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Experiências inesperadas: duas surpresas do Consumidor Moderno Experience Summit

Experiências inesperadas: duas surpresas do Consumidor Moderno Experience Summit

Evento em Foz do Iguaçu estimula participantes a pensarem a experiência do cliente de formas diferentes. Confira dois exemplos

Acostumado a percorrer a cultura de cidades históricas da Europa, como Barcelona, Porto, Berlim, Praga, por exemplo, o Consumidor Moderno Experience Summit aportou em Foz do Iguaçu este ano. A ideia central era combinar o resgate do networking entre lideranças executivas de empresas dos mais variados segmentos, em um ambiente dominado pela paisagem majestosa das Cataratas do Iguaçu.

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A delegação do Summit teve o privilégio de ficar hospedada no Hotel Belmond Cataratas, situado exatamente no interior do parque ecológico. Como fio condutor, um intenso workshop de dois dias voltado para repensar o Customer Experience dentro de uma ótica orientada à centralidade do cliente, a partir da interpretação do comportamento. O objetivo central: criar experiências memoráveis e ambiciosas, dentro da metodologia de Moonshot.

Se a imersão nos workshops mostrou novas perspectivas para repensar a experiência do cliente, desmistificando a ideia de que esse conceito compreende apenas a interação do cliente com eventuais canais de atendimento e transação, o ambiente do Parque Nacional das Cataratas fez com que os participantes do Summit percebessem o quanto a natureza, em sua inconcebível e incompreendida diversidade, é capaz de proporcionar experiências únicas.

Todos os participantes percorreram as trilhas que levam aos diferentes pontos das Cataratas diversas vezes. Eles puderam sentir o impacto das múltiplas quedas d’água em sequência, o espetáculo absoluto do ciclo dessas águas, a evaporação, a sucessão de arco-íris, as cores e tons do pôr do sol, a vegetação do entorno, os animais silvestres, uma composição de luz e cores sempre inédita, que enriquece os sentidos de forma inigualável. E tudo isso pronto, dia após dia, encantando pessoas há milhares de anos.

O espetáculo absoluto das Cataratas: uma inspiração para experiências únicas

Claro, não se pede que empresas consigam sequer algo próximo do espetáculo natural, mas a concepção de que a natureza é imbatível nas experiências que oferece, é uma lição constante para os gestores. E mais, manter essa experiência e, de certa forma ajudar a preservá-la pode ajudar empresas e marcas a criarem seus próprios modelos de CX, com apelos genuínos de sustentabilidade.

Outro exemplo incrível de como a experiência pode ser enriquecedora, a partir do trabalho humano mais artesanal e dedicado, foi o jantar da delegação no restaurante Casa do Chef. Idealizado pelo chef, músico, estudioso de gastronomia e cultura brasileira, Fabio Del Antonio, a Casa do Chef oferece um menu degustação que remonta à autêntica e ancestral culinária brasileira, tanto de origem indígena quanto da incorporação de elementos das culturas africana e portuguesa.

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Goste-se ou não das iguarias, é impressionante ver como o Chef narra histórias que se combinam com momentos históricos e culturais, como a historia da feijoada, um prato que tem origens em meados do século XIX, a partir de estalagens, restaurantes modestos que ofereciam um prato baseado em feijão e farinha durante a semana e que aos sábados “engordavam” a receita com partes menos nobres da carne do porco. Foi somente no início do século XX que um português assimilou a receita conhecida hoje e que contou com esforço do governo federal para “exportar” uma ideia de culinária típica nacional.

Mas a Casa do Chef impressiona mais ainda quando sabemos que o próprio Fábio Del Antonio construiu as mesas onde o público é servido, bem como as louças onde os pratos são montados e degustados e até a arquitetura inteira da casa. Para finalizar, é uma supresa ver o Chef dando uma canja de saxofone e flauta para clássicos da música brasileira.

Estão aí os princípios que norteiam experiências notáveis e envolventes para consumidores de qualquer empresa: autenticidade, impressões sensoriais, interpretação do comportamento e desejos do consumidor, narrativa sedutora, momentos de pico e desfechos quase mágicos.

Dessa forma, o Consumidor Moderno Experience Summit conseguiu criar por si uma experiência de conteúdo, storytelling e networking incrivelmente surpreendente. Que esses momentos e aprendizados possam se traduzir em ideias marcantes para os consumidores de muitas empresas.

Saiba mais sobre o #CMSummit2021

O Consumidor Moderno Experience Summit 2021 trouxe o tema: “Moonshot: o poder do CX para a criação de estratégias vencedoras de futuro”, com um conteúdo inédito e exclusivo, desenvolvido especialmente pela Hyper Island, a escola de inovação mais influente do mundo, com a curadoria da área de Conhecimento da Consumidor Moderno.

Summit
#CMSummit2021 traz o tema: “Moonshot: o poder do CX para a criação de estratégias vencedoras de futuro” | Foto: Jacques Meir

A palavra moonshot, em tradução literal, significa “voo à lua”. O nome originou-se do projeto Apolo 11, responsável por levar o homem à lua pela primeira vez na história. Para que o marco fosse possível, a NASA precisou utilizar inovações precursoras ao longo de toda a missão, já que na época não existiam tecnologias à disposição para alcançar tal objetivo.

Esse é o conceito por trás do Moonshot Thinking: a resolução de problemas através da utilização de soluções e tecnologias disruptivas para tal. A metodologia utilizada nesta edição tem como principal objetivo fazer com que as empresas participantes alcancem resultados 10 vezes maiores, e não apenas 10% melhores. Esta consciência inovadora é a grande responsável pelo desenvolvimento de tecnologias revolucionárias, como a inteligência artificial, por exemplo.

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Ao participar dessa poderosa imersão, você estará pronto para o seu papel no futuro, independentemente do que você quer criar para a sua empresa. Para saber mais, acesse o portal oficial do evento e acompanhe a cobertura especial a partir do Portal Consumidor Moderno.


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Qual é a mais ambiciosa e surpreendente experiência que você quer criar para o seu cliente?

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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