/
/
Como são escolhidos os canais ao longo da jornada do cliente?

Como são escolhidos os canais ao longo da jornada do cliente?

Para a NeoAssist, encantar o consumidor nas operações de atendimento requer mais que a disponibilização de pontos de contatos distintos

Nativos digitais ou consumidores 5.0, como muitas vezes são chamados, têm pressa. Eles não assistiram à transição do mundo analógico para o digital, já nasceram na era dos fios e cabos que encurtaram as distâncias entre os povos e continentes. Por isso, seus hábitos e preferências de consumo e de uso de canais vêm norteando as estratégias das marcas que mais trabalham para se destacar no mercado, cada vez mais concorrido.

A utilização frequente de computadores, celulares, videogames, dentre tantos dispositivos eletrônicos, impacta diretamente o comportamento do consumidor, que é quase sempre um autodidata digital. Esta realidade o torna mais exigente, mesmo quando exposto ao autoatendimento.

“Um canal não precisa ter, necessariamente, alguém do outro lado para respondê-lo 24/7, mas caso haja um serviço de autoatendimento, por exemplo, que funcione bem e esclareça ou ajude este consumidor a solucionar seu problema, este já será possivelmente um canal mais escolhido”, considera Virgínia Delfino, head de Marketing e CX da NeoAssist.

WhatsApp e chatbot

Dados do estudo inédito desenvolvido pela NeoAssist sobre os impactos no atendimento das empresas durante a Black Friday mostram que, em comparação com 2019 e 2020, o ano passado registrou aumento expressivo de adesão dos consumidores a dois canais: o WhatsApp, com variação de 602,09% no aumento da média mensal de atendimento, e o os chatbots, com 370,38%.

Mas a especialista considera que a preferência pelos canais de atendimento varia de setor para setor, daí a importância de conhecer os principais aspectos de sua base de clientes e potenciais compradores.

“O público-alvo jamais deve ser desconsiderado, pois a partir do momento em que as empresas entendem, de fato, seus hábitos de consumo e estilo de vida, conseguem ter maior percepção de quais pontos de contato esse público prefere interagir”, ressalta.

Na avaliação da executiva, há canais comumente utilizados para finalidades bem definidas. Ela destaca, por exemplo, que as FAQs e chatbots costumam ser mais buscados para o esclarecimento de dúvidas simples mas “isso pode variar muito de acordo com o comportamento da base de clientes da empresa”.

O autosserviço entre canais

No que depender do novo consumidor, ele mesmo deveria ser capaz de encontrar alternativas para seus problemas, sem a necessidade de intervenção humana, ou, o auxílio de um profissional de atendimento.

“O principal papel do autosserviço dentro do atendimento ao cliente é otimizar os esforços da equipe de operação. É você entender quais os gargalos, onde é necessário ter um humano para conversar com aquele cliente e quando o autosserviço pode resolver uma questão específica”, explica.

No entanto, Virgínia avalia que os parques tecnológicos das empresas brasileiras ainda pecam muito na entrega efetiva de soluções para esta vertente do atendimento.

“Acredito que a principal dor das empresas hoje é fazer uma boa curadoria do chatbot, por exemplo, entender a dinâmica do bot com seus clientes, otimizar as respostas para os questionamentos e estar em constante melhoria”, considera.

Eficiência

A eficiência do autosserviço já é meta de pequenas, médias e grandes empresas que buscam a melhoria contínua da jornada de compras de seus consumidores.

“Para se ter uma dimensão dos benefícios, a Koin, uma das clientes da NeoAssist, tem mais de 40% dos chamados atendidos pelo Atendimento Inteligente (AI) e cerca de 76% das solicitações resolvidas na própria ferramenta, sem necessidade do contato com o time de suporte. Isso colabora para que estes profissionais possam se preparar para atender, de forma personalizada, demandas de média e alta complexidade com muito mais dedicação”, finaliza.


+ Notícias

Comunicação é um fator essencial para a experiência do cliente. Como aprimorá-la?

Transformando a comunicação em resultado: como falar a língua do cliente?

Relacionamento significativo em tempos conectados


 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]