/
/
Extra Hiper remodela proposta comercial e inaugura ‘hipermercado 2.0’

Extra Hiper remodela proposta comercial e inaugura ‘hipermercado 2.0’

Extra une melhor do atacado e do hipermercado em concepção diferenciada do atacarejo

O Extra Hiper está colocando em prática definitiva um reposicionamento testado nos últimos meses. A tradicional marca de hipermercados está oficialmente operando como um hipermercado 2.0 ou uma versão evoluída dos atacarejos. Dado o apelo do consumidor brasileiro por preços nos últimos anos, a concorrência gerou um acotovelamento entre as grandes de atacado e de hipermercados, e agora o Extra Hiper se posiciona como um híbrido entre hipermercado e atacado, conservando as características de hiper e referenciando o atacado.

Mas não, o Extra não virou atacarejo.

“A gente preservou todas as fortalezas de hiper, como oferta de sortimento, jornada de compra agradável, ao passo que trazemos dinâmicas novas. Além disso, estamos em todos os canais que o consumidor quer comprar. É um fundamento importante nosso estar presente de todas as formas ao consumidor brasileiro”, explica o diretor de operações da bandeira Extra Hiper, Lucas Zanon.

De acordo com o executivo, esta iniciativa é um remodelamento da proposta comercial com o intuito de se adequar à realidade econômica do brasileiro, que tem focado cada vez mais em preços nos últimos anos. “Pelo DNA da marca e a economia como está, a gente precisa trazer isso. A gente reduz preço, se adequa ao brasileiro e aplica uma dinâmica transversal de benefícios em cima do volume”, acredita o executivo.

A própria marca já vinha buscando desde julho de 2020 estratégias para oferecer preços ainda mais baixos a partir do maior volume nas compras, mas agora a referência de barateamento é o preço no atacado. As 103 lojas da rede já contam com tags apontando o preço de atacado dos produtos, sendo que 45 já passaram pela reformulação completa, que inclui atualizações de layout e comunicação diferenciada nos pontos de venda. As demais 58 unidades serão migradas por completo até o início do segundo semestre.

As lojas remodeladas apresentam um crescimento de 25% em vendas e 40% em volume. “Os resultados reforçam a atratividade do conceito one-stop-shop, com a melhor solução para comprar tudo em um só lugar, especialmente durante o período de pandemia, com avanços significativos tanto na categoria de alimentos quanto não-alimentos”, complementa o executivo.

O três pilares

Zanon explica que a nova proposta comercial do Extra Hiper se contextualiza no comportamento do consumidor ao longo dos últimos anos.

“Temos o propósito de democratizar o acesso aos alimentos e não-alimentos com força promocional. Nos últimos cinco anos, temos visto uma grande mudança no mercado brasileiro, com o consumidor tendo acesso ao atacado não só com proposta ao público transformador, mas também a quem compra no varejo. Hoje, a maioria dos clientes do atacado são clientes físicos”, frisa o diretor.

Os três pilares da proposta são: mercearia (limpeza, produtos de commodities, salgadinho, chocolate), perecíveis (açougue, peixaria, padaria, frutas e verduras) e não-alimentos (eletro, bazar, têxtil, cama, mesa e banho).

“Trouxemos essa dinâmica de preços para mercearia equalizando nossa oferta de preço com o que o cash and caring (atacado) oferece para o consumidor brasileiro. Antes, por exemplo, um item de mercearia custava 16% a mais do que no atacado. Além disso diminuir, a gente aplicou a dinâmica de desconto de atacado. Nos perecíveis, estamos ofertando serviços com ainda mais amplitude e opções. Nos não-alimentos, estamos com mais especialidade e profundidade nas categorias”, detalha Zanon.

 


+ Notícias

Retailtechs de fidelidade estão em ponto de ebulição no e-commerce

Pluralidade e espírito comunitário guiam o futuro do varejo de moda

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]