No primeiro semestre de 2024, o Sistema de Consórcios demonstrou um crescimento robusto em diversos indicadores. O período foi notável pela alta no número de adesões, que atingiu um dos maiores níveis históricos para o semestre, e pelo aumento do valor do tíquete médio. Esses fatores impulsionaram a expansão no volume de créditos negociados e no número de participantes ativos, segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).
Entre os segmentos analisados, quatro apresentaram resultados positivos: imóveis, com crescimento de 19,1%; veículos leves, com 5,4%; serviços, com 3,1%; e motocicletas, com 1,5%. Por outro lado, dois segmentos registraram queda nas vendas: veículos pesados, com -8,8%; e eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, com -5,5%. Apesar dessas quedas, o crescimento geral de adesões no período foi de 5,5%.
De acordo com Luís Toscano, vice-presidente de Negócios da Embracon, o consórcio tem se tornado um produto cada vez mais conhecido entre os brasileiros, com possibilidades de crescimento, já que hoje alcança 5% da população apenas. O setor existe há mais de 60 anos e já enfrentou diversos cenários macroeconômicos, mas vive seu melhor momento. Só no ano passado, foram liberados R$ 316 bilhões através deste mercado, segundo dados da ABAC, com 10,2 milhões de participantes ativos. O aumento da renda per capita em 2023 levou a uma maior confiança do consumidor e, consequentemente, a um aumento no consumo e na busca por crédito.
“Isso pode resultar em maior endividamento, mas não necessariamente significa problemas financeiros, desde que o crédito seja bem administrado”, pontua Toscano. “Por isso, nosso principal pilar para momentos de desafios econômicos é o planejamento financeiro. Essa é uma bandeira que a Embracon levanta fortemente para os clientes. Nós não apenas administramos bens e créditos, nós ajudamos nossos clientes a tomar as decisões mais acertadas em seus portfólios de investimento. O consórcio permite que as famílias realizem seus sonhos de forma planejada e sem comprometer excessivamente o orçamento familiar”.
O consórcio no cenário da inadimplência
Ao mesmo tempo, o mercado de consórcios tem enfrentado um desafio: a inadimplência que atinge mais de 70 milhões de brasileiros, segundo dados da Serasa Experian. Uma vez que o endividamento afeta a saúde financeira dos grupos, pode impactar as administradoras e os clientes. Ao mesmo tempo, é um problema macroeconômico e afeta todos os negócios do Brasil.
“No caso dos consórcios, para mitigar esses riscos e garantir a saúde financeira dos grupos, adotamos diversas estratégias. Oferecemos facilidades de pagamento e diversos tipos de planos, com parcelas que melhor se adequam às necessidades de cada cliente, além de prazos mais longos para incentivar a pontualidade dos participantes. Realizamos uma rigorosa avaliação da capacidade de pagamento dos candidatos no momento da adesão ao consórcio”, pontua.
Assim, a Embracon implementa sistemas de cobrança apoiados por suporte personalizado para a renegociação de cotas em atraso. Além disso, utiliza um fundo de reserva e seguro contra a inadimplência, protegendo os grupos de consórcio contra eventuais imprevistos financeiros. “Um time dedicado de relacionamento acompanha de perto o status das cotas, mantendo uma comunicação transparente com os consorciados sobre suas obrigações, consequências da inadimplência e medidas disponíveis para regularização”, acrescenta.
Flexibilidade na busca por soluções
Nesse cenário, para evitar a inadimplência e promover a adimplência entre seus clientes, a empresa ainda analisa constantemente o mercado e as necessidades dos consumidores. Isso envolve identificar novas tendências e demandas, como prazos de pagamento mais flexíveis, planos customizados e novos tipos de serviços que podem ser contemplados pelo consórcio.
O executivo reforça ainda que manter uma oferta diversificada exige também garantir a segurança e a confiabilidade para todos os participantes do consórcio. Isso inclui uma gestão financeira sólida, transparência nas operações e um atendimento eficiente para resolver questões que possam surgir ao longo do processo. A flexibilidade na utilização da carta de crédito e a diversidade de modalidades de consórcio também proporcionam benefícios importantes que mudam a vida dos consorciados que necessitam de auxílio para manter a adimplência.
Ainda segundo, Luís Toscano, novos hábitos de consumo impulsionam o mercado de consórcios. Assim, em um contexto de possíveis quedas na taxa Selic e de um ambiente econômico em constante evolução, o consórcio se consolida como uma opção robusta e adaptável para investidores e consumidores. O consórcio é uma modalidade de compra que ajuda na programação financeira e, consequentemente, na redução do endividamento das famílias.
“A combinação de disciplina financeira, ausência de juros, proteção contra a inflação e a flexibilidade oferecida pelos consórcios torna essa modalidade uma alternativa atraente tanto para a aquisição de bens quanto para a diversificação de investimentos. Com uma sólida trajetória de crescimento e uma estrutura regulada pelo Banco Central, o consórcio se destaca como um porto seguro para os consumidores que buscam segurança e planejamento em seus investimentos”, frisa.
Inovação dentro da Embracon
A Embracon é uma empresa com 35 anos de experiência no mercado de consórcios. A empresa já entregou mais de meio milhão de bens. É autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC, atuando por meio de vendas internas (filiais) e externas (parcerias e franquias). Possui cerca de 100 filiais próprias, 600 parceiros de negócios, incluindo varejistas, institucionais, montadoras, cooperativas de crédito, bancos estaduais e empresas de máquinas agrícolas, além de quase 3 mil colaboradores celetistas. A atuação da empresa se dá nos segmentos de consórcios de automóveis, imóveis, motos, serviços e veículos pesados.
No último anos, principalmente para melhorar a experiência do cliente em relação ao crédito e cobrança, a empresa tem investido em tecnologia, como Inteligência Artificial (IA) para atendimento ao consorciado, sem renunciar à qualificação de seus consultores, exemplificada pela tecnologia EmbraAssist, a primeira IA focada em consórcios.
“E, ainda este ano, a Embracon lançou sua plataforma de e-commerce para venda de consórcios”, lembra. “As IAs buscam atender o consorciado desde dúvidas básicas ou orientações sobre renegociação de dívidas e cancelamento de cotas. O lema da empresa inclui a melhoria contínua da experiência do cliente através de plataformas digitais interativas, simulações online, e-commerce dedicado para aquisição de cotas de consórcio, além de um aplicativo móvel completo para gestão e acompanhamento das cotas”.
CCX
No dia 6 de agosto, o Credit and Collection Experience (CCX) reunirá especialistas, lideranças e empresários. A ideia é propor soluções para os desafios da jornada dos consumidores brasileiros no acesso ao crédito e na resolução de dívidas, principalmente nesse momento, em vias da regulamentação da reforma tributária.
Diante de transformações no setor, motivadas por tecnologias recentes como a Inteligência Artificial generativa, Big Data e Machine Learning, chega o momento de aprofundar conhecimentos para construir a sustentabilidade financeira e econômica do país.
Venha transformar o crédito e cobrança no CCX! Confira a programação do evento clicando aqui.
*Fotos: Shutterstock.com / Assessoria