/
/
Fabricante de Veja cria laboratório para varejistas

Fabricante de Veja cria laboratório para varejistas

A Reckitt Benckiser, detentora das marcas Veja, Vanish e SBP, criou um laboratório para varejistas. A ideia é realizar uma série de pesquisas com foco no aprimoramento das vendas no mercado

A Reckitt Benckiser, detentora das marcas Veja, Vanish e SBP, criou um laboratório feito para varejistas. Dentro do novo espaço, os colaboradores passam por uma simulação do ponto de venda físico, como se fossem comprar em um supermercado.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
O espaço foi criado em abril deste ano e foi batizado de “Retail Lab”. Em média, a loja modelo recebe periodicamente 30 colaboradores para avaliarem as novidades da companhia que entrarão no mercado. Por meio de testes sensoriais, entrevistas e pesquisas, o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da RB prevê a aceitação do mercado quanto à embalagem do produto e seu posicionamento na gôndola.

Instituto de pesquisa

Um dos grandes diferenciais do Retail Lab é a rapidez na produção de informações que podem ser vitais no ponto de venda. Uma pesquisa de produto geralmente leva três meses para ser feita, passando entre o campo, a consolidação e a aprovação. No Retail esse processo demora 15 dias. Outra inovação do projeto está em como ele acontece.
“As marcas geralmente testam seus produtos utilizando realidade virtual e planograma (representação gráfica ou desenhada do posicionamento de um produto), enquanto que a RB tem como objetivo sair da simulação virtual e trabalhar como se fosse um instituto de pesquisa”, afirma Talita Aguila, gerente da categoria e Shopper Insights da RB Brasil.
“Desenvolvemos esse modelo aqui no Brasil devido à estrutura e a necessidade que tínhamos internamente. A ideia se mostrou muito funcional, já que, quando não está em teste, o espaço é utilizado como loja de produtos RB aos funcionários (RB Market). O que também nos traz muitos insigths sobre gestão de estoque, top produtos e comportamentos de compra”, conclui Talita.

Crédito: Reckitt Benckiser/ divulgação

O caso Vanish

O objetivo do RB Market é fortalecer sua expertise e o desenvolvimento de inovações e atividades mais alinhadas com os shoppers e varejos. Esta é uma forma econômica e dinâmica de levantar as oportunidades quanto ao comportamento de compra dos consumidores em relação aos produtos, materiais de ponto de venda e recomendações de exposição e planogramas.
Um dos casos de sucesso do laboratório de pesquisas da RB aconteceu com a marca Vanish, de alvejantes sem cloro. Por meio das respostas adquiridas dentro do Retail Lab, os gerentes da marca perceberam que o público tinha muitas dúvidas sobre como utilizar os produtos de maneira correta. Com isso em mente, um novo texto, mais didático, foi criado para os profissionais que fazem demonstração dos alvejantes nos pontos de venda.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]