Como tornar as franquias mais produtivas, eficientes e rentáveis em épocas de crise. O assunto foi tema de debate entre empresários multifranqueados de sucesso do Brasil.
Marcelo Cherto, presidente da Cherto Consultoria, ressaltou a importância da discussão nesse momento no Brasil. “Os empreendedores de multifranquias são relativamente novos no País”, disse. “Mas é possível aprender muito com as experiências deles”, completou.
Produtividade
Rosely Guimarães Albuquerque Castro, sócia proprietária da Franquia O Boticário, explicou a importância de se discutir produtividade no atual cenário brasileiro.
“É preciso ver a produtividade de vários ângulos. Ver se o modelo está funcionando, pensar em várias formas de conseguir resultados. O sistema de franquias traz muito isso de treinamento estruturado, o que pode ser usado também no varejo”, disse.
Para Alberto Oyama, multifranqueado L’Occitane au Brésil, o momento é propicio para quem está em dúvida no investimento do próprio negócio de franquias.
“Padrões e normas, características das franquias, são ótimos para manter o padrão da rede mesmo com várias lojas e momentos difíceis. Além disso, a própria rede contribui bastante para o fortalecimento da marca”, disse Oyama.
Rodrigo Dias, diretor comercial e multifranqueado do Grupo Vis, deu dicas para quem quer começar a investir em franquias.
“Qualquer negócio que você montar, independente se é em franquia, a pesquisa é fundamental. Também é importante ir a fundo na experiência de quem já trabalha na companhia. Eu aconselharia ir na porta das empresas que quer ser franqueador para ver como funciona o cotidiano dessas lojas antes de investir”, concluiu.
Confira a cobertura completa do BR Week 2017.