Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como são escolhidos os canais ao longo da jornada do cliente?

Como são escolhidos os canais ao longo da jornada do cliente?

Para a NeoAssist, encantar o consumidor nas operações de atendimento requer mais que a disponibilização de pontos de contatos distintos

Nativos digitais ou consumidores 5.0, como muitas vezes são chamados, têm pressa. Eles não assistiram à transição do mundo analógico para o digital, já nasceram na era dos fios e cabos que encurtaram as distâncias entre os povos e continentes. Por isso, seus hábitos e preferências de consumo e de uso de canais vêm norteando as estratégias das marcas que mais trabalham para se destacar no mercado, cada vez mais concorrido.

A utilização frequente de computadores, celulares, videogames, dentre tantos dispositivos eletrônicos, impacta diretamente o comportamento do consumidor, que é quase sempre um autodidata digital. Esta realidade o torna mais exigente, mesmo quando exposto ao autoatendimento.

“Um canal não precisa ter, necessariamente, alguém do outro lado para respondê-lo 24/7, mas caso haja um serviço de autoatendimento, por exemplo, que funcione bem e esclareça ou ajude este consumidor a solucionar seu problema, este já será possivelmente um canal mais escolhido”, considera Virgínia Delfino, head de Marketing e CX da NeoAssist.

WhatsApp e chatbot

Dados do estudo inédito desenvolvido pela NeoAssist sobre os impactos no atendimento das empresas durante a Black Friday mostram que, em comparação com 2019 e 2020, o ano passado registrou aumento expressivo de adesão dos consumidores a dois canais: o WhatsApp, com variação de 602,09% no aumento da média mensal de atendimento, e o os chatbots, com 370,38%.

Mas a especialista considera que a preferência pelos canais de atendimento varia de setor para setor, daí a importância de conhecer os principais aspectos de sua base de clientes e potenciais compradores.

“O público-alvo jamais deve ser desconsiderado, pois a partir do momento em que as empresas entendem, de fato, seus hábitos de consumo e estilo de vida, conseguem ter maior percepção de quais pontos de contato esse público prefere interagir”, ressalta.

Na avaliação da executiva, há canais comumente utilizados para finalidades bem definidas. Ela destaca, por exemplo, que as FAQs e chatbots costumam ser mais buscados para o esclarecimento de dúvidas simples mas “isso pode variar muito de acordo com o comportamento da base de clientes da empresa”.

O autosserviço entre canais

No que depender do novo consumidor, ele mesmo deveria ser capaz de encontrar alternativas para seus problemas, sem a necessidade de intervenção humana, ou, o auxílio de um profissional de atendimento.

“O principal papel do autosserviço dentro do atendimento ao cliente é otimizar os esforços da equipe de operação. É você entender quais os gargalos, onde é necessário ter um humano para conversar com aquele cliente e quando o autosserviço pode resolver uma questão específica”, explica.

No entanto, Virgínia avalia que os parques tecnológicos das empresas brasileiras ainda pecam muito na entrega efetiva de soluções para esta vertente do atendimento.

“Acredito que a principal dor das empresas hoje é fazer uma boa curadoria do chatbot, por exemplo, entender a dinâmica do bot com seus clientes, otimizar as respostas para os questionamentos e estar em constante melhoria”, considera.

Eficiência

A eficiência do autosserviço já é meta de pequenas, médias e grandes empresas que buscam a melhoria contínua da jornada de compras de seus consumidores.

“Para se ter uma dimensão dos benefícios, a Koin, uma das clientes da NeoAssist, tem mais de 40% dos chamados atendidos pelo Atendimento Inteligente (AI) e cerca de 76% das solicitações resolvidas na própria ferramenta, sem necessidade do contato com o time de suporte. Isso colabora para que estes profissionais possam se preparar para atender, de forma personalizada, demandas de média e alta complexidade com muito mais dedicação”, finaliza.


+ Notícias

Comunicação é um fator essencial para a experiência do cliente. Como aprimorá-la?

Transformando a comunicação em resultado: como falar a língua do cliente?

Relacionamento significativo em tempos conectados


 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]