, eles já têm uma influência grande sobre os padrões de consumo de suas casas”, acrescenta.

Mantendo a fidelidade

Após conquistar a tão aclamada geração Z, o próximo passo é mantê-la fiel à marca. Entretanto, a pergunta que fica é: quais são as iniciativas ideais para realizar essa tarefa?

Para Mayara Boaretto, as empresas precisam se atualizar o tempo todo, se posicionar de forma inteligente sobre questões relevantes para a sociedade e propor inovações que resolvam as demandas do momento.

Um ponto importante a ser citado é sobre os cuidados necessários para agradar a Gen Z sem prejudicar as demais linhagens.

Mayara Boaretto analisa que uma das principais cautelas é não fazer o uso de apenas um meio de comunicação para divulgar produtos e serviços, mas sim chegar em pessoas diferentes por vias diferentes.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

conarec2022


+ Notícias

Como a Geração Z e os millennials estão redefinindo o consumo em streamings

Como a ciência comportamental impulsiona a inovação bem-sucedida

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]