Desde sua inauguração, em 2014, a unidade industrial do Grupo Boticário em Camaçari, na Bahia, tem desempenhado um papel crucial na produção de cosméticos para o mercado nacional, consolidando a presença da empresa na região Nordeste.
Segundo Leandro Balena, diretor-executivo Industrial do Grupo Boticário, a decisão de construir a fábrica em Camaçari foi estratégica. O mercado do Nordeste crescia muito na época, e a Bahia era uma porta de entrada importante para a região. O centro de distribuição em São Gonçalo dos Campos, aliado às rodovias BR-101 e BR-116, oferecia uma logística favorável.
Com 180 mil m², a planta foi concebida para atender à crescente demanda por cosméticos no Nordeste. Iniciando as operações com 11 linhas de produção, hoje são 27 linhas em funcionamento, que produzem mais de 250 milhões de unidades por ano. Além disso, a unidade – que é 80% automatizada – também é responsável por fabricar produtos ícones da marca, como o perfume Malbec e os estojos presenteáveis, sucesso de vendas. A soma de tudo isso é que 25% de todo o portfólio do Grupo Boticário é produzido em Camaçari.
Ao longo dos anos, a fábrica de Camaçari passou por várias expansões, incluindo o aumento de capacidade produtiva em 2021. Com um investimento acumulado de R$ 800 milhões, a planta reflete o compromisso do grupo com a inovação e o desenvolvimento regional
“Construímos algo que vai muito além de tijolos e máquinas. Estamos criando valor para as pessoas, para a comunidade e para o planeta”, pontua.
Inovação e cuidado: a fórmula de excelência
A qualidade, a inovação e o cuidado são três pilares que sustentam as operações do Grupo Boticário, refletindo não apenas no produto final, mas em todas as etapas da cadeia produtiva. Juliana Canellas, diretora-executiva de Qualidade, Excelência e Cuidado do Grupo Boticário, compartilhou insights sobre como a empresa mantém altos padrões em todas as suas operações, desde a fabricação até a distribuição.
“Nosso trabalho é cuidar dos produtos, dos consumidores, do meio ambiente e dos colaboradores. Tudo isso é feito com muita responsabilidade e alinhado com nossa estratégia ESG”, destaca. Para garantir que cada etapa seja conduzida com a máxima excelência, o grupo investe em tecnologia de ponta, inovações científicas e parcerias com universidades e institutos de pesquisa.
A busca pela qualidade no Grupo Boticário começa antes mesmo da produção. Quando selecionados os fornecedores, a qualidade é um tema central, permeando desde a ideação de um produto até o controle de insumos e testes de armazenamento e distribuição. Essas práticas garantem que o consumidor final tenha uma experiência de alto padrão ao utilizar os produtos.
Para manter a segurança e a eficácia dos itens, o grupo aboliu testes em animais há 24 anos e desenvolveu métodos alternativos. “Criamos tecnologias como a pele 3D, feita em laboratório, para simular reações humanas e testar eficácia e segurança de produtos e matérias-primas”, detalha. Outra inovação é o uso de pele 3D com folículo capilar, produzida por impressoras 3D, que replica condições reais para testes de cosméticos capilares.
Além disso, o grupo adota modelos de bioinformática e Inteligência Artificial (IA) para prever a estabilidade e a hidratação de novas fórmulas. “Antes de levarmos para a bancada do laboratório, temos testes computacionais que nos ajudam a predizer o resultado”, enfatiza.
Existe ainda um algoritmo que ajuda a prever a estabilidade de uma fórmula. Com um banco de dados que reúne 10 anos de resultados e testes reais, através do modelo, é possível adiantar se a fórmula terá o potencial de hidratação esperado, antes de qualquer teste na bancada. “Em todas as etapas do processo, garantimos a qualidade através de muitos testes”, reforça.
A sustentabilidade também é um eixo fundamental. “Criamos a ferramenta Iara, que avalia o impacto ambiental de cada nova fórmula. Nosso compromisso é sempre lançar produtos com menor impacto do que suas versões anteriores”, pontua. Essa abordagem inclui desde biodegradabilidade até segurança para ecossistemas, como os corais, com filtros solares desenvolvidos para não causar esbranquiçamento – algo que pode levar um coral à morte.
Outras iniciativas incluem a eliminação de plástico bolha e o reaproveitamento de caixas no processo logístico. Ou seja, caixas danificadas são transformadas em materiais de proteção para envio. Assim, há uma redução de desperdícios.
Por dentro da unidade
A indústria de cosméticos é um universo que combina tecnologia de ponta, processos precisos e um rigoroso controle de qualidade para entregar produtos que atendam às altas expectativas do mercado. Em visita à fábrica do Grupo Boticário, em Camaçari, a Consumidor Moderno conheceu as diferentes etapas de produção da marca.
A jornada começa na área de fabricação, onde tanques gigantes de até 15 mil litros são usados para misturas de insumos sob um controle rigoroso. Ali, acontece o processamento inicial: aquecimento, mistura e resfriamento. Cada fórmula segue uma receita específica, o que torna cada produto único.
