Pesquisar
Close this search box.
/
/
O futuro dos robôs artificialmente inteligentes

O futuro dos robôs artificialmente inteligentes

Seminário Bots e IA, uma iniciativa do Grupo Padrão, discute o uso dessas tecnologias no relacionamento com os clientes, no ambiente de negócios e tudo ao redor

Robôs artificialmente inteligentes no atendimento, nos carros e em qualquer outro lugar. De fato, esses softwares em constante aprendizado já ocupam diversos momentos das nossas vidas e realizam tarefas desde as mais simples até as mais improváveis – como levar crianças para a escola. Por outro lado, precisamos nos perguntar sobre tarefas que incluem o uso desses bots, tais como treinamento.

Esse é o ponto de partida do Seminário de Bots e IA, uma iniciativa do Grupo Padrão. Na abertura do evento, Jacques Meir, diretor executivo de conhecimento do Grupo Padrão, lançou ideias e provocações sobre o assunto. Ele  brincou sobre o futuro, por exemplo, de um seminário diante do avanço dos bots nas nossas vidas. A brincadeira, no entanto, resultou em uma reflexão a posteriori.

Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno!

“Robôs dominando diversos momentos das nossas vidas não nos surpreendem mais, principalmente depois de andar em tantos eventos ao redor do mundo. Eles já conversam conosco de maneira coloquial. No entanto, eles também apresentam resultados práticos. Hoje, estima-se que o índice de acerto médico seja de 75%, no máximo 80%, na identificação de um problema. Já o robô faz isso com uma assertividade de 90%. Em outras palavras, isso significa que de cada dez casos, o médico acerta oito, deixando assim 20% para correções. Nos robôs, isso é apenas 10%”, disse.

Mas não é apenas na medicina que os robôs têm contribuído. Bots já conduzem veículos de maneira autônoma há algum tempo, mas eles ainda dependem de um “detalhe” para ocupar as ruas e as avenidas das grandes metrópoles. “O carro, por si só, não é um desafio. O problema é fazer o carro transitar nas cidades. Elas não estão preparadas para isso, seja pela ausência de sensores espalhados no espaço urbano, seja na comunicação entre carros para que eles não colidam entre si”, destaca Meir. Ele lembrou que Phoenix, nos EUA, possui a maior frota de carros autônomos do mundo. Por lá, há casos, inclusive, de veículos levando crianças para as escolas.

Treinamento

Mas uma discussão sobre o tema ainda parece distante do ambiente corporativo: precisamos treinar máquinas. Para isso, é necessário considerar um fator realmente imprescindível: nós, os humanos. Pessoas devem realizar o machine training (e não necessariamente o machine learning) para que eles desenvolvam atividades de maneira eficiente e confiável. “Muitas das nossas tarefas serão herdadas pelos robôs. Precisamos discutir como isso estará no patamar dos negócios ou mesmo no trabalho. Devemos pensar em níveis de atribuições. E é isso que estamos fazendo aqui. Todos precisam discutir uma forma mais consistente de utilizar e como os robôs serão utilizados”.

O treino e o ser humano serão fundamentais para a construção de um futuro de robôs artificialmente inteligentes. O que devemos fazer, de fato, é assumir uma postura de treiná-los. Isso fará diferença nas nossas vidas – e nas deles –no futuro.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]