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O brilho do consumo e a ascensão dos shoppings no Brasil

O brilho do consumo e a ascensão dos shoppings no Brasil

Censo Brasileiro de Shopping Centers revela recordes de faturamento, crescimento exponencial de empreendimentos e impactos significativos que marcam uma era no setor

Nos últimos anos, o Brasil testemunhou uma notável transformação no cenário econômico e urbano com o crescimento exponencial do setor de shoppings. Impulsionados por uma combinação de fatores socioeconômicos e mudanças no comportamento do consumidor, os shoppings tornaram-se verdadeiros ícones do desenvolvimento urbano, refletindo o dinamismo e a modernidade da sociedade brasileira. Este fenômeno não apenas redefiniu a forma como os brasileiros consomem, mas também desempenhou um papel crucial na reconfiguração das paisagens urbanas, gerando impactos significativos no mercado varejista e na economia do país.

Diante desse cenário, o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2023-2024, da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), comprovou os bons números do setor. Só em 2023, houve um recorde de faturamento que atingiu R$ 194,7 bilhões. Para a representante do setor, isso está relacionado à recuperação de vendas, mesmo diante de contratempos macroeconômicos que o país enfrentou. Além disso, esse valor é maior alcançado pelo setor.

Aumento do número de shoppings centers no Brasil

Assim como o faturamento tem mostrado crescimento, o número de shoppings centers no Brasil também está em evolução. No ano passado, foram cinco inaugurações. Os novos empreendimentos elevaram o número de empreendimentos do setor em atividade para 639.

Além disso, houve ainda um aumento de lojas. Agora, são 121 mil, 4,5% a mais em comparação com 2022. Esses números elevaram a taxa de ocupação ao longo de 2023 para 94,6%, ante o patamar de 94,4% em relação a 2022 e bem próxima da marca de 2019, a maior até então (95,3%).

Com o aumento de shoppings centers no Brasil e no número de lojas, cresce também a quantidade de consumidores nesses empreendimentos. Os resultados em 2023 foram positivos, e cerca de 462 milhões de visitantes mensais frequentaram tais espaços. A quantidade representa um aumento de 4,3% em comparação com 2022, quando a média mensal foi de 443 milhões.

As vagas de estacionamento registraram um crescimento de 1,9% em relação ao ano anterior, totalizando 1.056.633 unidades, assim como as salas de cinema, que cresceram 0,7% em 2022, somando 3.073 em todo o país ante as 3.051 salas registradas em 2022.

Reflexo nos postos de trabalho

“O maior comprometimento da renda de muitas famílias com dívidas bancárias, somado aos elevados patamares de juros e às dificuldades para quitar débitos, impactaram o comércio ao longo de boa parte do ano. Contudo, em contrapartida, o arrefecimento dos preços de alimentação, que resultou em um aumento da renda disponível da população, e o dinamismo observado no mercado de trabalho em 2023 foram fatores que proporcionaram um alívio para a população, influenciando positivamente os padrões de consumo ao longo do ano”, comenta.

“O crescimento observado reflete a resiliência e a capacidade adaptativa do setor de shopping centers diante dos desafios econômicos, consolidando-se como um indicador positivo para a vitalidade e recuperação contínua da economia brasileira”, acrescenta.

O que tem de novo?

Pela primeira vez, o Censo Abrasce incorpora dois novos indicadores. O primeiro destaca a relevância em ascensão dos quiosques, totalizando 15.612 unidades em operação ao longo de 2023, o que equivale a uma média de 24 quiosques por shopping. As regiões Sudeste e Nordeste destacaram-se nesse contexto, seguidas pelas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte.

Foto: Shutterstock



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