Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como a GenIA está redefinindo a experiência omnicanal

Como a GenIA está redefinindo a experiência omnicanal

A Inteligência Artificial, principalmente a generativa, permite que as empresas integrem canais e trabalhem os dados com mais eficiência e qualidade

A Inteligência Artificial (IA), sobretudo a IA generativa (GenAI), tem o potencial de impulsionar a experiência omninacal, integrando canais, personalizando interações e automatizando processos.

Durante painel no CONAREC 2024, executivos apresentaram o atual estágio de maturidade de suas empresas em relação à IA, casos de uso da tecnologia e como a GenAI está possibilitando uma melhor experiência omnicanal nas organizações, com o objetivo de melhorar tanto a satisfação do cliente, quanto a eficiência operacional.

“A GenAI facilita a omnicanalidade, garante velocidade na operação e tem aplicações no frontoffice e no backoffice. Saber se preparar para utilizá-la é uma missão”, ressalta Charles Beck Varani, especialista em Aceleração, Experiência do Cliente e Gestão Humanizada, além de mediador do painel.

Tecnologia disruptiva

De acordo com Patrícia Rossi, diretora do Centro de Serviços Compartilhados, Processos e Automação da Mapfre, a IA modificou a forma da empresa se comunicar com os clientes. “A tecnologia nos ajudou a capturar melhor suas necessidades e a fornecer respostas mais resolutivas, principalmente em vistorias, comunicações de sinistro, entre outros serviços”, conta.

O atendimento omnicanal, segundo a executiva, evoluiu com a criação de um assistente virtual que atua em todos os canais da empresa. De fato, chatbots e assistentes virtuais podem fornecer atendimento em vários canais, resolvendo dúvidas de forma rápida e eficiente.

Na Leroy Merlin, por sua vez, a GenAI é utilizada principalmente no e-commerce da marca, que conta com mais de 1 milhão de produtos cadastrados. “Essa tecnologia revolucionou a forma como os clientes buscam nossos produtos. E as buscas também ficaram mais sofisticadas”, afirma Rodrigo Murta, CIO & CTO da Leroy Merlin.

Segundo Rodrigo, no ano passado a Leroy Merlin capturou mais de 100 mil feedbacks de clientes nos diversos canais de atendimento disponíveis pela empresa, que também contam com soluções de IA, e isso permitiu desenvolver estratégias mais personalizadas e individualizadas. “Todos os clientes estão no foco da omnicanalidade”, reforça.

Outra empresa que apostou na GenAI para o atendimento ao cliente é o Agibank. “A tecnologia colaborou para a redução de custos e nos permitirá construir experiências com jornadas mais naturais”, aponta Matheus Girardi, diretor de Clientes do Agibank, ao citar como o autoatendimento pode ser humanizado a partir da tecnologia.

Hiperpersonalização

Uma das grandes vantagens da GenAI apontada pelos executivos é a sua capacidade de analisar grandes volumes de dados dos clientes para criar experiências altamente personalizadas. A tecnologia pode prever, por exemplo, comportamentos de compra, da mesma forma que recomendar produtos com base nas preferências e histórico de interações dos clientes, independentemente do canal de contato. 

“A GenAI pode ajudar a entender o perfil dos clientes e em quais canais desejam ser atendidos, colaborando para um atendimento hiperpersonalizado”, conclui Marcos Trestin, CEO da Trestto Comunicação Multicanal

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]