Pesquisar
Close this search box.
/
/
Fluxo de lojas no varejo cai mais de 4% em julho na comparação anual

Fluxo de lojas no varejo cai mais de 4% em julho na comparação anual

Números são de contadores de fluxo de mais de 1300 pontos de vendas. Para o Dia dos Pais, porém, a expectativa é de melhora

O número de consumidores entrando nas lojas caiu 4,21% ao fim de julho deste ano na comparação com o fluxo registrado no mesmo mês do ano passado. O resultado foi negativo em todos os meses deste ano, segundo os dados da Seed, empresa de tecnologia e consultoria de varejo especializada em contadores de fluxo. A empresa reuniu dados de mais de 1.300 pontos e movimentação de cerca de 500 mil consumidores a cada mês.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

As piores quedas no movimento aconteceram nos meses de fevereiro e abril. Em cada um desses meses, houve queda de 4,4% no movimento das lojas na relação com os mesmos meses de 2017. A queda acentuada de fevereiro, segundo Sidnei Raulino, CEO da Seed, pode ser atribuída, principalmente, ao carnaval, quando a visita ao varejo reduz naturalmente. No ano passado, a data caiu em março, o que desequilibra a comparação ano contra ano.

A redução no fluxo de consumidores nas lojas físicas, segundo o executivo, é causada, em especial, por conta do aumento das compras on-line e por culpa da crise econômica. No mês de maio, quando ocorreu a greve dos caminhoneiros, a redução no fluxo de lojas aconteceu, mas não destoou da média dos outros meses. A queda de 3,45% em maio se manteve parelha em junho, quando houve queda de 3,4%.

Fonte: Seed

Segundo Raulino, a greve foi “muito pontual” e teve seu efeito concentrado na semana em questão e nos momentos seguintes. “Não impediu que as pessoas fossem às compras. A queda no fluxo caiu durante a semana e nas seguintes (da greve), mas no mês inteiro ficou similar (à média semestral)”, avalia o empresário. “Hoje, não vejo mais interligação entre a greve e o resultado do varejo”, completa o CEO, apontando que os efeitos podem ter se concentrado mais na indústria.

Comparação mensal

O ano de 2018 começou com o fluxo das lojas caindo 52% nos meses de janeiro e fevereiro, resultado da sazonalidade natural do período, agravada pelo carnaval. Em março, quando se esperava um retorno do fluxo de consumidores à loja para compensar o carnaval em fevereiro, a alta foi modesta, crescimento de 12%, apenas 3 pontos percentuais a mais que o aumento de fluxo registrado em março de 2017, quando houve carnaval.

Dias dos Pais

Estudo da Seed aponta uma melhora do cenário para o Dia dos Pais deste ano, quando as lojas físicas devem registrar aumento de 3% no fluxo de visitantes em comparação com 2017. O destaque fica por conta das lojas de shoppings, que devem apresentar 3,5% de crescimento, enquanto o comércio de rua não deve passar de 2%.

Leia também: Varejo registra R$ 2 bilhões a mais em vendas no Dia das Mães

Os dados abrangem as semanas de 6 a 12 de agosto e a projeção é feita em cima do desempenho do varejo no Dia dos Pais em outros anos, além de comparar com outras datas comemorativas.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]