/
/
Brasileiro ainda não confia na estabilidade econômica do País

Brasileiro ainda não confia na estabilidade econômica do País

Levantamento indica que, após agravamento da crise política, brasileiro diminuiu a confiança de ter estabilidade economica em breve

O consumidor brasileiro ainda não consegue confiar na estabilidade econômica do País. A instabilidade política agravada no fim de maio com as delações envolvendo Michel Temer derrubou o índice de confiança que, em junho, atingiu a menor marca desde janeiro deste ano.
As informações foram coletadas pelo SPC Brasil em parceria com a CNDL. O levantamento inclui a confiança dos brasileiros em relação ao cenário econômico atual e o futuro.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Impacto da queda

Segundo a pesquisa, em junho deste ano apenas 39,4% dos entrevistaram disseram acreditar que a economia e as próprias condições financeiras iam melhorar. Em maio, o mesmo índice marcou 41,5%.
Para o varejo a confiança do consumidor na economia é fundamental. Quanto mais confiante, mais vontade o consumidor tem de se tornar cliente ou de retomar o volume de vendas de antes da crise.
Na estimativa das duas organizações, a crise política do Brasil é o principal fator que afeta o nível de confiança e, consequentemente, o humor de compra dos clientes.

Situação atual x Expectativas

Quando questionados sobre a situação econômica atual, 27,8% dos brasileiros se disseram confiantes. O número é 2,1% menor do que o dito em maio. E quando perguntados sobre o futuro, a maioria ainda se mantém confiante (51,1%), mas a quantidade já é menor que o mês anterior (53,9%).
Em termos gerais, 82% dos consumidores avaliam negativas as condições atuais da economia brasileira, 17% consideram regular e apenas 1% positivo.
Os principais motivos para o momento econômico ruim, segundo 51% entrevistados, são os escândalos de corrupção e o mau uso de recursos públicos, seguido por desemprego (21%) e a inflação (15%).

Própria percepção

Os entrevistados têm menos a reclamar da própria vida financeira do que da situação da economia brasileira em geral. Isso porque apenas 45% dos brasileiros consideram a atuação situação financeira como ruim ou péssima. Outros 45% dos brasileiros consideram regular e outros 9% consideram bom.
O clima de incerteza apavora 39% dos entrevistados que exercem alguma atividade remunerada, pois consideram alta ou média a probabilidade de serem demitidos. Outros 26% acham que o risco baixo e 35% acreditam que não serão dispensados.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]