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FedEx segue Amazon e cria seu próprio robô para delivery

FedEx segue Amazon e cria seu próprio robô para delivery

Gigante de entregas quer entregar de compras de mercado à pizzas com robô que sobe escadas

Um dos pontos de atenção do varejo tem sido o serviço de entregas, especialmente com o potencial de crescimento do e-commerce aliado ao alto custo da última milha, como é conhecido o trecho final da entrega, que responde por metade – ou até mais que isso –  do custo total da entrega.

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Muitas varejistas terceirizam essa parte do negócio e destinam até 30% do valor da compra para as prestadores desse serviço, como Rappi ou UberEats. Enquanto gigantes da tecnologia ou do próprio comércio criam suas próprias soluções, como a Amazon e seus robôs ou a Ikea e seus veículos elétricos. E nesta última categoria se enquadra o novo projeto da FedEx, uma das maiores e mais tradicionais empresas de entrega do mundo.

Em parceria com a DEKA Development & Research, fundada pelo criador da Segway e a cadeira de rodas iBot para escalar escadas, a FedEx quer colocar pequenos robôs para entregar compras, pizza ou café na porta dos consumidores. De acordo com a própria Fedex, em média, mais de 60% dos clientes dos comerciantes moram a menos de cinco quilômetros do local da loja.

Os testes começarão no próximo verão no hemisfério norte, no meio do ano, apenas entre lojas FedEx. Não foram listadas em quais cidades, mas com certeza Memphis, terra natal da empresa, está incluída. A ideia é que, em um futuro próximo, o robô faça parte do serviço SameDay, disponível em 1.900 cidades ao redor do mundo e que tenha estabelecido parcerias que englobam lojas como Target, Walmart e Pizza Hut, como uma opção eficiente e barata

Os robôs são movidos à bateria e possuem câmeras e softwares ajudam a detectar e evitar obstáculos enquanto percorrem calçadas e ruas a uma velocidade máxima de 16 km/h. Um dos diferenciais do protótipo – batizado de SameDay Bot –  é que ele tem a habilidade de subir degraus ou qualquer outro tipo de obstáculo vertical.

Com um formato que lembra uma pequena geladeira com rodas misturo ao famoso desenho Wall-E, o SameDay Bot carrega duas telas, uma na parte de trás e outra na frente, que ajudam a se comunicar com mensagens como “olá”. A tela de trás é usada para indicar o que o robô está prestes a fazer para qualquer um que esteja seguindo, com ícones que indicam para virar à direita ou parar para fazer uma entrega.

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