/
/
Cliente digital exige empresa omnicanal?

Cliente digital exige empresa omnicanal?

No CONAREC 2022, Karen Klas, fundadora da Pukka, apresentou alguns aspectos pontuais e relevantes sobre omnicanal no Brasil

Karen Klas, fundadora da Pukka, um Hub de Insights, que conecta empresas profissionais, trouxe uma análise pontual sobre o momento do omnicanal no Brasil em um dos painéis do CONAREC 2022.

Confira a cobertura completa do CONAREC 2022

“Cliente digital exige empresa omnicanal?”, este foi o tema da apresentação de Karen, que destacou como as pessoas hoje estão cada vez mais interessadas numa transação digital com empresas, porém, com aspectos físicos ainda muito em evidência.

Hoje o mercado brasileiro apresenta uma penetração de 8% de compras online para bens de consumo, segundo dados da Kantar. “Parece pouco, mas o fato é que nem todo consumidor digital é um consumidor de bens de consumo”, diz Karen.

A executiva complementa explicando que as experiências físicas hoje têm cada vez mais componentes digitais e que a jornada que nos leva a canais físicos, muitas vezes, também tem pontos de contato digital.

“Hoje, de cada 10 pessoas que fazem compra física numa loja, 4 fizeram uma pesquisa digital antes. E 3 em cada 10, fazem uma pesquisa digital enquanto estão dentro da loja para comparar preços, por exemplo”, destaca. Este é um dos dados de um estudo realizado recentemente pela Pukka, em parceria com a Gelt, uma plataforma de cashback, sobre como as pessoas costumam fazer compras.

Conheça o Mundo do CX

“Tudo que estamos vendo agora com digital parece ter um componente físico. Ou seja, a tendência do digital é ser omnicanal”
– Karen Klas, fundadora da Pukka.

A tendência phygital é omnicanal

Karen também revela que outro dado do estudo com Gelt, aponta que hoje muito do “fator confiança” tem levado clientes digitais a optarem pela compra em lojas físicas. “Sobretudo se o produto tem um componente físico associado à compra. Hoje 60% das pessoas que consomem moda, por exemplo, preferem comprar direto nas lojas”, pontua Karen.

Nesse caminho Karen destacou tecnologias imersivas, como metaverso, e outras soluções que trazem uma possibilidade de integração entre digital e físico para agregar mais experiência e facilidades para o consumidor esse consumidor phygital.

“Tudo que estamos vendo agora com digital parece ter um componente físico. Ou seja, a tendência do digital é ser omnicanal”, ressalta Karen. “Um bom exemplo vem do Mercado Livre, que agora passa a aceitar trocas em suas agências. Além de outros inúmeros exemplos de marcas com retiradas em pontos físicos e outras soluções integradas ao digital”, pontua Karen.

Confira a cobertura completa do CONAREC 2022 

Nem tudo está resolvido em omnicanal no Brasil

Mas, segundo Karen, nem tudo está resolvido nessa experiência de compra omnicanal no Brasil. Um dos gaps são os canais de atendimento. “É nesta área onde a omnicanalidade ainda tem grandes desafios na experiência do consumidor com uma marca”, diz Karen.

Ao final, Karem ressalta que, mesmo com todos os desafios e particularidades do mercado brasileiro, sim, os consumidores querem a omnicanalidade em suas experiências de consumo. E que o fator humano ainda é imprescindível nessa busca pelas melhor experiência omnicanal.

“Evidente que temos obstáculos, mas, também já temos bons exemplos de empresas que são digitais e conseguem trazer uma experiência omnicanal real e personalizada ao seu atendimento. Soluções que, de fato, demonstram você sente que está sendo bem atendido e tendo uma experiência ominicanal completa”, conclui Karen.


+ Notícias

Experiência antecipatória é estratégia para ser relevante no futuro 

Os desafios da mobilidade urbana no Brasil 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]