Pesquisar
Close this search box.
/
/
Empresas lideradas por inventores são mais inovadoras

Empresas lideradas por inventores são mais inovadoras

O que faz uma empresa ser mais inovadora? Segundo estudo, ter um CEO inventor é o primeiro passo

O que Steve Jobs, Bill Gates, Elon Musk e Larry Ellison têm em comum? Além de terem sido CEOs de empresas inovadoras e de grande sucesso – Apple, Microsoft, Tesla e Oracle, respectivamente –, todos também são inventores.

Um estudo recente publicado no Journal of Financial Economics descobriu que as empresas lideradas por CEOs inventores, ou seja, aqueles que têm pelo menos uma patente em seu nome, são mais inovadoras.

De acordo com o estudo, essas empresas não apenas registraram mais patentes, mas essas patentes também eram comercialmente mais valiosas e cientificamente mais influentes do que as concedidas a empresas não lideradas por inventores.

A pesquisa demonstrou também que as inovações associadas a essas patentes também eram mais disruptivas, resultando na introdução de mais produtos inovadores, em comparação com empresas similares.

Os resultados do estudo, segundo os pesquisadores, podem ser explicados pela capacidade superior de um CEO inventor de avaliar, selecionar e executar projetos de investimento inovadores relacionados à sua própria experiência prática.

Sanjay Mehrotra, CEO da Sandisk, tem mais de 70 patentes registradas em seu nome. Em entrevista aos pesquisadores, ele afirma que sua experiência inovando aprimorou sua capacidade de gestão.

“Me ajudou bastante a compreender as limitações da nossa tecnologia e a avaliar as complexidades dos desafios futuros. Isso faz uma grande diferença na criação de planos estratégicos e no gerenciamento da execução”

Os pesquisadores também investigaram os efeitos da saída do CEO da empresa e descobriram que há um impacto negativo maior na companhia após o desligamento de um CEO inventor.

“Descobrimos que a produção e a relevância das patentes diminuíram significativamente após a saída de um CEO inventor. Esse declínio na atividade de inovação ocorreu principalmente nas áreas de tecnologia em que os CEOs tiveram sua experiência, apontando novamente a influência direta de um CEO inventor no sucesso da inovação de sua empresa”, dizem os pesquisadores Emdad Islam e Jason Zein, em artigo publicado na Harvard Business Review.

Como a pesquisa foi feita

Para definir quem seriam os “CEOs inventores”, os pesquisadores rastrearam o histórico de invenção de 935 destes profissionais em empresas de alta tecnologia listadas em bolsa nos Estados Unidos, com base em informações do Escritório de Marcas e Patentes americano desde 1975.

Foi determinado que um “CEO inventor” teria que ser nomeado criador de pelo menos uma patente. Nesta metodologia, cerca de 20% das empresas estudadas tinham um CEO inventor.

Depois, os pesquisadores compararam as tecnologias patenteadas (em termos de volume e impacto) das empresas com os CEOs inventores e as empresas não lideradas por inventores durante um período de 17 anos a partir de 1992.

As empresas comparadas tinham níveis semelhantes de investimento em pesquisa e desenvolvimento, estavam em um estágio semelhante em seu ciclo de vida (tamanho e idade similares) e estavam no mesmo setor da indústria.


+ NOTÍCIAS

Pesquisa global mostra índice de confiança de CEOs
Conheça a história de 5 CEOs de grandes varejistas
CEOs de grandes empresas revelam seus livros favoritos

 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]