Pesquisar
Close this search box.
/
/
Existe vida em marte? Brasileiro na Nasa responde

Existe vida em marte? Brasileiro na Nasa responde

Ivair Gontijo, um dos líderes do projeto Curiosity, da Nasa, falou sobre o trabalho na agência espacial americana, turismo espacial e sobre vida em marte

Formado em física pela Universidade Federal de Minas Gerais, o brasileiro Ivair Gontijo nasceu no campo, mas deixou o País para fazer dois doutorados: um deles na renomada Universidade da Califórnia. Hoje, Gontijo lidera na agência um núcleo responsável pelo desenvolvimento dos sensores usados pelo Curiosity na exploração do solo de Marte. Autor do livro “A Caminho de Marte”, lançado no ano passado pela editora Sextante, ele concedeu essa entrevista à Consumidor Moderno:

Consumidor Moderno: Como é trabalhar em um órgão considerado referência em ciência, tecnologia e inovação?

Ivair Gontijo: Somos muito cobrados por organização. Partimos do princípio de que os nossos deadlines são irremovíveis. Dizemos aqui que a mecânica celeste não vai esperar por nós. Se perdermos um prazo, um planeta ou um astro se move e daí temos que esperar meses até a próxima oportunidade. Isso acontece com Marte, o nosso objeto de estudo. Aqui, gerenciamos projetos de alto risco, que devem prever cada detalhe da viagem e que são entregues antes do prazo para que possamos realizar testes. É claro que atrasos acontecem. Mas, neste caso, uma das saídas é que a área receberá mais dinheiro para acelerar o projeto e entregá-lo antes do deadline.

Ivair Gontijo ao lado da sonda Curiosity. Crédito: Arquivo pessoal
CM: O senhor já enfrentou alguma dificuldade durante a exploração do solo em Marte?

IG: Sim. Houve um momento crítico no projeto do Curiosity (robô explorador enviado a Marte) quando percebemos que os radares de controle de pouso poderiam não ser entregues a tempo. No fim, aumentamos a pressão e também os nossos recursos (risos).

CM: A SpaceX e a própria Virgin têm financiado projetos que miram o chamado turismo espacial. O que acha disso?

IG: O turismo espacial é algo bem interessante e, penso eu, já estamos quase prontos. No entanto, o mais curioso e irônico é que a Rússia (outrora um país socialista) foi a pioneira nesse negócio. Hoje, os russos realizam viagens comerciais para a estação espacial a um custo de milhões de dólares. O que pode ajudar a impulsionar esse mercado é a terceirização da área de foguetes. Aliás, aqui na Nasa, isso já aconteceu faz muito tempo. O foguete que lançou o Curiosity é terceirizado, por exemplo.

Marte

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

CM: As perguntas que não querem calar: existe vida em Marte? O homem realmente pisou na Lua? A Nasa sabe de algo que não sabemos?

IG: Eu, particularmente, não procuro me informar sobre essas teorias, mas sabemos que elas existem. Sobre Marte, sabia que já mapeamos toda a superfície do planeta e até demos nomes às diversas formações encontradas no planeta? O que eu posso te dizer é que não encontramos nenhum ser vivo na superfície, mesmo porque seria muito difícil de isso acontecer. A atmosfera do planeta é “fininha” e não tem a mesma proteção contra os raios solares como a que temos na Terra. Hoje, qualquer espécie que pisar em Marte será esterilizada – ou seja, haveria uma total eliminação da vida microbiológica. Quanto à pergunta da Lua, eu falo sobre isso em um capítulo do meu livro e faço, inclusive, o contrário: questiono se as tecnologias existentes à época permitiriam esse feito. A resposta é sim.

Ivair Gontijo, da Nasa
Ivair Gontijo, cientista e líder de sensores da Nasa. Crédito: arquivo pessoal

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]