Pesquisar
Close this search box.
/
/
Empregos: sete dicas para ser contratado após os 50 anos

Empregos: sete dicas para ser contratado após os 50 anos

Fazer um currículo atemporal é a chave para quem busca uma oportunidade em uma idade potencialmente desafiadora

Encontrar um novo posicionamento no mercado após os 50 anos é especialmente desafiador. As taxas de desemprego 44% dos desempregados no Brasil estão acima de 50 anos de idade.

Veja algumas dicas para que a procura seja mais assertive:

Comece já
Não espere até ficar desempregado para começar a buscar uma nova oportunidade. ?Parece que as perspectivas são melhores para os desempregados assim que deixam seus empregos, por isso pode ser uma boa idéia começar a procura seriamente no início”, afirma Joanna Lahey, professora associada da Texas A&M University, que estuda discriminação etária. Uma lacuna grande no seu currículo e o senso crescente de frustração com o processo de busca por uma vaga podem dificultar ainda mais o processo de contratação.

 

Use sua rede de conhecidos
Apesar de hoje existirem diversas formas modernas de achar empregos online e pelas mídias sociais, ter contatos nas empresas que você gostaria de trabalhar ainda é uma das melhores formas de entrar no jogo. ?A melhor forma de achar um emprego é por meio de contatos pessoais?, diz Joanna. ?Você pode evitar inúmeras discriminações implícitas de alguém que te conhece interceder por você?.

 

Tranquilize um gestor mais novo
 ?A maior coisa para manter em mente é que a pessoa que te supervisiona ou contrata pode ser mais jovem e insegura em relação a gerir alguém mais experiente?, afirma Peter Capelli, professor de administração e diretor do Centro de Recursos Humanos da Wharton School, da Universidade da Pensilvânia. ?Portanto, é importante que ele saiba que você está confortável com a vaga para a qual está se candidatando, que não quer tomar o seu lugar e espera ser direcionado por ele?, diz.

 

Não mencione sua idade ou a idade do entrevistador
Você não quer chamar a atenção para a sua idade ao listar os empregos dos últimos 20 anos no seu currículo ou mencionando sua idade durante o processo de seleção. Igualmente importante, não comente a idade de um gestor mais jovem. ?Mesmo que a pessoa entrevistando seja mais jovem que os seus filhos, nunca faça referência à idade, explícita ou velada?, explica Nancy Collamer, coach de carreira e autora do livro ?Second-Act Carrers: 50+ Ways to Profit Your Passions During Semi-Retirement? (Segundo Ato: 50 + maneiras de lucrar a partir das suas paixões durante a semiaposentadoria, em tradução livre). ?Fazer comentários inocentes, como ?você aproveitou sua faculdade?, pode ser facilmente mal interpretado como condescendente e indelicado?.

 

Resuma seu currículo
Você não precisa incluir todas as posições que ocupou desde qquando começou a trabalhar. ?Não faça do seu currículo uma lição de história. Destaque suas conquistas mais recentes e os talentos adquiridos?, diz Collamer. ?Em geral, você deve manter o foco nos últimos 10 anos de experiência relevante?.

 

Explique porque você não é mais do que a vaga precisa
O fato de ter 20 ou 30 anos de experiência pode te fazer parecer mais qualificado do que o necessário. ?Certifique-se de explicar o motivo pelo qual você é a escolha certa, não mais do que o necessário. ?Explique quaisquer lacunas ou o motivo pelo qual você não é sobrequalificado?, diz Lahey.

 

Demonstre sua intimidade com a tecnologia
Trabalhadores mais velhos têm a fama de não serem tão íntimos de aparatos tecnológicos. Esclareça que esse não é o seu caso e que você continua se mantendo em dia com o que há de mais novo. ?A coisa mais importante que se pode fazer para superar as barreiras da idade é demonstrar conforto com tecnologia e mídias sociais durante o processo de entrevista?, reitera Collamer. Há muitas maneiras diferentes de fazer com que o recrutador perceba que você está familiarizado com a tecnologia: incluir o link do seu Linkedin no currículo, mencionar algum artigo interessante que você achou no feed do Twitter do empregador ou ser um contribuidor regular de grupos no Linkedin relacionados ao seu negócio.

* Com informações do US News

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]