/
/
Endividamento na capital de SP é o menor em 3 anos

Endividamento na capital de SP é o menor em 3 anos

Cenário econômico pessimista serviu para imprimir cautela no comportamento dos paulistanos

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da FecomercioSP, os paulistanos usaram o dinheiro do final de ano para saldar suas dívidas e, mesmo com as tentações do período natalino, permaneceram cautelosos com suas compras.

O número de cidadãos da capital paulista que estão endividados caiu para 43,1% em dezembro, o menor nível desde fevereiro de 2012, quando o índice era de 42,4%.

Dividido por faixa de renda, o endividamento é proporcionalmente menor entre as famílias que ganham acima de dez salários mínimos. Apenas 36,4% dos consumidores que ganham essa quantia têm dívidas na praça.

Este número sobe nove pontos percentuais quando se tratam das famílias de baixa renda, cuja fatia endividada chega a 45,4% delas. Mesmo assim, este nível é 1,6 ponto porcentual menor do que o registrado em novembro.

Para a Fecomercio, a queda deste indicador pode ser explicada pelo cenário econômico pessimista com estimativa de ?baixo crescimento, menor incremento da renda do consumidor, inflação e juros em trajetória de alta?.

Seriam esses fatores que teriam desencadeado uma maior cautela no momento de assumir novas dívidas para o futuro.

Ainda na comparação com o mês anterior, dezembro de 2014 teve um aumento nas famílias inadimplentes, que não conseguiram saldar débitos antigos: de 10,5% para 10,9.

A mesma pesquisa divulgou o porcentual de famílias que disseram não ter condições de pagar suas contas atrasadas: de 3,5% em novembro para 3,7% em dezembro. Mesmo assim, patamar é menor que o de dezembro de 2013, quando batia na casa de 5,4%.

A dívida ?preferida? ainda é no cartão de crédito, usado por 68,6% das famílias entrevistadas, seguida pelo financiamento de carro (22,6%), carnês (18,9%), financiamento de casa (14,1%), crédito pessoal (13,3%) e cheque especial (7,1%).

Leia mais:

Intenção de compra cai para o menor nível

Endividamento e inflação diminuem consumo no Brasil

Famílias de SP contraíram menos dívidas em outubro

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]