Depois dessa etapa, os produtos são armazenados em contêineres de aço inox e passam por um período de quarentena de 24 horas. Durante esse tempo, são realizadas análises químicas para garantir a qualidade e a segurança antes de serem enviadas para o envase.
Linhas inteligentes e inspeção minuciosa
A linha de envase é um exemplo claro de como a automação transformou a indústria. Máquinas especializadas realizam desde a dosagem do produto até a colocação de tampas e embalagens. Cada máquina tem um sistema de inspeção com luzes e câmeras que identifica possíveis defeitos nas embalagens. Se algo está fora do padrão, o sistema substitui automaticamente o item.
Com 13 linhas dedicadas a cremes e loções e outras 9 voltadas à produção de perfumes, a fábrica trabalha a todo vapor. Cada linha de perfumes é capaz de produzir cerca de 3.600 frascos por hora. Diante disso, a fábrica opera em três turnos para atender à demanda.
Além disso, há equipamentos específicos para cada etapa do processo. Existem máquinas que colocam as tampas, outras que embalam os produtos e até que aplicam lacres plásticos nas caixinhas. Uma única máquina pode embalar até 1.600 unidades por hora.
Laboratórios de controle de qualidade
Ao longo da fábrica, diversos laboratórios monitoram cada fase da produção. Desde os insumos até as embalagens finais, tudo passa por inspeções rigorosas. O objetivo é garantir que cada produto atenda aos mais altos padrões. Existem ainda equipes especializadas que analisam os lotes e validam cada etapa.
A especialização é evidente até mesmo nos equipamentos utilizados. Os vasos de perfumaria, por exemplo, são importados, são destinados para lidar com processos altamente especializados. Isso permite produzir com eficiência e manter a qualidade.
Com a produção ininterrupta, a fábrica opera como uma máquina bem azeitada. São 3.600 produtos por hora em média, entre shampoos, condicionadores, protetores solares e outros itens. 80% da fabricação ocorre de forma automatizada para otimizar o tempo e garantir a qualidade. No final de cada linha, uma máquina formadora aplica os lacres plásticos nas embalagens, garantindo a segurança dos produtos até que cheguem às mãos dos consumidores.
A visita revelou um ambiente onde a tecnologia é aliada da precisão e do controle. Cada detalhe importa, desde o momento em que os insumos chegam até o produto finalizado.
Esse olhar dentro da produção de cosméticos mostra como a combinação de inovação, automação e cuidado com os detalhes tem colocado a indústria em um novo patamar. Assim, é possível garantir não apenas eficiência, mas também produtos de alta qualidade para um mercado cada vez mais exigente.
A corrida pelo Natal e o aumento na produção
O Natal é um dos períodos mais aguardados pela indústria de cosméticos e perfumaria. Nas fábricas, a preparação para atender à demanda das festas de fim de ano começa cedo e exige um planejamento minucioso. Na fábrica do Grupo Boticário em Camaçari, são cinco linhas de montagens dedicadas à produção de estojos comemorativos. Esses produtos são feitos especialmente para as datas sazonais e representam um grande volume de nossa produção nessa época.
Vale pontuar ainda que a fábrica já está em processo de produção dos estojos dedicados ao Dia das Mães e ao Natal, mesmo com meses de antecedência. Os estojos de Natal, por exemplo, começaram a ser fabricados em abril, para que tudo estivesse pronto nas lojas até novembro.
Após passarem pelas etapas iniciais de fabricação, os itens seguem para a área de montagem dos estojos. Essa é uma etapa crucial, onde todos os produtos são cuidadosamente organizados nas caixinhas que serão expostas nas lojas. A atenção aos detalhes é fundamental.
Durante o período que antecede as festas, a produção aumenta significativamente. No Natal, por exemplo, a produção da fábrica como um todo cresce 40%. É um esforço conjunto de toda a equipe para garantir que os produtos cheguem ao consumidor dentro do prazo.
Full Potential e Projeto Afrodite
Nos próximos anos, o Grupo Boticário dará um grande passo com o programa Full Potential, com um investimento de R$ 4,2 bilhões. Essa iniciativa trata-se de um investimento na ampliação da capacidade logística e industrial da companhia. Serão maximizadas as fábricas de São José dos Pinhais, Camaçari e São José do Rio Preto. Além disso, os centros de distribuição serão ampliados.
Só em São José de Pinhais, o investimento será de R$ 840 milhões na expansão da planta, áreas administrativas, utilidades e logísticas. Assim, será aumentada a capacidade produtiva em 40%. Em São José do Rio Preto, haverá um momento expressivo na capacidade de fabricação. Camaçari também terá sua capacidade e logística ampliada e a geração de mais de mil empregos diretos e indiretos fruto de um investimento de R$ 800 milhões. Os centros de distribuição acompanharão o aumento de produção, além de serem criados novos CDs e diversas expansões.
O Grupo Boticário ainda se prepara para lançar o Projeto Afrodite. Trata-se de uma nova fábrica na cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais. Nesse projeto, serão investidos cerca de R$ 2 bilhões. Esse será o maior polo industrial da companhia, com aumento da capacidade produtiva em 50%. O início da operação é previsto para 2028, com a geração de 800 empregos diretos.
*Fotos: Assessoria / Marcelo Soares