O Itaú Unibanco anunciou oficialmente o lançamento da Inteligência de Investimentos Itaú, ferramenta baseada em Inteligência Artificial generativa (GenAI) com o objetivo de apoiar clientes na tomada de decisão de investimentos. A novidade, conforme antecipado pela Consumidor Moderno, será integrada gradualmente ao aplicativo do banco, oferecendo um agente virtual capaz de interagir com os usuários de forma fluida, personalizada e em tempo real.
A proposta da solução é ampliar o acesso à assessoria de investimentos, traduzindo projeções, algoritmos e recomendações técnicas em uma linguagem acessível. A ferramenta se apoia na curadoria de produtos da casa, em insights de especialistas e em bases internas e externas de conhecimento, com o objetivo de entregar recomendações seguras e alinhadas ao perfil de cada cliente.
“Estamos dando mais um passo, com a disponibilização de uma Inteligência Artificial generativa conversacional e transacional para os clientes ancorada no arcabouço técnico e de produto desenvolvido nos últimos anos”, explica Renato Cunha, diretor de Produtos e Soluções para Investidores do Itaú Unibanco. Ele ressalta que a nova ferramenta representa mais um passo na estratégia de digitalização do banco. “Isso abre o caminho para escalarmos a assessoria de investimentos sem custo adicional para o cliente, com disponibilidade 24 horas.”
Inicialmente, o serviço será acessível a um grupo de 10 mil clientes, com expansão prevista para 2025 e 2026. O público-alvo neste primeiro momento inclui usuários com maior afinidade com canais digitais, perfil de investidor definido e carteira de investimentos básica ou pouco diversificada. Apesar do foco em autoatendimento, a instituição reforça que a interação com especialistas humanos seguirá disponível.
Uma IA que entende, recomenda e transaciona
Na prática, o agente virtual pode ser acessado a partir da home da área de investimentos do Superapp do Itaú. A partir dali, o cliente pode fazer perguntas, esclarecer dúvidas sobre produtos, receber sugestões personalizadas.
A base da recomendação segue os modelos e algoritmos proprietários do banco, que realizam milhares de simulações para sugerir as melhores opções dentro de uma prateleira com mais de cinco mil produtos. A IA generativa atua como uma camada adicional, responsável por traduzir esses dados em conversas contextualizadas, levando em consideração o perfil, momento de vida e carteira atual do cliente.
“Estamos evoluindo com o acesso da funcionalidade e aprimorando o agente com o feedback dos nossos clientes. Nosso objetivo é entregar as melhores soluções aos nossos investidores e estar disponível a qualquer momento, com recomendações altamente fundamentadas e contribuindo para que eles tomem as melhores decisões”, afirma Cunha.
Expansão da IA no ecossistema Itaú
Com mais de 1,3 mil modelos de Inteligência Artificial em operação, o Itaú Unibanco reforça sua aposta na inovação como eixo estratégico. As aplicações vão desde modelagens preditivas de risco até a criação de experiências conversacionais nos canais de atendimento. Agora, o banco amplia esse ecossistema com uma ferramenta voltada à experiência do investidor.
Segundo Carlos Eduardo Mazzei, diretor de Tecnologia do Itaú, a evolução tecnológica da instituição tem permitido uma transformação na forma como os clientes se relacionam com os serviços bancários. “Nossa modernização nos possibilitou olhar para o futuro e habilitar transformações em escala. Hoje, temos flexibilidade e agilidade necessária para inovar focados no bem-estar financeiro dos nossos clientes. É justamente neste contexto que projetamos e refinamos a Inteligência de Investimentos Itaú”, afirma.
A iniciativa também fortalece a estratégia do banco de tornar seus canais digitais cada vez mais resolutivos, oferecendo desde lembretes financeiros até interações transacionais completas. No caso da nova ferramenta, o objetivo é combinar o melhor dos dois mundos: a agilidade do autosserviço com a precisão e o cuidado típicos da assessoria humana.
Prêmio Consumidor Moderno 2025
A votação para as categorias especiais do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2025 está aberta. Você pode definir quem serão os grandes nomes da edição. O CEO do Ano reconhece a liderança e a visão estratégica de executivos no topo. Por consequência, na categoria Hall da Fama, são homenageados os líderes com visão, estratégia e impacto positivo nas relações com clientes. Já o prêmio de Empresa do Ano valoriza as organizações que realmente fizeram a diferença na experiência do consumidor. Clique aqui e faça a sua escolha. A votação foi prorrogada até 16 de junho.