/
/
Por que as franquias não param de crescer?

Por que as franquias não param de crescer?

Por que as empresas do segmento de franquia seguem crescendo, apesar da economia ainda flutuante? Altino Cristofoletti, presidente da ABF, explica
O setor de franquias tem se mostrado resiliente, apesar de todo contexto econômico negativo dos últimos dois anos. Em 2016, o setor cresceu 8,3% em termos nominais e registrou um faturamento de R$ 151,2 bilhões.  Ao todo, o País registrou 3.039 marcas, com 142 mil unidades.
O que faz o setor crescer tanto? “O franchising vem se consolidando como modelo de negócio. Ele está muito antenado a tudo o que acontece e ao que há de mais moderno em termos de tecnologia e canais, e sempre está com foco no cliente”, afirmou à NOVAREJO Altino Cristofoletti, presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e cofundador da Casa do Construtor.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
“O sistema está muito atento ao canal físico, mas tem explorado outras formas de crescer, como porta a porta, como fez o Grupo Boticário, e-commerce”, explicou. A capacitação constante do franqueado e o aumento da qualidade do suporte dado pelas franqueadoras é outro ponto que tem contado a favor do sistema, segundo o executivo. “Ele está mais preparado”, diz.
Maturidade
Pela primeira vez na série histórica, o setor registrou queda no número de marcas que atuam no sistema, de 1,1% em relação a 2015. O número, contudo, não é encarado como negativo. “Existiu um momento nos Estados Unidos em que o sistema tinha mais marcas. Essa queda é natural e mostra que o sistema está mais maduro”, afirma.
Cristofoletti  explica que, cada vez mais, o crescimento do sistema será calcado no crescimento das marcas que já atuam no sistema.  A projeção é que o número de marcas se estabilize com o tempo e o crescimento fique por conta do número de unidades, como ocorre em mercados mais maduros, como os Estados Unidos. Lá, existem 3.828 marcas e quase 796 mil unidades – quase 208 unidades por marca. Por aqui, a média fica em quase 47 unidades.
“As marcas vão se consolidando, vão aumentando o tamanho e por isso a gente teve um aumento no número de unidades. O que deve acontecer em 2017 é um processo de acomodação”, diz. As marcas que saíram do sistema no ano passado não necessariamente fecharam as marcas. Elas simplesmente viram que é preciso uma grande estrutura para ser franqueadoras.
Crescimento
Nos últimos dois anos, muitas redes focaram em suas expansões internas, com as pessoas que já estavam engajadas com a marca, e esse crescimento orgânico vai continuar, segundo Cristofoletti. A busca pelas franquias como opção para quem quer abrir seu próprio negócio também não deve se esgotar com a retomada. “O que a gente vê são pessoas que estão esperando a melhora no cenário para investir mo próprio negócio”, afirma.
Outro movimento que deve impulsionar ainda mais o setor é a conversão de franquias: quando uma pessoa tem um estabelecimento de determinado setor, mas converte sua bandeira para a bandeira de uma rede, tornando-se franqueado. A busca por pontos nas ruas também não deve se esgotar com o fim da crise.
Para 2017, o setor projeta um crescimento de 7% a 9% em faturamento. Em unidades, espera-se um crescimento de 4% a 5% e uma estabilidade no número de marcas.
Ao lado de outros CEOs, Altino Cristofoletti é presença confirmada no painel “Varejo na encruzilhada: quais os caminhos para surfar a onda da virada e voltar a crescer?”, que encerrará o Congresso do BR Week 2017. Não perca! As inscrições já estão abertas.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]