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Farmarcas lança aplicativo para varejo farmacêutico

Farmarcas lança aplicativo para varejo farmacêutico

Os resultados iniciais do projeto contemplam desde o aumento da frequência dos consumidores nas lojas até o crescimento do gasto médio mensal

A Farmarcas, associação que administra agrupamentos farmacêuticos, criou com a Stefanini Inspiring, um novo canal digital de relacionamento e engajamento entre as lojas das redes associadas à Farmarcas e consumidores. O aplicativo possui funcionalidades como: chat com o farmacêutico, gerenciamento de conteúdo, ofertas e cupons em tempo real, enquetes, monitoramento da jornada de valor e portal de atendimento para o lojista.

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De acordo com o gerente operacional da Farmarcas, Ângelo Vieira, a ferramenta propõe o estabelecimento de um novo patamar no relacionamento entre suas associadas e o consumidor. “Essa proposta é única no varejo farmacêutico brasileiro. Com essa ferramenta, possibilitaremos um relacionamento entre as lojas e o cliente final, impulsionando os negócios”, explica.

Ao analisar os primeiros dados do projeto inicial, que envolveu 26 lojas de duas redes associadas à Farmarcas, os resultados foram positivos. “A taxa de retenção registrada nos aplicativos alcançou os 50%, enquanto o benchmarking de mercado gira em torno de 7%”, afirma Felipe Prada, diretor de tecnologia da Stefanini Inspiring.

Segundo Prada, ao longo do período de observação foram registradas 210 mil interações dos consumidores com o aplicativo. “A busca por ofertas foi uma das funcionalidades mais acessadas, representando 52% deste total”, explica. “Um destaque do projeto foi o chat do aplicativo, pelo qual os consumidores trocaram mais de 12 mil mensagens com as lojas”, revela Prada. Os consumidores buscaram, principalmente, o atendimento farmacêutico e informações sobre produtos, segundo o diretor.

Além disso, o app sugere ao consumidor a loja mais próxima que irá atendê-lo, e o conecta diretamente com o farmacêutico. A proposta do app é proporcionar uma abordagem O2O (Online to Offline) com atendimento humanizado e personalizado.

De acordo com Vieira, os resultados observados são: o aumento de frequência do consumidor na loja que subiu, aproximadamente, 35%; e o gasto médio mensal que saltou em 20%. “Isso sem contar com a satisfação dos clientes com nossos serviços, que é muito maior”, explica o diretor da Farmarcas.

Para João Mota, presidente da Stefanini Inspiring, os resultados superaram as expectativas. “Este projeto com a Farmarcas demonstra que a digitalização da jornada do cliente, suportada em nossas plataformas tecnológicas, quebra barreiras, inova o negócio, capturando valor junto ao consumidor, ao mesmo tempo em que estabelece um relacionamento de confiança entre ele e a marca”, destaca.

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