O e-commerce de serviços tem crescido e ganhado espaço. Mas será que é possível vender tudo pela internet? Esta provavelmente será uma das pautas do setor nos próximos dias. É que a ANS (Agência Nacional de Saúde) vai iniciar os debates sobre a comercialização de planos e seguros de saúde pela internet.
Foi realizado, na última semana, um encontro entre operadoras de planos e seguros e especialistas em comércio eletrônico para entender como essa dinâmica se daria. A ideia foi entender como é possível fazer essa comercialização, respeitando toda a legislação específica.
Alguns pontos estão na pauta da iniciativa, como validação de assinatura, informação clara e adequada ao consumidor, vigência do contrato, cancelamento e arrependimento, entre outros.
Segundo Leonardo Palhares, vice-presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o desafio é operacionalizar o uso da web no setor de serviços, especialmente na área de comercialização. “Hoje, alguns dos setores mais austeros optam pela segurança da certificação digital, fugindo do problema da perda de material, tendo como garantia a memória online”, afirmou Palhares.
A partir desse encontro, a ANS sugeriu um prazo de 10 dias para que os interessados encaminhem propostas e indagações pelo aplicativo Periscope.