Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como encarar reuniões online para encontros mais produtivos

Como encarar reuniões online para encontros mais produtivos

As reuniões online se tornaram rotina na vida dos profissionais, mas é preciso pensá-las com cuidado para não afetar a produtividade

Com o trabalho remoto, as pessoas se acostumaram a fazer reuniões online. Porém, o formato é bem diferente da reunião presencial e às vezes pode não ter um resultado tão bom. A boa notícia é que existem possibilidades de usar tecnologias e aplicativos para tornar os encontros mais produtivos e incentivar a participação da equipe.

Entre os aplicativos mais populares estão o Microsoft Teams, o Zoom, Google Meet e o WhatsApp. Contudo, ainda existem outras opções, algumas pagas, outras gratuitas, que podem ajudar a melhorar a interação da equipe e se adequar melhor a cada tipo de reunião.

Leia também: Os desafios atuais da gestão de pessoas e como enfrentá-los 

Aplicativos para reuniões online

Além das chamadas de vídeo, a maioria dos serviços costumam oferecer recursos como compartilhamento de tela, bate-papo e edição de documentos.

Essas tecnologias, amplamente utilizadas durante a pandemia, foram e continuam sendo o meio para a realização dessas reuniões online.

Os três aplicativos mais comuns para tais encontros são:

  • O Microsoft Teams é uma alternativa da Microsoft para a comunicação empresarial. A ferramenta de colaboração online oferece um plano gratuito que permite criar videoconferências com até 250 pessoas, além de guardar 10 GB de arquivos por equipe e mais 2 GB por usuário. Entre os recursos disponíveis estão também compartilhamento de tela e edição colaborativa de documentos do Microsoft Word, Excel, PowerPoint e OneNote. É possível ainda conectar aplicativos externos, como Trello e Evernote.
  • O Zoom suporta reuniões online com até 500 participantes, e webinars com público de 10 mil pessoas. É conhecido por oferecer áudio e imagem de qualidade e impedir a sobreposição de vozes, o que pode tornar o encontro online confuso e improdutivo. O funcionamento do serviço é simples: o administrador da reunião cria uma sala e envia um convite via e-mail ou link para os participantes, que não precisam ter conta no site. Basta acessar a URL e informar um nome para entrar. Entre os recursos oferecidos pela ferramenta estão bate-papo em tempo real, transferência de arquivos, controle de microfones, quadro de anotações, compartilhamento de tela e gravação das reuniões na nuvem. No modo gratuito, as reuniões em grupo têm duração máxima de 40 minutos e são limitadas a 100 participantes.
  • O Google Meet é o aplicativo de reuniões do Google que substituiu o Hangouts e possui recursos similares ao Teams e ao Zoom, como chat, compartilhamento de tela e gravação, entre outros. Em maio de 2020, por causa da pandemia, o Meet começou a ser oferecido gratuitamente para os usuários que podem fazer reuniões de até 60 minutos em salas que recebem até 100 participantes. No serviço pago é possível fazer reuniões com até 250 pessoas.

Garantindo mais produtividade nas reuniões online

Após a definição da ferramenta para a realização da reunião online, é preciso também algumas medidas para que o encontro flua de maneira natural e que venha a melhorar e otimizar processos.

Confira 5 medidas importantes que podem ajudar você e sua equipe a realizarem reuniões online mais produtivas:

1.Prepare a pauta e compartilhe informações básicas com os participantes

Assim como nas reuniões presenciais, o planejamento para o ambiente virtual é igualmente necessário. Tópicos como o tema da conversa, horário, recursos e materiais necessários, assim como a data e a hora da reunião devem ser comunicados previamente.

Um roteiro também pode ser muito eficiente para otimizar o tempo e evitar desvio de assunto no meio da apresentação.

2. Ferramentas e a conexão da internet devem ser testadas previamente

Sendo uma reunião agendada, é essencial testar as ferramentas antes do horário previsto para o encontro começar. Experimentar a câmera e o microfone também adiantam possíveis atrasos.

Quando alguém estiver falando, é importante desabilitar o microfone para que não haja interferência do barulho do ambiente.

A câmera pode ser desligada, caso não seja necessária, para aumentar a qualidade da internet e facilitar a comunicação.

3. Estimule todos a participarem

Conduzir a reunião, dando espaço para que todos opinem e falem sobre os seus projetos ajudará a fazer com que esse momento seja de crescimento mútuo e de efetiva colaboração.

4. Evite distrações

O ambiente online pode trazer muitas distrações, como redes sociais, e-mails e a possibilidade de acessar outros sites. Assim, o ideal é silenciar qualquer aparelho que possa fazer barulho enquanto estiver conectado, fechar abas do navegador e também as redes sociais.

Quanto mais focados todos estiverem, mais rápida e eficaz será a reunião.

5. Registre o que for dito

Fazer registros por escrito sobre o que foi discutido na reunião é uma boa estratégia para o que for abordado na reunião não se perca. Assim, a comunicação fica clara e até mesmo os que perderem o encontro online podem se atualizar mais tarde.

A documentação por escrito irá garantir que, após o encontro, todos recebam o que foi acordado, em termos de funções e responsabilidades, itens de ação e decisões-chave.


+ Notícias 

Autogestão: Como desenvolvê-la na vida pessoal e profissional 

Qual é a importância da comunicação interna para a empresa? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]