O Grupo Ultra, dos Postos Ipiranga, comprou a Alesat Combustíveis, empresa dos Postos Ale. A transação totalizou R$ 2,168 bilhões. A operação ainda está sujeita a aprovação do Cade – Conselho Administrativo de Defesa Econômica e também pela assembleia geral de acionistas da Ultrapar.
“A rede Ale complementa a rede Ipiranga geograficamente, em especial na região Nordeste, onde a Ipiranga possui menor participação de mercado e tem focado seus investimentos”, disse a Ultrapar em comunicado ao mercado.
“A Ipiranga pretende estender sua estratégia de diferenciação à rede Ale, fortalecendo a companhia e o relacionamento com revendedores através da sua capacidade de investimento. A combinação das duas empresas também proporciona maior eficiência e competitividade, com benefícios para o consumidor, os revendedores e a sociedade em geral”, informou a companhia.
A Ale distribui combustíveis através de uma rede de aproximadamente 2 mil postos e 260 lojas de conveniência, suportada por uma infraestrutura composta por 10 bases logísticas.
No ano passado, a Ale vendeu 4,3 milhões de metros cúbicos de diesel, gasolina, etanol e GNV, e registrou receita de R$ 11,4 bilhões.
A Ipiranga, por sua vez, possui uma rede de 7.241 postos de serviços em todo o Brasil. A marca conta com 1.919 lojas am/pm, sendo 537 com padarias, e 1.473 unidades Jet Oil, serviços especializados de troca de óleo nos postos da rede.