Os últimos meses do ano marcam um período de ouro para o varejo e o comércio eletrônico também aproveita essa onda. Embalado pelo espírito natalino, o setor não só amplia o volume de vendas como também registra um incremento no ticket médio dos pedidos. Conforme a E-bit, em 2015 a ocasião gerou R$ 7,4 bilhões em negócios, 26% mais do que no ano anterior.
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Apesar disso, nem sempre é fácil identificar o caminho para assegurar esse crescimento. Além de condições competitivas de preço e frete, o lojista precisa encarar o desafio de garantir as entregas dentro do prazo, evitando o risco de cancelamentos ou reclamações por atraso.
De acordo com Tiago Dalvi, CEO do Olist, o grande desafio do varejista é planejar e organizar o negócio da maneira mais assertiva para que as vendas do fim do ano sejam as melhores. O executivo aponta cinco dicas para os varejistas conseguirem otimizar seu desempenho nas vendas de fim de ano. Confira:
1- Garanta seu estoque
Defina os produtos que você irá anunciar no Natal. É fundamental saber o que você tem no estoque. Ter um planejamento é essencial para que você consiga aproveitar os resultados que o período te oferece.
Uma dica é colocar descontos mais atrativos para aqueles produtos que você ainda tem uma grande quantidade em estoque.
Mas, ainda assim, é indispensável que, além desses produtos menos vendidos, você também ofereça descontos especiais para os principais produtos da sua marca, atraindo novos clientes que já estavam interessados em seu produto.
2- Ofereça descontos reais
É de suma importância que sua loja ofereça descontos realmente atraentes para o consumidor final.
Para incentivar o consumidor a efetivar uma compra, crie promoções relâmpagos, descontos cumulativos em produtos, vantagens no frete, sorteios em redes sociais e todo o tipo de estratégia que ajude a promover mais vendas.
Em paralelo, aumente a interatividade com os clientes e realize ações que não estejam, necessariamente, ligadas à compra. Isso ajuda a tornar sua marca reconhecida, atraindo o gosto dos consumidores.
3- Anuncie no lugar certo
Esse é o ponto principal para ampliar suas vendas online durante o Natal. Os consumidores estarão buscando em toda a internet produtos que contam descontos atrativos.
Por isso, uma boa dica é colocar seus produtos para vender nos marketplaces de grandes redes varejistas, como Submarino, Americanas.com, Extra.com, Walmart, entre outros. Como estas grandes empresas investem em marketing e comunicação, isto garantindo um fluxo considerável nas vendas.
Segundo relatório divulgado pelo comScore, os grandes marketplaces concentraram cerca de 32,8 milhões de visitantes únicos, somente no mês de junho de 2015.
4- Ofereça um atendimento de qualidade
Com o grande fluxo de consumidores navegando em sua loja virtual, é muito provável que alguns deles encontrem dificuldades e precisem de suporte para conseguir finalizar a compra, ou mesmo, para tirar algumas dúvidas. Quando isso acontecer, é extremamente importante que o seu suporte preste todo o atendimento necessário, pois será um grande diferencial da sua marca.
Invista em um atendimento instantâneo como chat online, telefone, e-mail, e procure deixar esses contatos bem visíveis para que o cliente não perca tempo procurando onde buscar informações para sanar suas dúvidas.
Outra dica é criar uma página com as frequentes dúvidas dos seus clientes já respondidas, otimizando o atendimento.
5- Otimize a operação logística
Outro fator determinante para o fechamento de uma compra é o prazo de entrega oferecido aos clientes. De nada adianta oferecer um valor de frete competitivo se, na verdade, o produto demora para ser entregue.
Ofereça estimativas de entrega que possam ser cumpridas, utilizando serviços reconhecidamente confiáveis, como os Correios.
Períodos sazonais, como o Natal, são épocas excelentes para aumentar as vendas online e alavancar as receitas de uma loja virtual. Contudo isso exige rever e alterar o planejamento e algumas estratégias que são adotadas normalmente, como as dicas que citamos no artigo de hoje. Não tenha medo de investir em estoque e divulgação para gerar mais vendas, pois os resultados certamente vão aparecer.