/
/
Empresas lideradas por inventores são mais inovadoras

Empresas lideradas por inventores são mais inovadoras

O que faz uma empresa ser mais inovadora? Segundo estudo, ter um CEO inventor é o primeiro passo

O que Steve Jobs, Bill Gates, Elon Musk e Larry Ellison têm em comum? Além de terem sido CEOs de empresas inovadoras e de grande sucesso – Apple, Microsoft, Tesla e Oracle, respectivamente –, todos também são inventores.

Um estudo recente publicado no Journal of Financial Economics descobriu que as empresas lideradas por CEOs inventores, ou seja, aqueles que têm pelo menos uma patente em seu nome, são mais inovadoras.

De acordo com o estudo, essas empresas não apenas registraram mais patentes, mas essas patentes também eram comercialmente mais valiosas e cientificamente mais influentes do que as concedidas a empresas não lideradas por inventores.

A pesquisa demonstrou também que as inovações associadas a essas patentes também eram mais disruptivas, resultando na introdução de mais produtos inovadores, em comparação com empresas similares.

Os resultados do estudo, segundo os pesquisadores, podem ser explicados pela capacidade superior de um CEO inventor de avaliar, selecionar e executar projetos de investimento inovadores relacionados à sua própria experiência prática.

Sanjay Mehrotra, CEO da Sandisk, tem mais de 70 patentes registradas em seu nome. Em entrevista aos pesquisadores, ele afirma que sua experiência inovando aprimorou sua capacidade de gestão.

“Me ajudou bastante a compreender as limitações da nossa tecnologia e a avaliar as complexidades dos desafios futuros. Isso faz uma grande diferença na criação de planos estratégicos e no gerenciamento da execução”

Os pesquisadores também investigaram os efeitos da saída do CEO da empresa e descobriram que há um impacto negativo maior na companhia após o desligamento de um CEO inventor.

“Descobrimos que a produção e a relevância das patentes diminuíram significativamente após a saída de um CEO inventor. Esse declínio na atividade de inovação ocorreu principalmente nas áreas de tecnologia em que os CEOs tiveram sua experiência, apontando novamente a influência direta de um CEO inventor no sucesso da inovação de sua empresa”, dizem os pesquisadores Emdad Islam e Jason Zein, em artigo publicado na Harvard Business Review.

Como a pesquisa foi feita

Para definir quem seriam os “CEOs inventores”, os pesquisadores rastrearam o histórico de invenção de 935 destes profissionais em empresas de alta tecnologia listadas em bolsa nos Estados Unidos, com base em informações do Escritório de Marcas e Patentes americano desde 1975.

Foi determinado que um “CEO inventor” teria que ser nomeado criador de pelo menos uma patente. Nesta metodologia, cerca de 20% das empresas estudadas tinham um CEO inventor.

Depois, os pesquisadores compararam as tecnologias patenteadas (em termos de volume e impacto) das empresas com os CEOs inventores e as empresas não lideradas por inventores durante um período de 17 anos a partir de 1992.

As empresas comparadas tinham níveis semelhantes de investimento em pesquisa e desenvolvimento, estavam em um estágio semelhante em seu ciclo de vida (tamanho e idade similares) e estavam no mesmo setor da indústria.


+ NOTÍCIAS

Pesquisa global mostra índice de confiança de CEOs
Conheça a história de 5 CEOs de grandes varejistas
CEOs de grandes empresas revelam seus livros favoritos

 

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]