A rede El Corte Inglés tem um lugar especial e dominante no varejo espanhol. É um dos maiores grupos de lojas de departamento do mundo, com braços operando no varejo alimentar e de turismo. Mas, como para todos os varejistas espanhóis e europeus, a crise econômica de 2008 exigiu decisões difíceis, mas também proporcionou uma visão clara sobre como se manter fiel aos próprios valores, e à busca incessante do atendimento das necessidades de seus clientes.
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Que lições os varejistas nacionais, que agora iniciam um novo ciclo de retomada econômica, podem tirar da experiência do El Corte Inglés e como essa gigante do varejo encara os desafios do futuro? Um painel conduzido por Ian McGarrigle, em conversa com Dimas Gimeno Alvarez, Chairman do El Corte Inglés.
A cultura como esteio
Um dos grandes desafios do El Corte Inglés está na administração dos dados que a empresa acumula de seus clientes. Claro, eles permitem diferenciação, e indicam não o que deve ser ofertado, mas o que se pode saber do cliente a cada nova oferta. Essa maneira de pensar está no centro da cultura da empresa e foi o esteio que fez a varejista espanhola superar as adversidades da crise financeira iniciada em 2008. “Aprendemos muita coisa nessa fase. Complacência não faz bem e a estratégia precisa de execução para reduzir as pressões competitivas. Ao mesmo tempo, precisamos agir com rapidez para buscar crescer, enquanto entendíamos como competir com qualidade”, disse Dimas. Mas, na essência, ele defende que as empresas precisam sempre ter predisposição para aprender continuamente.
As lojas de departamento pertencem às sociedades, à história e ao varejo. E ainda assim, essa tradição depende de adaptação, para que não sejam apenas história. Na Espanha, El Corte Inglés é a única competidora na categoria de Lojas de Departamento e ela procura estar posicionada próxima das pessoas, no caminho de seus trabalhos, de seu lazer, de suas residências.
Conveniência em uma só loja
Segundo o CEO da rede, as lojas de departamento se renovaram e são muito convenientes, reconhecidas pelos serviços e pela experiência. Elas fazem parte também de roteiros turísticos, facilitam e organizam a vida dos turistas. Essa é uma vantagem especial e difícil de reproduzir.
O tamanho da mudança e a trilha que seguimos na transformação digital ainda assim nos impele a sempre melhorar a experiência geral do cliente. El Corte Inglés vai investir continuamente no que a faz diferente e única e ela pode ser uma loja realmente completa on e off-line.
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