Pesquisar
Close this search box.
/
/
ESG e consciência ambiental: baixa no mercado e otimismo da sociedade

ESG e consciência ambiental: baixa no mercado e otimismo da sociedade

Estudos revelam o baixo desempenho do mercado de investimentos europeu sobre práticas ESG em contrapartida ao crescimento da consciência ambiental em diversos países

As preocupações com a mudança climática e o meio ambiente crescem diariamente e permeiam o dia a dia de cidadãos e lideranças empresariais das formas mais diversas. A agenda ESG (Environmental, Social and Governance), segundo especialistas, deverá ser o assunto deste ano. No entanto, dados recentes de um estudo realizado na Dinamarca evidenciam uma certa contradição no mercado Europeu, frente a consciência de cidadãos em outras partes do mundo como revela outro estudo global. Entenda a seguir.

Na Dinamarca, um dos países com mais pegada sustentável que se tem notícias, as preferências de investidores mulheres por empresas com compromissos ESG é maior do que a de homens. Um estudo apontou que as mulheres estão mais dispostas do que os homens a sacrificar retornos para defender a causa ambiental, social e de governança. A análise tem como base uma pesquisa da Danske Invest, marca de fundos mútuos administrados por empresas de gestão de fundos do banco dinamarquês Danske Bank.

Leia mais: Como a sustentabilidade tem influenciado o varejo de vestuário 

Natalia Setlak, estrategista sênior do Danske Bank, disse em nota à Bloomberg que “os homens são mais céticos quando se trata de investimentos sustentáveis”. Ela aponta que 23% dos homens pesquisados acham que o ESG tem um “efeito negativo nos retornos”. Para as mulheres pesquisadas apenas 10% tinham a mesma opinião.
Os dados mostraram que 59% dos homens ainda seguem interessados em investir em empresas que ignoram causas ambientais caso elas projetem maior retorno de investimentos (entre as mulheres pesquisadas, 41% defendem essa postura).

Para o mercado esses números devem balizar estratégias de gestores de ativos que deverão estar atentos às visões sobre ESG de investidores, já que regras da Diretiva dos Mercados de Instrumentos Financeiros da Europa, revisadas há pouco tempo, exigem que os consultores financeiros confrontem seus clientes e lhes perguntem sobre suas preferências de sustentabilidade.

ESG ainda em baixa

Mesmo com os fundos ESG mostrando desempenho abaixo do esperado na Europa, conforme dados compilados pela Bloomberg, (fundos europeus de ESG perderam uma média de 8,9% este ano), Natalia Setlak, acredita que “não há razão para supor que as empresas com um perfil forte em sustentabilidade terão um desempenho de negócios ruim no futuro”.

Para a estrategista sênior do Danske Bank, deveria ser o contrário, “se uma empresa age com responsabilidade em relação às questões ambientais e sociais, isso pode ser positivo para futuras oportunidades de negócios, já que muitos clientes estão cada vez mais exigentes e conscientes sobre os negócios com os quais eles interagem”, diz.

Brasileiro acredita que é possível reverter os impactos ambientais

Ainda sobre o tema da sustentabilidade, uma outra pesquisa realizada pela Pearson, denominada “Global Learner Survey”, aponta que 64% dos brasileiros acreditam que ainda é possível reverter os impactos das mudanças climáticas. O estudo, também realizado em outros países, mostra ainda que a maioria dos entrevistados no Brasil estão buscando informações sobre sustentabilidade.

esg
Imagem: canva.com

Latinos são otimistas

Brasil e México são os mais otimistas: dois terços dos entrevistados nesses países (ambos com 64%) acreditam que os efeitos das mudanças climáticas ainda podem ser evitados. Os brasileiros (71%) também lideram o grupo de entrevistados que atualmente estão tentando se informar sobre as questões climáticas. A China tem a menor proporção (48%).

Fontes de informação para consciência ambiental

A maioria dos entrevistados no estudo da Pearson (61%) está ativamente tentando se educar sobre as questões climáticas. As três principais fontes de informação que os respondentes estão usando atualmente são: imprensa (58%), redes sociais (43%) e filmes (42%). Curiosamente, apesar do acesso às redes sociais ser alto, essa fonte de informação está entre as menos confiáveis para os participantes (51%). As mais confiáveis são experiência pessoal (77%), livros (76%) e filmes (72%).

A pesquisa ainda mostra que 84% dos entrevistados dizem que, depois de aprender mais sobre as mudanças climáticas, eles agiram em suas próprias vidas para reduzir seu impacto. Nesse caminho, Juliano Costa, vice-presidente de Produtos Educacionais da Pearson Latam, destaca que a educação assume um papel fundamental para preparar as gerações atuais e futuras para viver em um mundo sustentável. “Para preservarmos o futuro do nosso planeta, temos a formidável ferramenta da educação, que sempre foi um motor poderoso para promover mudanças”, salienta.

Leia mais: Sustentabilidade: por que ainda é difícil ganhar escala no mercado? 

Outras descobertas do Global Learner Survey

  •  55% dos entrevistados afirmam que provavelmente procurarão emprego em uma área que tenha um impacto positivo sobre o meio ambiente. México 68%, Brasil 63% e China 62% lideram os índices.
  • 58% dos entrevistados não sentem que os tópicos relacionados ao meio ambiente foram ensinados de forma adequada quando eles estavam na escola. O Brasil está na contramão desse índice, com 44%.
  • Brasil e México são os dois países que preferem começar essa educação já na fase pré-escolar, com 48% e 51%, respectivamente.
  • Para brasileiros (53%) e mexicanos (54%) é muito importante que as suas carreiras tenham um impacto ambiental positivo, enquanto EUA (28%), Reino Unido (19%) e China (28%) tem índices mais baixos.

Análise

Se cabe aqui uma análise para um tema tão amplo e complexo, em resumo, poderíamos sugerir algumas provocações.

Consciência ambiental prevalece em países onde sua geografia e cultura influenciam naturalmente a consciência e opinião de seus cidadãos sobre sustentabilidade e defesa ao meio ambiente? As mulheres, conhecidas por tomar decisões financeiras com base no que é melhor para seus filhos e sua família e a pensar mais no futuro, são mais alinhadas com investimentos em empresas com senso de comunidade e planeta? Países com um histórico colonizador continuarão a rezar na cartilha de prioridades e resultados a curto prazo? Consciência ambiental e lucro não falam a mesma língua?

Enquanto encontrarmos o interesse em pesquisas, pautas governamentais, discussões e pluralidade de opiniões sobre a importância do meio ambiente e temas da agenda ESG, haverá esperança para uma reformulação dessas questões e um futuro sustentável e longevo para sociedade e, porque não, para os negócios também.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

Sustentabilidade: por que ainda é difícil ganhar escala no mercado? 

Reciclar por um mundo melhor 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]