/
/
Como atender às expectativas da Geração Z via Contact Center?

Como atender às expectativas da Geração Z via Contact Center?

Para entregar serviço excepcional, é essencial que os contact centers estejam integrados, ajudando os clientes a resolverem suas solicitações

Quando falamos em conectar pessoas e marcas, a Geração Z de consumidores espera, cada vez mais, facilidade e conveniência.Uma pesquisa recente da Talkdesk levantou que, enquanto 88% dos consumidores da Geração Z são fiéis a cinco companhias ou menos e cerca de um terço (31%) foi fiel a uma nova companhia no ano passado. À medida que o poder de compra deste grupo cresce, as marcas são desafiadas tanto com oportunidades, quanto com desafios quando se trata de atrair e reter seus consumidores.

Interação digital constante

Enquanto os Millenials  navegaram por várias transformações digitais durante sua infância e adolescência, a Geração Z provavelmente não lembra do tempo antes da Internet. Em 2018, 45% dos adolescentes disseram que usavam a rede quase que constantemente. Quatro anos depois, a maioria desses jovens agora são adultos com um poder de compra e influência crescentes.

Quando interage com marcas, é improvável que a Geração Z faça escolhas conscientes acerca dos canais que ela usa, e, ao invés disso, ela quer se engajar em maneiras que se adequem a ela naquele dado momento.

Embora o suporte com pessoas ainda seja ainda visto como valioso para as demandas do público jovem, a pesquisa da Talkdesk descobriu que 58% dos Boomers  preferem usar o telefone para serviços ao cliente, comparado com somente 27% dos Millenials e 24% da Geração Z. Isso destaca a importância das marcas se conectarem por todos os canais para garantir uma boa experiência ao cliente (CX).

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Trocando sistemas legados

Embora os consumidores da Geração Z sejam mais abertos a usar a tecnologia de Inteligência Artificial, eles são menos dispostos a perdoar um atendimento ruim.

A pesquisa da Talkdesk mostrou que 54% da Geração Z e 56% dos Millenials alegaram que pararam de comprar de companhias no ano passado devido a um atendimento ao cliente ruim. Isso é um contraste notável com apenas 37% dos Boomers. Para as marcas, esse sentimento ressalta a importância de trocar os sistemas legados em silos por tecnologias avançadas, projetadas para conectar todos os canais, times e dados por toda a organização a fim de resolver solicitações dessa geração digitalmente sábia.

Abraçando a Inteligência Artificial e a automação

Para empresas buscando atender às necessidades de sua base de clientes da Geração Z, é essencial ter um contact center baseado na nuvem equipado com tecnologia que utiliza Inteligência Artificial.

Esses sistemas mais avançados não somente ajudam a entregar um CX impecável, conectando todos os pontos de contato com o cliente, como são usados para juntar e analisar insights dos clientes. Com o tempo, isso ajuda organizações a entender melhor a preferência e os hábitos do consumidor, além de lidar de maneira mais inteligente com suas demandas.

Conheça o Mundo do CX

Buscando eficiência

Com as necessidades e prioridades dos consumidores evoluindo constantemente, gerenciar um contact center eficiente não é fácil. A habilidade de automatizar tarefas de rotina e ferramentas com IA podem otimizar processos anteriormente longos, seja para consumidores ou atendentes.

Ferramentas de autosserviço podem liberar atendentes para focar nas solicitações mais complicadas – como gerenciar demandas que precisam de mais empatia. Com isso em mente, muitos contact centers estão começando a tirar proveito da chamada “human-in-the-loop technology”, ou seja, pessoa que ajusta um sistema de IA para ajudá-lo a produzir resultados mais confiáveis, removendo a barreira de adoção da IA para as organizações, especialmente nas menores. Mesmo sem expertise em codificação e ciência de dados, os atendentes de contact center podem ser treinadores de IA usando simplesmente seu próprio conhecimento no produto e nos clientes.

Como nós vimos, facilidade e conveniência são dois fatores fundamentais que guiam a Geração Z – independentemente do canal que eles usam. Portanto, para entregar um serviço excepcional para os clientes, é essencial que todos os contact centers estejam integrados, ajudando os clientes a resolverem suas solicitações e problemas o mais rápido possível. Ao abraçar a IA e a automação, marcas poderão empoderar seus contact centers para garantir que as expectativas da Geração Z não sejam apenas atendidas, mas excedidas.

*Marco Barcellos é Diretor de Marketing para a América Latina da Talkdesk.


+ Notícias

Quando o assunto é Geração Z, até o ChatGPT é politicamente correto

Gestão de pessoas eficiente: a fórmula para escalar negócios

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]