/
/
A educação financeira pode estar ao alcance de todos?

A educação financeira pode estar ao alcance de todos?

Ainda pouco conhecida, começa segunda a Semana Nacional de Educação Financeira, que trará várias iniciativas em prol de conscientizar o cidadão

A vida financeira das pessoas depende, claro, da situação macroeconômica do país. Com o desemprego crescente que vivemos, é natural que haja inadimplência no Brasil, embora com as mudanças de governo as pessoas estejam cheias de esperança. Além disso, uma boa parte das dívidas poderiam ser evitadas se houvesse um investimento maior em Educação Financeira, que possibilitasse a tomada de escolhas mais acertadas.

Uma importante parceria de várias entidades governamentais e organizações da sociedade civil até já lançou uma iniciativa importante, a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef). Trata-se de uma política de Estado de caráter permanente, criada pelo Decreto Federal 7.397/2010, com ações multissetoriais gratuitas. A ideia é ensinar a população a tomar decisões financeiras mais conscientes.

No entanto, a iniciativa ainda é pouco conhecida e seu alcance não é tão amplo. Há, por exemplo, um site com dicas, testes, simuladores, vídeos e outros, para ajudar ao cidadão a entender melhor sobre finanças.

Justamente para divulgar a Enef, o Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) promove, a partir de segunda-feira (16), a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira. Até o dia 22, serão realizadas diversas iniciativas pelo Brasil, a fim de sensibilizar o cidadão a fazer bom uso do dinheiro. Na programação, seminários e eventos em escolas em várias cidades do país, além de ações online.

A programação completa pode ser conferida aqui.

O Conef é composto por 08 órgãos e entidades governamentais e quatro organizações da sociedade civil que se articularam para criar a Enef. São eles: Banco Central; Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Previdência Complementar (Previc); Superintendência de Seguros Privados (Susep); Ministério da Fazenda; Ministério da Educação; Ministério do Trabalho e da Previdência Social; Ministério da Justiça; Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); BM&FBOVESPA S.A – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg); e Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O Banco Central está presidindo o CONEF neste ano.

A abertura da Semana ENEF no dia 16 de maio será transmitida ao vivo neste link.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]