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Empresa responsável por NOVAREJO muda posicionamento

Empresa responsável por NOVAREJO muda posicionamento

Grupo Padrão atuará com foco em arquitetura de conteúdo para ajudar as empresas de diversos segmentos a encontrar respostas em um mundo em constante mudança

Foram meses de estudo, análises de mercado, conversas com executivos de diversos segmentos e insights de diversos eventos que debatem o mundo corporativo no mundo todo. O resultado dessa fusão de conteúdo foi apresentado ao mercado hoje (2) e gerou mais do que uma nova marca, um novo posicionamento, e a partir dessas mudanças o mercado ganha uma empresa com foco em arquitetura de conteúdo para o mercado B2B. Essa é a nova proposta do Grupo Padrão, responsável pela NOVAREJO.

Há 22 anos atuando como uma empresa de mídia focada em conteúdo sobre relações de consumo – do consumidor ao varejo –, o Grupo Padrão desenvolveu ao longo dos anos uma expertise em criação de conteúdo que ajudam na evolução das companhias. Além das revistas NOVAREJO e Consumidor Moderno, o Grupo é responsável pelos portais desses títulos, além do Portal Call Center, e é criador de eventos líderes de mercado, como o BR Week – Brazilian Retail Week e Conarec e outros. “Vivemos em um mundo pós-mídia. A mídia não vale nada”, afirmou Roberto Meir, presidente do Grupo Padrão.

Agora, a empresa mantém se firma como grupo focado no mundo corporativo, criador de eventos líderes de mercado e serviços de informação qualificada. Entre as expertises da empresa estão a criação de branded contents em diversos formatos, influência cultural, fortalecimento dos atributos de marca e varejo. “Somos arquitetos de conteúdo”, resumiu Meir. “Entramos em um processo para entender quem somos e o que fazemos diante desse novo cenário. Todos vivemos esse processo. Mudança é o novo normal. Se não formos protagonistas, vamos perder relevância. O empoderamento do consumidor veio para ficar e nos perguntamos qual é o nosso legado?”, disse.

Nova atuação
“Temos um roadmap de ofertas que podem ser combinadas de diversas formas”, explicou Jacques Meir, diretor executivo de Conhecimento, Conteúdo e Comunicação do Grupo Padrão. “Entendemos as necessidades e os problemas do cliente para fornecer uma receita baseada em informação que resolve uma parte desses problemas e indicar bons caminhos para que as empresas possam realizar os seus projetos”, afirmou.

“O novo posicionamento do Grupo Padrão faz uma reviravolta no mercado de mídia”, explicou Fabiana Zuanon, diretora executiva de Estratégia, Inovação e Novos Negócios do Grupo Padrão. “O mercado de mídia no Brasil se transformou rapidamente neste último ano, por conta de todas as mudanças políticas e econômicas. Assim, o Grupo Padrão, que é um grupo inovador, teve uma visão de revolucionar tudo isso”, afirmou. Segundo a executiva, o que diferencia agora a empresa do mercado de mídia tradicional é o propósito. “A partir disso, estamos abrindo um leque de oportunidades, pensando em conteúdos customizados, conteúdos abertos, diferenciados, que podem atender a todas as necessidades das empresas”, explicou.

Assista ao vídeo do novo Grupo Padrão:

Nova marca
Um novo posicionamento exige uma nova marca. Criada pela agência Full Jazz, a nova marca traduz os diversos braços do grupo em prol de um conteúdo assertivo para as empresas. “Todo o conceito dessa nova marca do Grupo Padrão nasce de uma única verdade, que é aquilo que o Grupo Padrão vem fazendo em benefício dos negócios, das empresas, e dos clientes das empresas”, explicou Christina Carvalho Pinto, CEO da Full Jazz. “O Grupo Padrão tem uma capacidade de captar inovação e de ser inovação que a gente não tem visto no mercado”, disse. A espiral colorida, explica, remete á dinâmica e a falta de arestas lembra que é possível ir além do que está ali, é possível expandir. “Cada gomo da marca é um braço do Grupo Padrão e eles se encontram em um rede moinho. As cores representam alegria e por isso a gente sai daqui mais positivo”, acrescentou Luiz Lobo, sócio da agência.

