/
/
Varejo deve retomar crescimento, diz IDV

Varejo deve retomar crescimento, diz IDV

Estudo mostra reaquecimento após queda em dezembro. Projeção é de alta de 5,2% em janeiro

O varejo deve retomar trajetória ascendente e crescer 5,2% no primeiro mês do ano, na comparação com janeiro do ano passado, segundo projeção do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo). Para fevereiro, a projeção é de alta real de 4,8% e de crescimento de 4,7% em março.

O crescimento deve vir após queda de 1,1% nas vendas de dezembro, frente ao mesmo mês de 2013. O Índice Antecedente de Vendas é divulgado aproximadamente 30 dias antes da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), do IBGE e aponta também a expectativa dos associados do IDV para os próximos três meses.

Dentre os segmentos, o varejo de bens não-duráveis, que responde em sua maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice, drogarias e cosméticos deve crescer 5,2% em janeiro, 4,8% em fevereiro e 4,7% em março. O segmento registrou queda de 2,7% em dezembro.

Já o setor de bens semi-duráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, deve ter alta de 4,7% em janeiro, 1,7% em fevereiro e 4,7% em março de 2015. Em dezembro, frente a dezembro de 2013, houve alta de 4% nesta categoria.

Para o segmento de bens duráveis a expectativa de crescimento é de 0,9% em janeiro, 0,3% em fevereiro e 2,3% em março de 2015. No último mês de 2015, a queda foi de 3% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Segundo o IDV, “a injeção de renda com o aumento do salário mínimo e a ainda crescente massa salarial irão contribuir positivamente, além do natural dinamismo do varejo, que com inovações consistentes nos produtos e nas prestações de serviços aos clientes, tem conseguido apresentar crescimentos reais de vendas e bem acima do PIB. A manutenção do cenário macro econômico, porém, e a nova política econômica (maior austeridade e aumento de impostos) devem gerar desafios relevantes ao varejo no ano de 2015”.

Leia mais 

Supermercados crescem 8,73% em 2014

Shoppings mantêm dois dígitos de crescimento em 2014

Franchising desacelera e cresce 7,7% em 2014

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]