/
/
Empresas com Score alto também fecham, mostra estudo da Serasa

Empresas com Score alto também fecham, mostra estudo da Serasa

Cruzamento inédito entre Score PJ e Longevidade Empresarial mostra que quase 20% das empresas com boa pontuação podem fechar em 12 meses

Um levantamento inédito da Serasa Experian mostra que mesmo empresas com Score PJ alto – acima de 700 pontos – podem correr sérios riscos de fechamento nos próximos 12 meses.

Essa realidade veio à tona após a Datatech cruzar dados do novo Score PJ 4.0 com o Índice de Longevidade Empresarial, em análise feita com uma base de dois milhões de CNPJs ativos. Os dados financeiros utilizados foram calculados a partir da média das informações do Cadastro Positivo.

Segundo a Serasa, esse risco oculto pode representar uma inadimplência potencial de mais de R$ 195 milhões ao mercado. “Uma empresa pode ter um bom histórico de pagamento e score elevado, mas ainda assim apresentar sinais claros de encerramento iminente. Isso também representa risco real de perda financeira para credores e parceiros”, explica Giresse Contini, diretor de Serviços de Crédito da Serasa Experian.

A realidade em números

De acordo com o Sebrae, 50% das empresas fecham nos primeiros cinco anos de funcionamento. Só em 2023 foram 2.153.840 (uma média de quatro CNPJs a cada minuto) e, em 2024, pelo menos 854.150, de acordo com o Mapa de Empresas do Governo Federal.

Estes números superam significativamente os registrados durante os anos mais críticos da pandemia (2020 e 2021), quando 379.598 e 518.539 empresas, respectivamente, encerraram suas atividades – parte delas, confiantes na suposta pontuação elevada.

Nesse cenário, cresce a importância da nova metodologia que traz técnicas de modelagem mais avanças e informações mais acuradas, inclusive para a apuração de score dos sócios, de dados do Cadastro Positivo de Telcos e Utilities, entre outros. 

“O indicador ainda avalia fatores como o porte da empresa, relacionamento com fornecedores, tempo de fundação, histórico financeiro (negativo e positivo), entre diversos outros. Diferentemente de um Score de Crédito, ele busca características atreladas à insolvência e não inadimplência, prevendo um risco diferente, o de encerramento da operação”, compartilha Contini.

Score alto, mas risco elevado: contradição?

Giresse Contini, diretor de Serviços de Crédito da Serasa Experian.

Historicamente, o Score PJ tem sido uma referência essencial para medir a probabilidade de inadimplência nas negociações B2B. Mas em um cenário de instabilidade econômica e alto índice de encerramento de empresas no Brasil, essa métrica já não responde sozinha à complexidade do risco.

“O Score continua sendo fundamental, mas hoje as empresas precisam de camadas complementares de informação para tomar decisões mais seguras”, afirma o executivo. “Enquanto o Score aponta a chance de uma empresa deixar de pagar compromissos nos próximos seis meses, o índice de Longevidade olha para outro tipo de risco: o encerramento definitivo das operações”, complementa.

Segundo a Serasa Experian, essa demanda surgiu no próprio mercado, com empresas buscando compreender não apenas a saúde financeira dos seus parceiros, mas também a capacidade de continuar ativas durante o período de uma negociação.

“Quando uma empresa está pagando tudo em dia, mas mesmo assim pode estar próxima de encerrar as atividades, o risco para o credor continua sendo altíssimo”, reforça Contini.

Como adaptar políticas de crédito

O conceito de longevidade não substitui o Score PJ, mas amplia sua eficácia ao prever riscos que o índice tradicional não cobre. Por isso, a combinação dos dois indicadores cria uma leitura mais ampla e estratégica do cenário B2B.

Ao incorporpa-lo, empresas conseguem alinhar suas políticas de parcelamento e concessão de crédito ao risco real de cada cliente. “É uma questão de calibrar estratégias ao apetite de risco de cada negócio”, aponta o especialista.

Enquanto o risco de inadimplência indica atraso ou não pagamento, o de encerramento traz perdas imediatas e operacionais – especialmente críticas na contratação de fornecedores.

Por isso Contini avalia que compreender os dois indicadores de forma integrada pode ser decisivo para evitar prejuízos e proteger a operação a longo prazo já que os novos dados que compõem o Score PJ 4.0 contribuem para aprimorar a assertividade do produto.

“A atualização recorrente do modelo e da tecnologia são essenciais para um mercado de crédito mais seguro e eficiente, trazendo benefícios tanto para as empresas quanto para os consumidores. Ter acesso a informações cada vez mais precisas e confiáveis, traz ganhos para o mercado como um todo, como a redução da inadimplência e mais acesso ao crédito.”

Gestão de risco mais estratégica

Para minimizar perdas e garantir negociações mais seguras, a recomendação da Serasa Experian é clara: combinar múltiplas camadas de informação e revisar continuamente as políticas de crédito.

“Além de contar com dados de qualidade, é fundamental acompanhar as negociações, os prazos e os pagamentos de acordo com o apetite de risco do negócio”, orienta Contini. “Tais pontos devem ser revisados constantemente para uma gestão de risco efetiva e alinhada ao momento financeiro e estratégico de cada empresa.”

Isso inclui “alinhar os prazos de pagamento ao risco real de cada parceiro, monitorar o desempenho ao longo da relação comercial e adaptar estratégias conforme o cenário evolui”, finaliza.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]