Pesquisar
Close this search box.
/
/
Empresas passam a investir mais em prevenção à fraude como parte da estratégia de negócio

Empresas passam a investir mais em prevenção à fraude como parte da estratégia de negócio

Com a previsão do aumento significativo de ações fraudulentas no curto prazo, empresas têm mostrado cada vez mais intenção em gastar com segurança digital

As fraudes de identidade, em que cibercriminosos se passam por usuários verdadeiros combinando dados fictícios e reais, ocorrem com frequência e geram prejuízos para pessoas e empresas de todo mundo. Para mitigar riscos de golpes, é necessário que instituições de diferentes portes e segmentos combinem tecnologias para reconhecer e autenticar os clientes de acordo com o nível de risco do seu negócio.

Sendo assim, empresas de diversos ramos têm investido cada vez mais em métodos de detecção de fraude para aprimorar as camadas de segurança e oferecer uma melhor experiência para o cliente.

De acordo com a Pesquisa Global Insights 2021 da Experian, 76% das empresas pretendem aumentar o investimento em soluções de prevenção à fraude. O mesmo estudo mostra que 42% dos consumidores estão mais preocupados com a segurança de suas atividades no mundo digital.

“Quando um fraudador toma posse dos dados de um consumidor e uma empresa fornece o produto ou serviço acreditando na identidade do suposto comprador, todos são penalizados. O consumidor passa por um processo exaustivo, pois precisa notificar a empresa de que não foi o responsável pela compra, o que leva tempo e pode afetar seu histórico creditício. Já a empresa arca com um prejuízo financeiro e ainda pode ter sua reputação afetada”, comenta Rafael Garcia, Gerente Executivo de Soluções de Prevenção à Fraude da Serasa Experian.

Além de evitar danos financeiros, as medidas de prevenção à fraude ajudam a melhorar a relação de confiança que os clientes têm com as empresas.

Estratégia de reconhecimento do cliente

Rafael Garcia explica que além de dedicar recursos para contratar soluções de prevenção à fraude, é necessário que as organizações tenham uma estratégia de reconhecimento do cliente. Para isso, é importante combinar métodos de segurança avançados para atender às expectativas do consumidor e para atingir melhores resultados operacionais.
Segundo a pesquisa da Experian, 77% das empresas brasileiras acreditam que a tecnologia ajudou a melhorar a verificação e prevenção à fraude e a análise de risco de crédito dentro da jornada digital do cliente no ano passado.

Atualmente é possível contar com ferramentas que unam tecnologia, dados, inteligência analítica e técnicas de modelagem avançada. O uso de Inteligência Artificial e de Machine Learning, por exemplo, também pode ajudar a melhorar a forma de detectar novos padrões de fraude. Isso é refletido na pesquisa da Experian, que aponta que 23% das empresas globais estão priorizando investimentos em Analytics e Inteligência Artificial.

Rafael Garcia recomenda que as empresas também se atentem para os desafios de combate à fraude enfrentados por instituições de outros países, pois é possível aprender e se preparar para o surgimento de golpes que podem acabar sendo replicados em outras regiões.

“A Serasa Experian, uma empresa global, oferece um conjunto de soluções utilizadas por clientes de diferentes continentes. Aprendemos muito com fraudes em outros países e utilizamos técnicas específicas totalmente adaptadas ao cenário brasileiro e com um enorme diferencial: contamos com a maior base de dados da América Latina”, afirma o executivo.

O investimento em segurança digital se tornou parte da estratégia das empresas e não é considerado algo apartado do negócio.


+ Notícias

Cinco dicas para atrair consumidores para o varejo físico em 2022

Serasa e BRBOTS criam bot de atendimento com foco na necessidade do cliente


 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]