/
/
A receita do El Corte Inglés para superar crises, manter a relevância e inovar

A receita do El Corte Inglés para superar crises, manter a relevância e inovar

Um dos gigantes do varejo espanhol mostrou no WRC a força dos seus valores para superar a maior crise econômica da história. Nessa jornada, muitas lições importantes. Confira

A rede El Corte Inglés tem um lugar especial e dominante no varejo espanhol. É um dos maiores grupos de lojas de departamento do mundo, com braços operando no varejo alimentar e de turismo. Mas, como para todos os varejistas espanhóis e europeus, a crise econômica de 2008 exigiu decisões difíceis, mas também proporcionou uma visão clara sobre como se manter fiel aos próprios valores, e à busca incessante do atendimento das necessidades de seus clientes.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Que lições os varejistas nacionais, que agora iniciam um novo ciclo de retomada econômica, podem tirar da experiência do El Corte Inglés e como essa gigante do varejo encara os desafios do futuro? Um painel conduzido por Ian McGarrigle, em conversa com Dimas Gimeno Alvarez, Chairman do El Corte Inglés.

A cultura como esteio

Um dos grandes desafios do El Corte Inglés está na administração dos dados que a empresa acumula de seus clientes. Claro, eles permitem diferenciação, e indicam não o que deve ser ofertado, mas o que se pode saber do cliente a cada nova oferta. Essa maneira de pensar está no centro da cultura da empresa e foi o esteio que fez a varejista espanhola superar as adversidades da crise financeira iniciada em 2008. “Aprendemos muita coisa nessa fase. Complacência não faz bem e a estratégia precisa de execução para reduzir as pressões competitivas. Ao mesmo tempo, precisamos agir com rapidez para buscar crescer, enquanto entendíamos como competir com qualidade”, disse Dimas. Mas, na essência, ele defende que as empresas precisam sempre ter predisposição para aprender continuamente.

As lojas de departamento pertencem às sociedades, à história e ao varejo. E ainda assim, essa tradição depende de adaptação, para que não sejam apenas história. Na Espanha, El Corte Inglés é a única competidora na categoria de Lojas de Departamento e ela procura estar posicionada próxima das pessoas, no caminho de seus trabalhos, de seu lazer, de suas residências.

Conveniência em uma só loja

Segundo o CEO da rede, as lojas de departamento se renovaram e são muito convenientes, reconhecidas pelos serviços e pela experiência. Elas fazem parte também de roteiros turísticos, facilitam e organizam a vida dos turistas. Essa é uma vantagem especial e difícil de reproduzir.

O tamanho da mudança e a trilha que seguimos na transformação digital ainda assim nos impele a sempre melhorar a experiência geral do cliente. El Corte Inglés vai investir continuamente no que a faz diferente e única e ela pode ser uma loja realmente completa on e off-line.

Leia também:

Experimentar para melhorar. E para aprender a fazer melhor

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]