/
/
Embalagem e até tijolo de cogumelo: conheça a startup Ecovative

Embalagem e até tijolo de cogumelo: conheça a startup Ecovative

A startup fornece embalagens para a varejista IKEA e até empresas de tecnologias, caso da DELL. Agora, a empresa quer entrar no mercado de carne não animal
Legenda da foto

É possível que pouca gente tenha ouvido falar de uma empresa nova iorquina chamada Ecovative, mas a companhia ganhou uma grande relevância para empresas poderosas como a varejista IKEA e o gigante de tecnologia DELL. O que eles fizeram? Simplesmente uma embalagem totalmente (e realmente) biodegradável.

Fundada em 2006, a companhia desenvolveu e passou a oferecer um produto com um aspecto (e até textura) relativamente parecido com o isopor – algo que demora milhões de anos para se decompor na natureza. O produto da Ecovative é exatamente o contrário. Ele é produzido a partir de cogumelos e restos de resíduos agrícolas – caso dos caules que sobram do milharal – e se decompõe em pouco meses na natureza.

Embalagem para celular. Crédito: Divulgação

O produto foi rapidamente incorporado pela IKEA e também foi usado pela DELL na hora de embalar PCs. Mais do que isso, eles produziram até mesmo tijolos a partir da matéria-prima desenvolvida por eles.

Tijolo feito a partir da matéria-prima desenvolvida pela empresa. Crédito: divulgação

Agora, a empresa se prepara para dar um salto ainda maior a partir do mesmo produto. A startup já produziu uma série de outros produtos e que incluem até tijolos. Veja a lista de produtos AQUI.

A empresa produziu até vaso feito a base de cogumelo. Crédito: divulgação
Carne de laboratório

Agora, segundo recente reportagem publicada pelo site Business Insider, a companhia quer se aventurar no setor de alimentos e o alvo já foi escolhido: a companhia quer ser a base da produção da indústria de carne produzida em laboratório a partir de tecidos gordos e músculos de galinhas, porcos e vacas.

Hoje, várias startups afirmam ter conseguido produzir produtos que imitam salsichas, hambúrgueres e almôndegas. Ocorre que esses produtos consistem essencialmente em misturar tecidos musculares e gordurosos, não criando um pedaço real de bife. Em suma, tudo não passaria de uma carne moída.

É justamente aí onde entra a estrutura de cogumelos e restos da produção agrícola da Ecovative. A empresa quer recriar em laboratório a complexa estrutura e a textura de um bife marmoreado ou peito de frango. Para isso, eles seriam os fornecedores da estrutura base ou uma espécie de andaime molecular desses tecidos musculares e gordurosos. Neles, as células poderiam se desenvolver, criando ramificações tal qual uma carne.

Tecnologia já existe

De acordo com a reportagem, a tecnologia já existe e é chamada de Mycoflex. Em linhas gerais, esse produto se assemelha a uma raiz a base de cogumelo e já foi usado na confecção de um saco de couro feito a partir de produto chamado Mylo. Mais recentemente, a Ecovative também testou justamente o crescimento de células animais dentro da estrutura MycoFlex. Se funcionar, a parceria pode ajudar a inaugurar os primeiros produtos sem abate com a textura e a estrutura dos bifes e filés.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Não é só competência, é eixo estratégico: a visão do Grupo Almaviva para a IA
Em entrevista exclusiva ao portal CM, Valéria Sandei, fala sobre o novo papel no Grupo Almaviva como Diretora Global de IA e afirma que o próximo ciclo com essa tecnologia será definido por aplicações concretas, responsáveis e escaláveis
Daniel Roque, Vice-Presidente de Negócios da Cacau Show.
Como a Cacau Show quer transformar chocolate em experiência
Cacau Show aposta em parques, resorts e fazendas para transformar produto em experiência, e experiência em fidelidade permanente.
Alexa+ estreia no Brasil para acompanhar o ritmo do novo CX
A assistente de IA generativa da Amazon chega ao mercado brasileiro e promete uma experiência conversacional mais inteligente
Electrolux: O que uma marca centenária aprendeu sobre o consumidor e o futuro da experiência
Ao completar 100 anos, a Electrolux compartilha os aprendizados de quem acompanhou gerações de consumidores e mostra como tecnologia, conveniência e relacionamento devem moldar o futuro da experiência do cliente.

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Parceria entre McDonald’s e Coca-cola pode estar em crise Você sabia que pode pagar mais por ser mulher? Rebeca Andrade – Ensinamentos e Aprendizados O futuro do entretenimento no Brasil