Pesquisar
Close this search box.
/
/
Especial pós-consumidor: jovens sonham com a casa própria

Especial pós-consumidor: jovens sonham com a casa própria

Para 94% dos entrevistados pela pesquisa exclusiva da MindMiners, ter um imóvel é importante

As construtoras estão de olho nos interesses do pós-consumidor. Afinal, ter uma casa é importante para 94% dos entrevistados pela MindMiners. “Independentemente da idade ou da classe social, nossos clientes querem design, autoria e benefícios para a cidade”, afirma Otavio Zarvos, cofundador da Idea!Zarvos. “Sempre levamos em consideração o que os consumidores têm a nos dizer. Agora mesmo, uma cliente perguntou se não teria como colocarmos uma sala de massagem no edifício, quando, até outro dia, o que era indispensável era ter um quartinho de empregada nos apartamentos”, acrescenta. Nesse sentido, a construtora entendeu que cabia a ela desenhar soluções arquitetônicas que pudessem proporcionar aos clientes as melhores experiências possíveis. Nos edifícios corporativos, por exemplo, o projeto tem de ser amigável não apenas aos seus usuários, mas também aos pedestres que dividem a calçada com o prédio. Desse modo, sempre há assentos para descanso, permitindo, inclusive, mais trocas entre as pessoas que trabalham ou vivem na região.

Por sua vez, nos edifícios residenciais, a palavra de ordem é privacidade. “Também investimos em projetos com iluminação e ventilação naturais, pois isso reduz os gastos com luz e ar-condicionado e, consequentemente, diminui o impacto ambiental”, afirma Zarvos. Segundo o executivo, a novidade agora fica por conta da nova forma de se relacionar com o consumidor: pela primeira vez, a construtora vai alugar as unidades de um empreendimento em vez de vendê-las. “Percebemos que existia interesse em alugar por parte de jovens que estão começando a vida profissional e de pessoas que não querem comprar apartamento, pois a posse não é importante. Já temos o terreno e agora estamos conversando com investidores sobre o projeto”, acrescenta.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno

MRV, por sua vez, está apostando na tecnologia para agradar os consumidores. É que a construtora fechou acordos com grandes varejistas, como o Magazine Luiza, para oferecer descontos em itens de linha branca, por exemplo. Para isso, basta o cliente acessar o marketplace da MRV e se cadastrar para obter facilidade de pagamento, frete grátis ou outros atrativos para o bolso. “O nosso intuito é facilitar a vida do cliente que não tem tempo para mexer com obra depois que recebe as chaves”, esclarece Rodrigo Resende, diretor de marketing e venda da MRV. “Por isso, também oferecemos, por meio de um aplicativo, a possibilidade de o cliente escolher os acabamentos que quer no apartamento. Assim, tudo fica personalizado de acordo com seu gosto.” Essa facilidade acaba se traduzindo em números de vendas, afinal, é pela propaganda boca a boca que a construtora continuou crescendo, mesmo em meio a uma crise econômica sem precedentes. “Um em cada seis clientes vem por indicação de pessoas que compraram conosco no passado”, diz. Além disso, os edifícios mais novos da MRV já são entregues com itens que até então não estavam na prancheta dos arquitetos: entradas para USB, sinal de Wi-Fi nas áreas comuns dos prédios e até garagem para bicicleta.

Já na EZTEC a proposta é juntar em um mesmo prédio salas comerciais, residenciais e espaços de coworking, pois a construtora identificou que o pós-consumidor quer se aprofundar na ideia de compartilhamento e de comunidade. “Toda a área externa se tornou ponto-chave, desde o ciberlounge, onde é possível lavar roupa e tomar café, passando pelo bicicletário até a academia bem-estruturada”, explica Alexandre Tagawa, head de publicidade da EZTEC. Além disso, são oferecidos serviços que são pagos à parte, como se fizessem parte de um menu à la carte. Nesse cardápio sob demanda, entram aluguel do espaço gourmet para festa, concierge, passeador de cachorros. Com tudo isso fora dos apartamentos, as unidades puderam ser reduzidas até 23 metros quadrados. “As pessoas querem ter conforto, mas isso significaria um custo muito alto. Então, isso é possível com unidades menores e mais áreas compartilhadas”, acrescenta. Mas como a EZTEC sabe o que interessa ou não para os clientes? A resposta vem das mídias sociais. “A gente faz pesquisas pelas mídias sociais sobre itens de lazer e isso começou a nortear os projetos. Mas não apenas isso. Até então, vínhamos trabalhando com fachadas neoclássicas e o que as pessoas queriam eram fachadas mais eficientes e modernas — e obviamente isso estará nos próximos lançamentos”, diz.

TER AINDA É PODER

Estudo da MindMiners com 1.200 pessoas mostra os hábitos de compra dos jovens brasileiros
Em uma escala entre 1 e 5, sendo 1 “nada importante” e 5 “muito importante”, quão importante é,
para você, possuir cada um dos itens a seguir:

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]