/
/
Geração Z usa ativismo digital para moldar mercado mais sustentável

Geração Z usa ativismo digital para moldar mercado mais sustentável

De que forma essa geração, que já nasceu conectada, tem afetado as estratégias das marcas em prol de um mercado de consumo mais consciente?

Conectada globalmente e consciente das questões sociais e ambientais, a Geração Z tem um impacto cada vez maior na economia. Com poder de compra de mais de US$ 3,4 trilhões em 2018, segundo a consultoria OC&C, e forte influência sobre os gastos familiares, os jovens estão usando o ativismo digital para mudar práticas empresariais e exigir um ambiente de negócios mais sustentável.
Nascidas entre 1996 e 2010, os integrantes da Geração Z valorizam a transparência, a autenticidade e a responsabilidade social. Para se ter ideia, em 2020, esta geração irá ultrapassar os Millennials e será composta de 32% da população mundial, segundo análise da Bloomberg.
De acordo com pesquisa da Nielsen, os consumidores dessa geração usam as ferramentas que têm à disposição – o poder de compra e a influência na família e nas redes sociais – para pressionar empresas por mudanças na forma de fazer negócios.

Consumo consciente

Uma pesquisa da DoSomething Strategic mostrou que mais de 75% dos jovens da Geração Z compraram ou considerariam comprar um produto de uma marca que apoia causas em comum. Eles também estão dispostos a boicotar marcas. Mais de 65% deixariam de comprar ou apoiar uma marca que não tivesse os mesmos valores, segundo a pesquisa.
Mas que causas são essas? Segundo uma pesquisa da Cone Communications, quase 30% da Geração Z está preocupada com os impactos da pobreza e da fome e prioriza esses temas sobre a questão do desenvolvimento econômico. Outras causas relevantes incluem proteção do meio ambiente, direitos humanos, inclusão e igualdade.

Geração Z
Foto Unsplash

Algumas marcas já entenderam o recado e agem para atender aos anseios dessa geração que terá milhões de pessoas entrando no mercado de trabalho nos próximos anos.
Pensando na diversidade, a cantora Rihanna lançou sua linha de cosméticos Fenty Beauty e, no lugar das poucas tonalidades dos produtos das marcas estabelecidas, produziu maquiagens com mais de 40 tons que podem combinar praticamente todos os tons de pele de suas compradoras.
Outro exemplo de marca que aposta na inclusão é a Phluid Project, primeira loja de roupas sem gênero específico dos EUA. Além de produzir roupas sem qualquer identificação de gênero, a marca também adota causas e promove treinamentos sobre orientação sexual e identidade de gênero em empresas e órgãos públicos.

LEIA TAMBÉM: De que forma as gerações impactam nas estratégias das marcas

Segundo o fundador da marca, Rob Smith, “independentemente de como eles se identificam sexualmente, a Geração Z sente menos necessidade de exibir traços performativos que tradicionalmente são considerados ‘masculinos’ ou ‘femininos'”.
Um exemplo de empresa que já nasceu com causa definida e se conecta com a Geração Z é a marca de roupas canadense Tentree. Fundada em 2012, a empresa tem como objetivo ser a marca mais ambientalmente responsável do planeta. Para isso, a empresa utiliza materiais sustentáveis para minimizar a pegada ecológica da indústria de roupas e planta 10 árvores para cada item comprado.
Aqui no Brasil, a marca de roupas masculina Oriba segue a mesma linha e doa um kit escolar a uma criança para cada produto vendido na loja.
Marcas estabelecidas também adotam novas estratégias para apoiar causas relevantes para a Geração Z e, assim, tentar estabelecer conexões com esse grupo.
Segundo o Business of Fashion, a centenária marca de jóias Tiffany & Co passou a apresentar a origem de seus diamantes, incluindo registros de rastreabilidade, por causa do interesse da Geração Z pelo desenvolvimento sustentável e do consumo consciente.

Geração Z
Foto Unsplash

Ativismo global ao vivo

Não é de hoje que os jovens são protagonistas de grandes mudanças ao redor do mundo. Os protestos contra a guerra do Vietnã, na década de 60 nos Estados Unidos, os “caras-pintadas” pelo impeachment do Collor, na década de 90, e os protestos na China que culminaram com o massacre da Praça da Paz Celestial, em 1989, foram todos movimentos liderados e protagonizados por estudantes.
A grande diferença para o que vemos atualmente, no entanto, é a velocidade e a capilaridade dos movimentos ativistas por conta da internet e das redes sociais. A Geração Z já nasceu conectada, tem a internet em seu DNA, e sabe usar esse trunfo para ser ouvida.
Um exemplo disso foi a “Greve Mundial Pelo Clima”, inspirada pela jovem Greta Thunberg, que levou milhões de pessoas às ruas no mundo todo em setembro deste ano para alertar as autoridades a tomar medidas imediatas contra as mudanças climáticas.


+ GERAÇÕES

Millennials, X, Z ou Alpha: a qual geração você pertence?
Como as gerações se relacionam com a comida?
Como as gerações se relacionam com a tecnologia?
O futuro dos aplicativos de mensagens
Os aplicativos favoritos da Geração Z
Aplicativos e jogos mais baixados pelos Millennials

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]