Em setembro, os centros de compras brasileiros estiveram mais vazios: o fluxo de visitantes recuou 5,99% neste mês em relação a agosto, aponta o índice IVSC (Índice de Visitas a Shopping Centers), realizado pela ABRASCE em parceria com a FX Retail Analytics. A pesquisa leva em conta os dados obtidos pela companhia no acompanhamento dos consumidores nos principais shoppings do país.
Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a queda foi de 2,81%, aponta o estudo. No acumulado do ano até o momento, a baixa é de 4,05% em relação a 2015, com nove meses de queda consecutiva. A região Sudeste registrou o maior recuo, com retração de 3,55%, seguido do Nordeste com 2,43% e do Sul, com 1,25%.
Apesar da queda acentuada, Marcelo Tavares, CEO da FX Retail Analytics, acredita que o tráfego de visitantes nos shoppings deve aumentar no último trimestre do ano. “Setembro manteve a tendência de baixa que marcou todo ano de 2016, mas deve ser revertido neste final de ano devido ao Dia das Crianças, à Black Friday e ao Natal, com a expectativa de retomada da economia no próximo ano”, aponta.