Você, consumidor, já ouviu falar no conceito de “gamificação” para oferecer uma melhor experiência, mais fluída e personalizada?
A gamificação envolve a aplicação de elementos de design de jogos em contextos não lúdicos para aprimorar a relação consumerista. Primordialmente, seu principal propósito é engajar os usuários e motivá-los a atingir objetivos específicos. Trata-se de uma estratégia que vem crescendo e já pode ser observada em diversas áreas, como educação, marketing, saúde e serviços ao consumidor.
Em suma, ao incorporar desafios e recompensas – próprios de jogos –, as empresas conseguem transformar uma interação convencional em uma experiência mais envolvente. Exemplo disso é a Plano&Plano. A incorporadora e construtora, elencada como uma das maiores do país, trouxe os “Planitos“, dentro do jogo “Apê Grátis“, para os brasileiros. Assim sendo, a meta é estimular a participação dos clientes no processo de aquisição de um imóvel. De conformidade com esses elementos, os participantes se tornam mais ativos e engajados em relação aos produtos oferecidos e também em sua própria experiência de compra.
Os “Planitos” foram criados em 2023, durante a campanha “Quando você vê, está de apê”. Eles são seis personagens carismáticos que ajudam a identificar perfis e desejos dos jogadores. Cada Planito representa uma personalidade única, como Mali, que valoriza a simplicidade, e Suri, o aventureiro vibrante.
Gamificação versus dificuldades
O jogo “Apê Grátis” tem como cenário a Planitown, cidade inspirada em São Paulo, local onde a construtora e incorporadora atua há mais de 26 anos. Em resumo, o jogo foi desenvolvido com o objetivo de entreter e instruir os jogadores sobre aspectos cruciais da jornada de compra, abordando as dúvidas mais comuns que surgem em etapas como simulação, documentação e financiamento. Nesse sentido, tudo é feito de maneira lúdica, mantendo sempre a possibilidade de transição para situações reais.
Quem explica melhor é Simone Carvalho, gerente executiva de experiência do cliente da Plano & Plano: “Empresas que implementam estratégias de gamificação frequentemente observam muitos benefícios. Em primeiro lugar, está o fato de que os consumidores se sentem mais conectados com a marca. Por consequência, há aumento nas taxas de retenção de clientes. A experiência do usuário se torna mais rica e, ao mesmo tempo, os consumidores se tornam embaixadores da marca, promovendo-a em suas redes sociais e entre amigos”.
Educação do consumidor
Como efeito, Andreia Rocha, gerente de marketing da Plano&Plano, comenta que a gamificação na experiência do consumidor se mostrou uma estratégia eficaz para aumentar o engajamento do cliente. E, óbvio, a sua lealdade. “Ao aplicar elementos de jogos em contextos não relacionados a jogos, como no mercado imobiliário, conseguimos transformar a interação do consumidor em uma experiência mais dinâmica e envolvente”.
Segundo Andreia, um dos principais benefícios da gamificação é a capacidade de motivar os consumidores a participar ativamente, promovendo um senso de conquista e progressão. Recompensas, desafios e rankings incentivam a competitividade e a melhoria contínua. “A gamificação pode educar os consumidores sobre produtos ou serviços, tornando o aprendizado mais divertido e menos dificultoso”.
Como participar do jogo?
O consumidor interessado em participar do jogo pode acessar a landing page da campanha e realizar o cadastro. Depois, ele responderá a um quiz rápido que irá revelar qual Planito se alinha melhor à sua personalidade e será seu avatar no jogo. Logo após, a pessoa pode escolher qual a região de Planitown onde deseja iniciar sua jornada.
O cliente passa então a concorrer com um número da sorte para o sorteio. Ademais, eles podem explorar a cidade, interagir com diversos ambientes e acumular “planocoins”, as moedas virtuais do jogo, que podem ser trocadas por itens de decoração para mobiliar um apartamento virtual, semelhante ao que será sorteado.
Para aumentar as chances de ganhar um dos apartamentos acompanhados de um vale de R$50 mil, é necessário continuar interagindo com o jogo: acumulando os planocoins, completando missões ou indicando amigos para participarem.
O apartamento sorteado está localizado no empreendimento Space, perto do Jardim Botânico de São Paulo, e dispõe de dois dormitórios, varanda, vaga de garagem, piscina, coworking, loja de conveniência, lavanderia coletiva, área para pets e outras áreas comuns.
Cuidados com a gamificação
Para que a gamificação se torne, a longo prazo, uma estratégia de customer experience, é essencial aplicar a técnica de forma cuidadosa. Isso envolve alinhá-la com os objetivos da empresa e as expectativas do consumidor. Soluções mal projetadas podem causar frustração e desinteresse, resultando em um impacto negativo na percepção da marca. “Por isso, é importante realizar testes e ajustes contínuos, buscando sempre a melhoria da experiência do consumidor”, enaltece Simone.
Ela também diz que as métricas de sucesso devem ser monitoradas. Entre elas, destaque para o aumento do tempo de interação, o número de participantes em campanhas gamificadas e a evolução nas vendas. Com um acompanhamento adequado, as empresas podem dissecar o que funciona e o que precisa ser aprimorado, garantindo a evolução da estratégia.
Em um mundo onde o consumidor busca experiências mais interativas e personalizadas, a gamificação se torna uma ferramenta poderosa em um arsenal de marketing moderno. “Ela é capaz de transformar a relação entre marcas e consumidores em um processo mais colaborativo e prazeroso”, salienta Andreia.
Mais sobre o Jogo Apê Grátis
Embora uma cidade inspirada em São Paulo sirva de cenário, todos os brasileiros residentes no território nacional, maiores de 18 anos e com CPF, podem acessar o Apê Grátis – O Jogo.
O jogo termina em 24 de fevereiro de 2025, com o sorteio de um apartamento e um vale-compras de R$ 50 mil.
Desde 2021, a Plano&Plano tem realizado mega campanhas anualmente. No seu primeiro ano, a iniciativa atraiu mais de 100 mil leads para a base de clientes. Em 2022, a estratégia cresceu 16,7%, impactando 123,7 mil pessoas. Já em 2023, o número de participantes chegou a 232 mil, um aumento de 87,6%.
“Os Planitos marcaram um ponto de virada em nossa trajetória. O engajamento nas redes sociais cresceu em 50%. Na campanha de 2023, 47% das pessoas que adquiriram um apartamento estavam participando da promoção, e 27% das vendas anuais vieram de leads gerados pela campanha. Até o fim do jogo, nossa expectativa é ultrapassar 350 mil participantes”, complementa Andreia Rocha.