Pesquisar
Close this search box.
/
/
O futuro da Inteligência Artificial (e o nosso), segundo Ray Kurzweil

O futuro da Inteligência Artificial (e o nosso), segundo Ray Kurzweil

O futurista e dono de uma das mentes mais brilhantes do mundo fala no SXSW sobre o que podemos esperar da Inteligência Artificial

Ray Kurzweil é diretor de engenharia do Google e um dos mais representativos pensadores, futuristas e inventores da nossa era. Ele conversou com Jessica Cohen, editora-chefe da Mashable, sobre a rápida expansão da Inteligência Artificial, suas implicações e possibilidades. O painel “The power of ideas to transform the world is accelerating” abordou previsões de Kurzweil, como a que aponta que as IAs, em 2029, passarão pelo teste de Turing – o que significa que irão ultrapassar a inteligência humana em todas as áreas. Trata-se de uma curva exponencial de evolução, na qual essencialmente utilizaremos IA para intensificar a inteligência humana da mesma maneira que uma lente pode intensificar a luz solar.

“Os testes sobre a evolução da IA são válidos”, afirma. Os avanços tecnológicos caminham incrivelmente bem, na opinião dele. “As pessoas me chamam de tolo por conta de meu otimismo. Temos mais informação sobre o que está errado no mundo. E apesar de prestarmos atenção às notícias ruins, tenho mais motivos para acreditar que o mundo caminha bem”.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Ray Kurzweil diz que novas tecnologias trazem riscos inerentes ao seu desenvolvimento, mas seus benefícios são melhores. Ele fala de nanotecnologia, IA, robótica, biotecnologia. “Em que momento da história veríamos um jovem da África receber dinheiro pelo celular?”, destaca o futurista.

Para Ray, é evidente que as novas tecnologias trazem muito impacto para nossas vidas, mas elas estão enquadradas nos limites da regulação. Mesmo questões envolvendo IAs, ainda treinadas por humanos com seus vieses e preconceitos, levantam receios justos com relação à atuação delas na sociedade.

Há possibilidade de contornarmos nossos preconceitos quando desenvolvemos IAs, tornando-as neutras e isentas? Para o futurista, esse é um processos complicado e difícil. “Não vejo como filtrar ideias. No Google, os resultados de busca não se alinham automaticamente ao que o usuário pensa, mas ao que ele procura. Por isso, o Google traz resultados com os quais o usuário pode concordar ou não”.

Será que as IAs poderiam ser utilizadas de forma positiva com objetivos militares? As IAs trabalharão, na opinião dele, no fortalecimento da democracia. As tecnologias de comunicação permitiram uma evolução sem precedentes da história humana. E hoje o mundo deve agradecer muito a ela.

Ainda primatas

Os primeiros primatas criaram novos comportamentos, a partir de uma atividade diferente no córtex cerebral. Uma violenta mudança no clima do planeta causou um evento cataclísmico que gerou a ascensão do homo sapiens. Um acidente natural pode ter sido o responsável pela dominância do ser humano no planeta. O desenvolvimento do córtex cerebral do Homo sapiens nos dotou de linguagem, de consciência, arte, música.

Projetando esse legado para o futuro, Ray prevê que nos anos 2030, teremos modelos de córtex que serão trabalhados biologicamente por nanobôs, e então iremos criar novas formas de nos comunicar e de nos relacionar. A tecnologia vai superar as nossas limitações físicas e expandir nossas consciências. Para Ray, as IAs serão um fato de aprimoramento humano e não de derrocada.

“IAs podem fazer muitas coisas associadas à inteligência, como disputar jogos combinatórios, xadrez e agora podem desenvolver formas de compreensão de contextos e responder questões complexas em nível próximo, ou levemente superior a um ser humano”, afirma Ray. Quando uma IA atinge o nível humano diante de uma tarefa ou atividade, sua evolução fica dramaticamente acelerada. Há características que podem ser transmitidas dos seres humanos para as Inteligências Artificiais, mas elas não contemplam emoções, mas sim interpretações. É importante ressaltar que a consciência humana está à frente de um complexo edifício moral e precisamos saber até que ponto as IAs vão compreender o alcance e sentido da moral.

Transformações

“Indústrias não morrem, mas se transformam. Nesse sentido, veremos transformações sensíveis nas indústrias de automóveis, transportes e mobilidade humana, mas nada será mais disruptiva do que Realidade Virtual e Realidade Aumentada que causarão mudanças sensíveis na forma com que nos relacionamos. Essas tecnologias permitirão que estejamos conectados com as sensações presenciais mesmo à distância”. E no campo da saúde, as IAs ajudarão a estabelecer novas terapias contra o câncer com espetacular eficiência em um prazo de anos.

Ray Kurzweil é um otimista. Olhando para os problemas de nosso mundo, é bom que haja alguém capaz de olhar para nosso futuro de modo promissor.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]