A rede francesa de cosméticos Sephora, pertencente ao conglomerado de luxo LVMH, abriu nesta semana em San Francisco, nos EUA, seu centro de inovação. O Innovation Lab foi criado para gerar novas soluções aplicáveis ao negócio da empresa e para desenvolver líderes com visão de como o digital pode gerar vantagem competitiva.
A empresa, globalmente considerada disruptiva quando se trata de varejo digital, considera que o laboratório não fará a empresa simplesmente estar o mais atualizada possível quanto às possibilidades tecnológicas: o objetivo é impulsionar as vendas ao engajar cada vez mais os clientes. ?O digital representa hoje, para nós, o dobro do percentual de vendas da média do nosso setor, o que já nos posiciona de forma diferenciada?, afirma Bridget Dolan, vice presidente do Innovation Labs. ?Mas podemos fazer ainda mais?, completa.
Com 1.780 lojas em 29 países, a Sephora revolucionou o setor ao desenvolver um modelo de loja em que as clientes podem experimentar os produtos à vontade, algo incomum nos anos 70, quando a companhia foi fundada em Paris.
O principal driver de inovação do Innovation Lab é imaginar como os consumidores farão compras daqui a cinco anos, utilizando para isso o programa Idea Central, que recebe ideias dos colaboradores da empresa em todo o mercado americano, independente de sua posição hierárquica. ?O foco é tornar o processo de compra mais eficiente, inteligente e divertido para os clientes?, afirma Julie Bornstein, Chief Marketing and Digital Officer da Sephora.
O Innovation Lab pretende reforçar a ?criatividade coletiva? dos colaboradores da Sephora (são 14 mil apenas nos EUA), permitindo que a empresa acelere o ritmo de criação, experimentação, aprendizado e implementação de ideias.
Aplicação de Realidade Aumentada em loja da Sephora em Paris
Experiências digitais
A Sephora aproveitou o lançamento do Innovation Lab para apresentar quatro iniciativas digitais:
1) Beacons: a empresa usará a tecnologia de beacons nos Estados Unidos para enviar alertas personalizados aos clientes cadastrados que entram nas lojas. Entre as informações estão produtos em promoção, ações voltadas aos clientes mais frequentes e eventos.
2) Pocket Contour: em uma parceria com o app Map My Beauty, a Sephora colocou no mercado uma plataforma de maquiagem virtual. Ao analisar uma foto enviada pelo celular, a varejista ajuda as clientes a identificar seu tipo de rosto e oferece consultoria em como aplicar maquiagem para obter o efeito desejado. Disponível em m.sephora.com/pocketcontour.
3) Realidade Aumentada: em abril, a primeira experiência da empresa no gênero nos Estados Unidos estará disponível pelo app Sephora-To-Go (para iPhone). Ao escanear com o celular a imagem de um dos 9 fundadores da marca, disponíveis nas vitrines e em displays nas lojas, os consumidores terão acesso a conteúdos como entrevistas, vídeos de produtos, playlists do YouTube e produtos.
4) Sephora Flash: os clientes frequentes da empresa que desejem receber produtos mais rapidamente podem assinar o serviço, que oferece frete grátis para entregas em até dois dias em todos os produtos. O Flash é gratuito para os membros do programa Rouge Beauty Insider e US$ 10 por ano para não-membros.
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