/
/
Entenda a importância do empreendedorismo periférico

Entenda a importância do empreendedorismo periférico

Formalização de negócios dispara com a pandemia, mas empreender em áreas menos favorecidas exige ainda mais preparo

Você sabia que o Brasil é o país campeão quando o assunto é “empreendedorismo por necessidade”? É o que aponta um estudo da Global Entrepreneurship Monitor em parceria com o Sebrae, que revelou também que o interesse do brasileiro em abrir o próprio negócio aumentou de 18% em 2015 para 33% em 2019.

Crise fomenta o empreendedorismo

A pandemia do novo coronavírus acentuou essa tendência. De acordo com o Portal do Empreendedor, foram registrados 985.891 novos cadastros de Microempreendedor Individual (MEI) entre março e setembro deste ano – um aumento de 11,2% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Em meio à crise, milhares de desempregados e de trabalhadores informais recorreram à abertura do MEI para buscar uma nova fonte de renda ou ter acesso aos benefícios trabalhistas garantidos por lei. Boa parte desses novos empreendimentos surgiu nas periferias, regiões tradicionalmente mais afetadas pelas crises econômicas.

Empreender em áreas periféricas não costuma ser algo estruturado e acontece, frequentemente, de maneira empírica. Por necessidade, as pessoas colocam os projetos para acontecer com pouco tempo para incubação, escassez de recursos financeiros e baixa tolerância para erros. Por isso, a educação empreendedora é fundamental para que esses ecossistemas tão complexos se desenvolvam.

A sócia e head de Inovação Social da Semente Negócios, Ellen Carbonari, diz que, quando articulada a mecanismos de suporte e incentivo de agentes públicos e privados, a educação empreendedora é capaz de promover saltos de investimento, inovação, redução das desigualdades e valorização do meio ambiente. “O empreendedorismo, especialmente o social, é fundamental para a agenda de inovação social, uma agenda que busca novos arranjos produtivos para promover a vida, às pessoas, o planeta, a paz e as parcerias para a sustentabilidade. Quando pensada no contexto Brasil, essa agenda passa, necessariamente, pela potência inovadora das periferias”.

Os desafios de empreender na periferia

Fundada em 2011, a Semente Negócios surgiu com o objetivo de promover educação empreendedora em universidades, adaptando metodologias internacionais de inovação para o mercado brasileiro. Com o tempo, ampliou sua atuação, e hoje trabalha, também, com cooperativas agrícolas, startups a grandes corporações privadas.

A empresa também é parceira da Prefeitura de São Paulo no Vai Tec, programa de inovações tecnológicas voltado para a periferia. Em duas edições, o programa já acelerou 48 negócios nas regiões Sul, Leste e Norte da capital paulista. As empresas beneficiadas tiveram um aumento médio de 70% em seu faturamento. “Articular atores locais em torno do empreendedorismo é uma forma de pensar no desenvolvimento destes territórios e encontrar soluções efetivas para estes problemas a partir de uma ótica local, guiada pelo protagonismo de seus residentes”, diz Ellen.

A complexidade das desigualdades de renda, acesso e infraestrutura são alguns dos maiores desafios enfrentados pelos empreendedores nessas situações. Por isso, segundo Ellen, o empreendedorismo de impacto se torna ainda mais poderoso quando combinado a mecanismos de microfinanciamento e a novos arranjos produtivos. “Se historicamente a expectativa de resolução desses problemas passava pela figura do Estado, agora é necessário articular universidades, sociedade civil e iniciativa privada para potencializar conhecimentos e inovações locais.”

A sócia da Semente Negócios acredita que programas como o Vai Tec são capazes de ajudar empreendedores periféricos a ganhar escala nacional, promovendo narrativas de inclusão e igualdade. “A periferia é um local de muita potência, inteligência e criatividade na resolução de problemas, além de um local de relações pulsantes. Estes são alguns dos elementos necessários para construir soluções inovadoras e de alto impacto que podem transformar a realidade dos moradores e da sociedade em geral”, conclui.


+ Notícias 

Como as empresas devem encarar a lobalização

Veja aprendizados e realizações das empresas na pandemia

A necessidade de entender o perfil do consumidor para obter resultados

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]