Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como atender às expectativas da Geração Z via Contact Center?

Como atender às expectativas da Geração Z via Contact Center?

Para entregar serviço excepcional, é essencial que os contact centers estejam integrados, ajudando os clientes a resolverem suas solicitações

Quando falamos em conectar pessoas e marcas, a Geração Z de consumidores espera, cada vez mais, facilidade e conveniência.Uma pesquisa recente da Talkdesk levantou que, enquanto 88% dos consumidores da Geração Z são fiéis a cinco companhias ou menos e cerca de um terço (31%) foi fiel a uma nova companhia no ano passado. À medida que o poder de compra deste grupo cresce, as marcas são desafiadas tanto com oportunidades, quanto com desafios quando se trata de atrair e reter seus consumidores.

Interação digital constante

Enquanto os Millenials  navegaram por várias transformações digitais durante sua infância e adolescência, a Geração Z provavelmente não lembra do tempo antes da Internet. Em 2018, 45% dos adolescentes disseram que usavam a rede quase que constantemente. Quatro anos depois, a maioria desses jovens agora são adultos com um poder de compra e influência crescentes.

Quando interage com marcas, é improvável que a Geração Z faça escolhas conscientes acerca dos canais que ela usa, e, ao invés disso, ela quer se engajar em maneiras que se adequem a ela naquele dado momento.

Embora o suporte com pessoas ainda seja ainda visto como valioso para as demandas do público jovem, a pesquisa da Talkdesk descobriu que 58% dos Boomers  preferem usar o telefone para serviços ao cliente, comparado com somente 27% dos Millenials e 24% da Geração Z. Isso destaca a importância das marcas se conectarem por todos os canais para garantir uma boa experiência ao cliente (CX).

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Trocando sistemas legados

Embora os consumidores da Geração Z sejam mais abertos a usar a tecnologia de Inteligência Artificial, eles são menos dispostos a perdoar um atendimento ruim.

A pesquisa da Talkdesk mostrou que 54% da Geração Z e 56% dos Millenials alegaram que pararam de comprar de companhias no ano passado devido a um atendimento ao cliente ruim. Isso é um contraste notável com apenas 37% dos Boomers. Para as marcas, esse sentimento ressalta a importância de trocar os sistemas legados em silos por tecnologias avançadas, projetadas para conectar todos os canais, times e dados por toda a organização a fim de resolver solicitações dessa geração digitalmente sábia.

Abraçando a Inteligência Artificial e a automação

Para empresas buscando atender às necessidades de sua base de clientes da Geração Z, é essencial ter um contact center baseado na nuvem equipado com tecnologia que utiliza Inteligência Artificial.

Esses sistemas mais avançados não somente ajudam a entregar um CX impecável, conectando todos os pontos de contato com o cliente, como são usados para juntar e analisar insights dos clientes. Com o tempo, isso ajuda organizações a entender melhor a preferência e os hábitos do consumidor, além de lidar de maneira mais inteligente com suas demandas.

Conheça o Mundo do CX

Buscando eficiência

Com as necessidades e prioridades dos consumidores evoluindo constantemente, gerenciar um contact center eficiente não é fácil. A habilidade de automatizar tarefas de rotina e ferramentas com IA podem otimizar processos anteriormente longos, seja para consumidores ou atendentes.

Ferramentas de autosserviço podem liberar atendentes para focar nas solicitações mais complicadas – como gerenciar demandas que precisam de mais empatia. Com isso em mente, muitos contact centers estão começando a tirar proveito da chamada “human-in-the-loop technology”, ou seja, pessoa que ajusta um sistema de IA para ajudá-lo a produzir resultados mais confiáveis, removendo a barreira de adoção da IA para as organizações, especialmente nas menores. Mesmo sem expertise em codificação e ciência de dados, os atendentes de contact center podem ser treinadores de IA usando simplesmente seu próprio conhecimento no produto e nos clientes.

Como nós vimos, facilidade e conveniência são dois fatores fundamentais que guiam a Geração Z – independentemente do canal que eles usam. Portanto, para entregar um serviço excepcional para os clientes, é essencial que todos os contact centers estejam integrados, ajudando os clientes a resolverem suas solicitações e problemas o mais rápido possível. Ao abraçar a IA e a automação, marcas poderão empoderar seus contact centers para garantir que as expectativas da Geração Z não sejam apenas atendidas, mas excedidas.

*Marco Barcellos é Diretor de Marketing para a América Latina da Talkdesk.


+ Notícias

Quando o assunto é Geração Z, até o ChatGPT é politicamente correto

Gestão de pessoas eficiente: a fórmula para escalar negócios

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]