/
/
Existe vida em marte? Brasileiro na Nasa responde

Existe vida em marte? Brasileiro na Nasa responde

Ivair Gontijo, um dos líderes do projeto Curiosity, da Nasa, falou sobre o trabalho na agência espacial americana, turismo espacial e sobre vida em marte

Formado em física pela Universidade Federal de Minas Gerais, o brasileiro Ivair Gontijo nasceu no campo, mas deixou o País para fazer dois doutorados: um deles na renomada Universidade da Califórnia. Hoje, Gontijo lidera na agência um núcleo responsável pelo desenvolvimento dos sensores usados pelo Curiosity na exploração do solo de Marte. Autor do livro “A Caminho de Marte”, lançado no ano passado pela editora Sextante, ele concedeu essa entrevista à Consumidor Moderno:

Consumidor Moderno: Como é trabalhar em um órgão considerado referência em ciência, tecnologia e inovação?

Ivair Gontijo: Somos muito cobrados por organização. Partimos do princípio de que os nossos deadlines são irremovíveis. Dizemos aqui que a mecânica celeste não vai esperar por nós. Se perdermos um prazo, um planeta ou um astro se move e daí temos que esperar meses até a próxima oportunidade. Isso acontece com Marte, o nosso objeto de estudo. Aqui, gerenciamos projetos de alto risco, que devem prever cada detalhe da viagem e que são entregues antes do prazo para que possamos realizar testes. É claro que atrasos acontecem. Mas, neste caso, uma das saídas é que a área receberá mais dinheiro para acelerar o projeto e entregá-lo antes do deadline.

Ivair Gontijo ao lado da sonda Curiosity. Crédito: Arquivo pessoal
CM: O senhor já enfrentou alguma dificuldade durante a exploração do solo em Marte?

IG: Sim. Houve um momento crítico no projeto do Curiosity (robô explorador enviado a Marte) quando percebemos que os radares de controle de pouso poderiam não ser entregues a tempo. No fim, aumentamos a pressão e também os nossos recursos (risos).

CM: A SpaceX e a própria Virgin têm financiado projetos que miram o chamado turismo espacial. O que acha disso?

IG: O turismo espacial é algo bem interessante e, penso eu, já estamos quase prontos. No entanto, o mais curioso e irônico é que a Rússia (outrora um país socialista) foi a pioneira nesse negócio. Hoje, os russos realizam viagens comerciais para a estação espacial a um custo de milhões de dólares. O que pode ajudar a impulsionar esse mercado é a terceirização da área de foguetes. Aliás, aqui na Nasa, isso já aconteceu faz muito tempo. O foguete que lançou o Curiosity é terceirizado, por exemplo.

Marte

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

CM: As perguntas que não querem calar: existe vida em Marte? O homem realmente pisou na Lua? A Nasa sabe de algo que não sabemos?

IG: Eu, particularmente, não procuro me informar sobre essas teorias, mas sabemos que elas existem. Sobre Marte, sabia que já mapeamos toda a superfície do planeta e até demos nomes às diversas formações encontradas no planeta? O que eu posso te dizer é que não encontramos nenhum ser vivo na superfície, mesmo porque seria muito difícil de isso acontecer. A atmosfera do planeta é “fininha” e não tem a mesma proteção contra os raios solares como a que temos na Terra. Hoje, qualquer espécie que pisar em Marte será esterilizada – ou seja, haveria uma total eliminação da vida microbiológica. Quanto à pergunta da Lua, eu falo sobre isso em um capítulo do meu livro e faço, inclusive, o contrário: questiono se as tecnologias existentes à época permitiriam esse feito. A resposta é sim.

Ivair Gontijo, da Nasa
Ivair Gontijo, cientista e líder de sensores da Nasa. Crédito: arquivo pessoal

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]