Os telefonistas de call center no Brasil ganharam uma fama no país (não lá muito boa, diga-se de passagem) sobre o constante uso do gerúndio. Mas será que esse é o único problema de uma central de atendimento ao cliente?
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos procurou medir o termômetro do relacionamento entre clientes e consumidores. Intitulado National Customer Rage Study, o levantamento exibiu uma série de informações curiosas, inclusive para nós, brasileiros.
Primeiro é que brigas entre empresas e clientes são comuns tanto aqui quanto lá. Na pesquisa, 54% dos consumidores norte-americanos afirmaram que tiveram problemas com produtos e serviços em 2.016 – um aumento de 3% na comparação com o ano anterior. Se levarmos em consideração os números de meado da década de 1970, esse aumento chega a mais de 35%.
Mas o dado realmente mais curioso é outro: a frase que mais dá nos nervos do cliente no call center. O que chama a atenção é a similaridade das falas prontas e ditas pelos amigos ianques.
A seguir, veja o gráfico que mostra a frase de efeito e o percentual de citações dos consumidores dos EUA.