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A nova realidade exigida pela revolução digital na América Latina

A nova realidade exigida pela revolução digital na América Latina

CONAREC 2022 evidencia as operações de atendimento ao cliente tendo a nova realidade digital como umas das principais revoluções para PMEs na América Latina

O Google e a  Accenture evidenciaram a revolução digital que impactou o atendimento ao cliente nos últimos anos na América Latina durante o painel do CONAREC 2022  que explorou o tema “Operações inteligentes de atendimento ao cliente: Nova realidade exigida pela revolução digital na América Latina”.

Acompanhe a cobertura completa do CONAREC 2022

Na ocasião, Maria Elena Sykora, Client Account Leadership Senior Manager da Accenture Brasil e Douglas Leonardo, Head of Business Development LATAM no Google Cloud, discorreram sobre a parceria da Accenture e Google Cloud e como as tecnologias da Google estão transformando as PMEs na América Latina.

De acordo com Maria Elena, o propósito principal dessa parceria está em acelerar a adoção digital frente a uma realidade que abraça todos as companhias hoje. “O objetivo era chegar nas pequenas e médias empresas, aquelas com menos acesso à informação e com alto grau de empregabilidade nesses países, e dar-lhes a oportunidade de acessarem as tecnologias Google”, frisa a executiva da Accenture.

Douglas complementa salientando que nesse parceria, “a principal missão da Google era transformar essas empresas”. “É nossa missão fazer com que empresas acessem essa inovação por meio das tecnologias em nuvem”, pontua o executivo do Google.

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A democratização do acesso tecnológico

Um dos destaques, segundo Douglas, é que essas tecnologias do Google permitem que essas pequenas e médias empresas tenham acesso a um leque de tecnologias que normalmente só empresas de grande porte têm acesso.

Douglas também destaca que essa parceria com a Accenture sedimentou o caminho para chegar nessas empresas e auxiliá-las a superarem esses desafios da digitalização, tão importantes para os seus negócios.

“A Accenture nos ajuda a ter os profissionais corretos que interagem com essas empresas e conseguem identificar os desafios que elas enfrentam e assim traduzir essa demanda com o maior precisão, para aí sim, nós do Google, entrar com a tecnologia mais adequada a cada cliente”, detalha Douglas.

Para Elena, da Accenture, esse projeto representa “o benefício da capacidade humana com viés digital analítico”. “Hoje a importância dos dados é para todos os tamanhos de empresas, e essa parceria nos deu a possibilidade de aplicar muito bem esse conceito”, complementa Douglas.

Voice of Customer da Google

Outro destaque dessa parceria, segundo Douglas, vem da tecnologia de Voice of Customer do Google. “Essa tecnologia nos deu o entendimento de que as necessidades tecnológicas são diferentes em cada país da América Latina, com realidades de negócios bem diferentes. É claro que existem semelhanças, mas o cuidado em entender cada região e seu mercado é fundamental”, pontua Douglas. “Isso nos dá condições não só de adequar as melhores soluções tecnológicas que ofertamos, mas as condições comerciais ideais para cada cenário. A visão da Google não é somente fazer com essas empresas tenham nossa tecnologia, mas fazer com que elas realmente aproveitem todo esse potencial tecnológico a seu favor”, completa.

Por fim, os executivos avaliaram que num cenário onde todas as empresas estão se adequando rapidamente a essa realidade digital, tecnologias como a Voice of Customer trazem um novo potencial de negócios para as empresas.

“A importância dos dados hoje é aplicável para todos. Entender que parcerias como essa podem modificar para melhor a realidade de pequenas e médias empresas é um dos grandes valores que buscamos”, conclui Douglas Leonardo, da Google.

“É o que chamamos na Accenture de ‘operações inteligentes’, onde colocamos pessoas, tecnologias, dados e processos para criar valor para empresas de todos os tamanhos”, completa Maria Elena, da Accenture.


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