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Repercussão
O mercado recebeu bem as mudanças. “Deu para perceber que a empresa saiu do lugar comum e tem um caminho bom pela frente. Abrir para outras disciplinas com inovação vai abrir mais oportunidades para o crescimento do próprio Grupo”, afirma Marcelo Raducziner, diretor da HPE. “Sempre fomos parceiros da Padrão e a nova proposta está totalmente em linha com o que estamos discutindo dentro da Mutant: um novo foco, voltado para o consumidor e para a inovação. Há sem dúvida muita coisa para trabalharmos e como sempre esperando a qualidade do Grupo Padrão”, afirmou Rodrigo Perri, vice-presidente de Negócios da Mutant.

Para José Inácio Pilar, consultor geral da The Plot, a mudança da empresa é a certeza de que o Grupo segue na vanguarda da quebra de paradigmas. “Exatamente por vocês inovarem, vocês se tornam autoridades para dizer qual é o caminho da inovação para todo mundo. Ao mesmo tempo que vocês mostram autoridade e confiança, vocês ampliam o campo de atuação”, disse.

“Realmente, conforme o Roberto comentou, o mundo está mudando. Há uma série de transformações e vamos acompanhar todas elas dentro da nova visão do Grupo”, comentou André Marcel Migliorelli, diretor executivo da A5 Solutions. “O meu negócio é integração de tecnologia e isso muda constantemente. Precisamos ficar antenados com as tendências. Com certeza ficar perto do Roberto, das iniciativas, pode contribuir para o meu negócio”, disse.

Para Marcelo Chianello, diretor executivo de operações da Contax, o novo posicionamento traz um “refresh” para a empresa. “A melhor abordagem, a melhor sacada, foi essa mudança para arquitetos de conteúdo. O que move o mundo são as ideias. No fim, são as perguntas e não as respostas. E vocês fazendo as perguntas certas, trarão reflexões para o mercado como vocês sempre fizeram, ditando tendências, além de novos conhecimentos e novas ideias”, disse. “A Contax tem o propósito de ser uma empresa disruptiva. E todo o nosso pensamento sobre o mercado de relacionamento com o consumidor, sem dúvida, nós pensamos em fazê-lo de mãos dadas com o Grupo Padrão”, afirmou.

Da mesma forma, José Eduardo Vaz Guimarães, diretor corporativo da Flex Contact Center, acredita que o novo posicionamento do grupo conversa com o posicionamento da Flex. “O Brasil espera agendas positivas e novas soluções. Hoje, estamos assistindo o noticiário que nos deprime. O que realmente queremos é uma grande quantidade de empresas que ajude clientes e os consumidores a encontrarem novos caminhos. Por tudo isso, o Grupo Padrão foi muito feliz”, disse.

Agenda
A agenda do Grupo Padrão segue a agenda das grandes tendências do mundo. “Foi um processo de imersão profundo e que teve como ponto de partida o fato de a mudança ser a regra”, afirmou Jacques Meir. “A criação dessa marca procura trabalhar com a unidade básica da informação de uma maneira mais estruturada e dentro de um método muito particular que desenvolvemos e estamos aperfeiçoando. Por isso somos arquitetos de conteúdo. Enquanto o arquiteto tem a ciência do espaço, nós temos a ciência da informação. E onde ele lê o projeto, no nosso caso lemos o contexto. Somos uma empresa com essa capacidade de estruturar a informação de uma forma que faça sentido para que as empresas possam construir edifícios que reflitam seus produtos, posicionamentos e histórias. Somos uma empresa capaz de oferecer ideias que transformam negócios”.

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