/
/
O futuro do trabalho é verde. Quais serão as habilidades necessárias para mantê-lo?

O futuro do trabalho é verde. Quais serão as habilidades necessárias para mantê-lo?

Estudo da ONU para o Meio Ambiente destaca as habilidades sustentáveis para os trabalhos do futuro

Vivemos o momento do avanço das pautas de ESG, da discussão da “prática verde” (sustentável). As redes sociais estão tomadas de conteúdos sobre sustentabilidade, meio ambiente, responsabilidade social. Não restam dúvidas que essa é uma pauta urgente, que vem transformando a maneira de consumir e fazer negócios. A grande questão é: em um mundo no qual o foco é a sustentabilidade, qual será o futuro do trabalho?

Deve-se notar que uma parte considerável dos trabalhos hoje não é inteiramente “verde” e que, em razão disso, novas oportunidades e ofícios estão aparecendo. É preciso consertar todo um modelo de negócios que não foi pensado de forma sustentável e que não colocou em mente, lá atrás, que nossos recursos são limitados. Essas novas vagas representam uma lacuna que já tinha previsões de preenchimento anos atrás, mas que só agora encontrou motivação e recursos necessários para ir em frente.

Assim, essas novas profissões também apresentam um futuro bastante promissor: são as chamadas “carreiras sustentáveis”, apresentadas pelo GEO-6 for Youth, programa criado com ajuda das Organização Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente que consiste em um guia digital com opções de ocupações mais verdes e habilidades necessárias para gerar bons resultados nas indústrias.

As habilidades sustentáveis que se destacarão no futuro

Para conquistar esse mercado ativista e urgente, o GEO-6 fo Yourth separou algumas habilidades que podem contribuir para a construção de uma jornada ecológica de sucesso em um futuro bastante próximo. Entre elas, há bastante destaque no material para melhorar as competências científicas, dado que é por meio delas que as inovações surgem — e, consequentemente, encontram alternativas mais sustentáveis.

A pesquisa salienta que cada vez mais as empresas dependem de estudos científicos tanto para a produção de seus produtos quanto para a tomada de decisão e planejamento internos. Vale destacar também que os profissionais científicos serão os principais caminhos para administrar e proteger os recursos naturais do planeta. E para as empresas, será necessário garantir um selinho verde que de fato seja consistente.

Outro grande destaque vem para as habilidades arquitetônicas e de engenharia, afinal, cada vez mais há exigência de projetos capazes de comportar mudanças em prol da sustentabilidade. Isso significa um planejamento distinto para obtenção de energia limpa, por exemplo, assim como materiais de construção mais ecológicos também.

Além da parte mais próxima às pessoas comuns, também será necessária uma adaptação nas profissões relacionadas à atividade agrícola. No Brasil, os resultados da pecuária por vezes se apresentam catastróficos ao meio ambiente e geram, consequentemente, efeitos distintos na produção de carbono, temperaturas, precipitação, entre outros. Dessa forma, a agricultura orgânica tem ganhado espaço para crescer tanto em locais mais voltados para a agropecuária quanto em regiões urbanas. Isso envolve estudos na área, planejamento e execução.

Por fim, há uma necessidade urgente já hoje na parte jurídica, de forma a garantir os direitos do consumidor com base na sustentabilidade, ou seja, com direitos ambientais e humanos. Há uma nova área do Direito à vista que deve crescer de forma bem expressiva nos próximos anos.

Um futuro verde e promissor para o trabalho

É importante lembrar que essa mudança, apesar de futura, já tem dado sinais de existência no presente. Com um investimento cada vez mais intenso nas pautas ESG por parte das empresas, há uma necessidade iminente de mão de obra qualificada — que, segundo o relatório da ONU, deve vir sobretudo por parte dos jovens.

Essa mudança também acontece em conjunto com a tecnologia, vale destacar. Segundo o Future of Jobs 2020, do Fórum Econômico Mundial, as principais ocupações serão em torno de computação em nuvem, big data e inteligência artificial, que não só podem como devem trabalhar ligados às ações ambientais.

O futuro, como podemos ver, é verde. E não há alternativas, temos um único planeta, recursos limitados. Mais do que nunca, é preciso estar atento aos reais agentes de transformação: as pessoas.


+ Notícias

Os serviços de Seguros do futuro são sustentáveis e usam até moto aquática

E se redes de pesca que seriam descartadas, virassem bolsas?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]