A caça aos ovos de Páscoa é algo que desperta o imaginário das crianças e dos adultos. E foi com o uso da tecnologia, que a rede de hipermercados Extra começou a promover a brincadeira para todas as idades em seu aplicativo.
A “Caça aos Ovos” oferece uma experiência em realidade aumentada através do programa de fidelidade Clube Extra com promoções. A ação foi desenvolvida pela agência Leo Burnett Tailor Made e estará disponível em todas as lojas do Extra no Brasil. A tecnologia foi desenvolvida pela More Than Real, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de experiências e soluções em realidade aumentada.
Ao entrar no app, um botão para a data convida os consumidores a ativarem suas câmeras do celular para começar a brincadeira para encontrar os ovos. Os clientes então precisam localizar as tags premiadas que estarão espalhadas por todas as lojas da rede.
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Ao encontrar a tag, visível através da realidade aumentada na câmera do celular, o coelhinho da Páscoa Extra comemora e, na sequência, entrega o banner com descontos exclusivos da linha de chocolates Lacta, marca parceira da rede varejista para essa ação.
De acordo com Christiane Cruz Citrângulo, diretora de Marketing do Extra, o objetivo da campanha é ampliar a experiência digital e interação com os clientes.
“Como a Páscoa é uma data de grande relevância para o varejo, pensamos em uma ação que também seja divertida e apoiada em um dos principais pilares do nosso negócio, que é a fidelização. Por isso, levamos o game para o aplicativo do nosso programa de fidelidade como mais uma ferramenta de personalizar não apenas a experiência de compra dos clientes, mas também criar uma maneira de interação com a marca, mostrando que a inovação está ao alcance das mãos”, analisa.
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Inovação
Em relação às novidades da campanha, principalmente com o uso da realidade aumentada, Denis Gustavo, diretor de Integração Digital da Leo Burnett, a experiência digital enriquece o processo de compra do consumidor.
“Dado que já não existem mais barreiras entre a jornada de consumo digital e offline, estamos sempre buscando soluções que integrem todos os pontos de contato da marca com as pessoas. Esse projeto expande a relação do consumidor dentro da loja física, levando a interatividade para o mundo real. O principal valor da realidade aumentada é o potencial que a tecnologia entrega para enriquecer a experiência das pessoas no processo de compra”, explica.
A campanha de Páscoa do Extra também conta com comunicação na TV, material digital, de PDV, folheteria, impresso e rádio. “Estamos unindo o tradicional – que é a caça dos ovos de páscoa – com a tecnologia da realidade aumentada. Isso cria uma mecânica promocional que é, ao mesmo tempo, lúdica, engajadora e inovadora”, conta Wilson Mateos, VP de Criação da Leo Burnett.
Para Marcos Trinca, Partner e Head de XR da More Than Real, a realidade aumentada no varejo transforma o ponto de venda em um canal ativo. “O AR é uma das tecnologias exponenciais que está mudando a maneira como interagimos e nos relacionamos, pois viabiliza a integração entre o mundo físico e o digital, proporcionando um novo patamar de experiência aos clientes, que se traduz em mais receita para os negócios”, comenta Trinca.
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