Pesquisar
Close this search box.
/
/
Empregos: como usar a internet para alavancar a carreira

Empregos: como usar a internet para alavancar a carreira

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil atingiu o maior nível em quatro anos, enquanto o rendimento médio dos trabalhadores teve a terceira queda consecutiva.

Trata-se do maior nível desde março de 2011, quando o desemprego atingiu 6,5%. Já o rendimento médio real teve o terceiro recuo consecutivo, já descontados os efeitos da inflação: somou R$ 2.138,50 – o que representa uma queda de 0,5% em abril ante março e de 2,9% na comparação com o mesmo mês de 2014.

Com tantas pessoas disponíveis no mercado de trabalho, aumenta, e muito, a disputa por uma mesma vaga. Por isso, na hora de procurar uma recolocação, vale tudo para se destacar entre os concorrentes e a internet pode ser uma excelente aliada.

Para Caio Monteiro, diretor de marketing da plataforma de empregos Job1, a grande vantagem da internet é que ela é um local onde todos possuem voz e, por isso mesmo, pode ser usada de muitas formas com o objetivo de dar mais visibilidade à carreira.

Ele explica que, no topo da lista de diferenciais está a produção de conteúdo de qualidade: ?Encontrar um canal ou criar um blog onde você possa publicar suas opiniões e trazer novidades para outros profissionais do meio é uma maneira de gerar credibilidade e ainda por cima eternizar seu conteúdo na internet, tornando ele ?pesquisável? para outras pessoas para sempre?.

Já na contramão do que é recomendável, ele alerta: ?As redes-sociais se tornaram um canal onde as pessoas querem expor uma ?vida perfeita?, mas poucos pensam em utilizá-las como meio de propagar sua carreira, seus feitos e realizações. Você não precisa falar de trabalho o tempo todo na sua rede, mas suas redes refletem quem você é e o que gosta de fazer. Se você não tem absolutamente nada para falar sobre sua carreira, algo está errado?, orienta.

E para quem ainda tem dúvidas de como usar a internet para alavancar sua vida profissional, Caio traz dicas do que fazer para dar uma forcinha para a carreira:

1. Fale sobre o que faz

Utilize suas redes pessoais também para a promoção do seu trabalho e de seus conhecimentos técnicos. Se você gosta do que faz, naturalmente também falará sobre isso nas redes sociais.

 

2. Siga as tendências

Procure e siga as principais influências do seu mercado em redes sociais. Se inteirar dos assuntos que estão sento abordados por pessoas de destaque da área que você atua, pode ser um grande diferencial na hora de uma entrevista.

 

3. Faça networking

Inscreva-se e participe de fóruns e grupos especializados em seu mercado. Além de ficar informado sobre as novidades do meio, você ainda tem a oportunidade de ser visto.

 

4. Produza conteúdo

Vale reforçar, seja através de um blog, ou de um canal na web, produzir conteúdo de qualidade é um grande diferencial e traz visibilidade para você e o que faz.

 

5. Mantenha seu currículo atualizado

Selecionar candidatos que enviam currículos de papel está praticamente em extinção nas empresas. Manter o currículo cadastrado e atualizado em plataformas de emprego é obrigatório para quem busca uma nova colocação.

 

Leia mais:

Empregos: o que (des)motiva o trabalhador brasileiro

Carreira: os seis empregos mais ameaçados de extinção

Empregos: 10 dicas para turbinar o perfil no LinkedIn

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]