O fluxo de consumidores nas lojas caiu 5,2% no primeiro mês do ano, frente ao mesmo mês de 2014, segundo índice divulgado hoje (03) pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) e Virtual Gate, empresa especializada em monitoramento de tráfego.
A primeira quinzena do mês, segundo o estudo, teve um maior fluxo de pessoas no comércio do que a segunda, por conta das liquidações de Natal. ?Lojistas e comerciantes precisam planejar e estabelecer estratégias que lhes permitam antecipar a intenção dos seus clientes ou mesmo influenciá-los. Atraí-los às lojas por meio de promoções, mais dilatação nas formas de pagamentos podem e devem ser saídas consideradas em momentos de economia desaquecida?, explicou, em nota, Heloisa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate, empresa que monitora mais de 1500 pontos pesquisados.
A queda do fluxo verificada em janeiro, segundo o presidente da SBVC, Eduardo Terra, reforça o cenário de retração apresentado no comércio nos últimos meses. E a situação pode ser agravada, segundo ele, por conta da falta de incentivo ao consumo.
?As medidas do governo, apesar de tardias, estão no caminho certo, porém faz-se necessária uma atenção especial ao segmento. Manter a situação atual por um período mais longo pode impactar diretamente no PIB de 2015?, avaliou, por meio de nota.
Isso porque uma grande fatia do crescimento do País é calcado no consumo das famílias.
Ainda segundo Terra, a flexibilização na jornada de trabalho do comércio ou mesmo uma ampliação nas linhas de crédito dos bancos como Caixa, Banco do Brasil e BNDES podem ser saídas para elevar os estímulos no setor.
?O fato é que o varejo precisará de um olhar especial dos governos em 2015, sob pena de termos perdas de empregos e mais penalização na indústria de bens de consumo, cenário que desagrada a todos?, disse.
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