Marcas e empresas que se conectam verdadeiramente com valores da agenda ESG saem na frente, na opinião dos consumidores. Segundo estudo o The Future of Payments 2025, da Worldpay from FIS, as marcas devem agir, e agora, para o bem da sociedade. Esta é a avaliação de 73% dos entrevistados, que destacaram iniciativas ambientais e de inclusão como aspectos diferenciais na decisão de compra.
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Os consumidores cada vez decidem suas compras tendo em mente o valor que as marcas e empresas dão à proteção do meio ambiente e à redução de sua pegada de carbono. Um exemplo apontado pelo relatório do FIS, em 2021, foi que 56% dos americanos afirmaram que usariam um cartão de crédito que pudesse calcular e compensar a pegada ambiental dos produtos que compraram.
“Não é suficiente que as marcas prestem serviços da boca para fora à intenção positiva – elas devem tomar ações benéficas de forma direta e transparente”, explica do Juan Pablo D´Antiochia, vice-presidente sênior da Worldpay from FIS para a América Latina.
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Inclusão e ação
A oportunidade também existe no aspecto da inclusão, com a crescente compreensão da necessidade de criar soluções de pagamento inclusivas para populações não bancarizada e também com foco na representação de grupos minoritários no mercado financeiro.
Segundo o FIS, 31% da população adulta em todo o mundo, o que representa 1,7 bilhão de pessoas, não tem conta bancária ou carteira digital. Só no Brasil, segundo a Serasa, são mais de 38 milhões de adultos.
Os dados do levantamento da Fundação Dom Cabral divulgado em 2021 sobre a preferência dos meios de pagamento no Brasil corroboram a predominância do uso do dinheiro. O estudo indica que 53,4% dos brasileiros preferem pagar em dinheiro, enquanto 20% utilizam preferencialmente o cartão de crédito e 16,5% usam mais a função débito.
Além disso, muitos consumidores tomam posição em defender marcas que demonstrem interesse em cuidar da comunidade e que estejam comprometidas em fazer a diferença em sua região e na sociedade. Globalmente, 73% dos consumidores dizem que as marcas devem agir agora para o bem da sociedade.
Mais do que nunca, os consumidores querem alinhar seu comportamento de compra com sua ética e valores. Serviços financeiros de maior sucesso provavelmente serão os que estenderem seu relacionamento e suas ações para além da gestão financeira com foco em atender pessoas e o planeta, avalia a FIS.
A consultoria recomenda incorporar recursos de compensação de emissões nas jornadas de pagamento ou aproveitar o suporte crescente para o comércio local com campanhas que incentivam a compra regionalizada, que tem menos impacto ambiental, por exemplo.
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As fintechs e startups são empresas do mundo dos pagamentos que se destacam pela inovação em busca de conceder acesso fácil a opções para pessoas sem conta bancária. Uma marca turca lançou um serviço de pagamento por SMS, para permitir que pessoas sem contas bancárias paguem pelo transporte público por mensagem de texto. Esse grupo de consumidores, antes excluído do sistema turco, que exige o uso de cartão de crédito ou débito, agora pode pagar por uma viagem usando o crédito do telefone.
O TreeCard, lançado nos EUA há pouco mais de um ano, operado pela Mastercard, é outro exemplo. Ele direciona parte da tarifa para o reflorestamento. O TreeCard funciona como uma conta de débito e no seu aplicativo é possível acompanhar não só gastos ou dividir contas, mas monitorar quantas árvores foram plantadas de acordo com os gastos do cliente. Uma nova árvore é plantada a cada US$ 60 gastos no cartão.
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