/
/
Um espaço a ser preenchido pela inovação

Um espaço a ser preenchido pela inovação

Consumidor Moderno visitou o espaço ARCA, criado para abrigar eventos e fomentar a vida na cidade. O Whow! Festival de inovação acontecerá no local

A criatividade humana é capaz de transformar espaços e negócios mundo afora. Prova disso são as inúmeras histórias de inovações que surgiram a partir da necessidade de diversas pessoas. Aqui no Brasil, na cidade de São Paulo, um exemplo é um galpão que um dia abrigou uma indústria metalúrgica mas, hoje, recebe os mais diversos eventos.

O espaço ARCA, como é chamado, foi descoberto pelos sócios Mario e Mauricio que, em 2017, buscavam novos locais  para a realização de eventos de música em São Paulo. “Procurávamos espaços com características únicas, originais, e foi então que encontramos este fantástico galpão”, conta. “Foi um caso clássico de amor à primeira vista”.

Como afirma Mauricio Soares, onde muitas pessoas viam sujeira e degradação, ele e o sócio viram possibilidades. Buscamos, então, complementar nossas experiências e competências com pessoas que também enxergassem este enorme potencial e pudessem formar conosco a equipe de desenvolvimento da ARCA”, diz. “Por isso, Andrea e Tatiana se juntaram a nós”.

Hoje, então, a ARCA é liderada por quatro sócios: Andrea Galasso, Mauricio Soares, Mario Sérgio de Albuquerque e Tatiana Aulicino. Soares explica que a ligação entre passado, presente e futuro está no DNA da ARCA. Na origem há, também, a consciência sobre o papel do empreendimento na transformação do seu entorno, afinal, criou-se um
fluxo de pessoas e organizações que, de outra maneira, não haveria. “Entendemos que podemos ter participação ativa na construção de um futuro melhor e mais harmonioso para a região, sempre pautados em diálogo e colaboração”, afirma.

O propósito de um espaço inovador

A ideia é ser mais do que um espaço para festas, mais do que um centro de convenções ou espaço de feiras. Queríamos construir algo que se tornasse referência no mercado, atuando na convergência entre criatividade, tecnologia, arte, inovação e entretenimento”. E deu certo. Soares revela que a ARCA tem o propósito de atrair, acolher e promover os eventos mais relevantes do mundo. “É um propósito um tanto ambicioso, mas acreditamos que é possível realizar uma nova revolução industrial, tão potente e relevante quanto aquela que transformou a Vila Leopoldina (local onde está localizado o espaço) na primeira metade do século passado”, afirma. “A diferença é que desta vez estamos falando da indústria criativa”.

Mas será que é possível espalhar a inovação pelo País? Questionado sobre o desenvolvimento da capacidade criativa no Brasil, Soares afirma ter uma visão bastante otimista, apesar dos obstáculos burocráticos e da predominância de uma cultura organizacional conservadora que ainda pode ser percebida em muitas empresas. O ponto positivo, como ele reconhece, é a criatividade do brasileiro, que reflete a capacidade de solucionar problemas. Com isso, formam-se muitas perspectivas positivas para o futuro da inovação.

 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]